InícioGraduaçãoDesenvolvimentoDesenvolvimento Mobile: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Desenvolvimento Mobile: tudo o que você precisa saber sobre o curso

De início, o Desenvolvimento Mobile serve para se criar jogos, aplicativos de produtividade e outros programas para dispositivos mobile. Essa área faz parte do lucrativo campo de desenvolvimento de software.

Além disso, é estimado que os trabalhadores dessa área ganhem em média três vezes mais em média do que os profissionais da área. Logo, o Desenvolvimento Mobile é um campo em crescimento que oferece recompensas financeiras incomparáveis e a chance de se estar na vanguarda da tecnologia.

Porém, muitas pessoas ainda se perguntam, quais seriam as habilidades necessárias para ter sucesso como um desenvolvedor mobile e qual a melhor maneira de se começar nessa carreira.

De certo modo, a indústria de aplicativos mobile é vasta e só deve crescer com o passar dos anos. De fato, as pesquisas sugerem que o valor total da indústria de aplicativos móveis aumentará para 189 bilhões de dólares. Assim, com esse crescimento, o mercado será muito lucrativo. Você pode criar um aplicativo móvel para sua própria empresa ou iniciar uma carreira no Desenvolvimento Mobile.

Logo, você não precisa retornar para a faculdade e estudar o curso de Ciência de Computação. Claro, é possível fazer isso, mas irá levar muito tempo e dinheiro. É por essa razão que decidimos apresentar um guia prático para se tornar um desenvolvedor mobile.

Basicamente, o Desenvolvimento Mobile é muito mais do que escrever e verificar infinitas linhas de código de computador. Esses profissionais técnicos projetam, implementam e distribuem novos aplicativos inovadores e úteis. Em sua rotina, um desenvolvedor mobile pode esperar:

  • Se comunicar com os usuários finais para determinar quais recursos e habilidades são necessários
  • Acompanhar, testar e analisar o desempenho do software
  • Desenvolver patches e atualizações para corrigir falhas e vulnerabilidades em programas já existentes

Mas o que é o Desenvolvimento Mobile?

Consequentemente, o Desenvolvimento Mobile é exatamente o que parece, por mais que não seja tão simples. Assim, o desenvolvimento de aplicativos móveis é o processo de desenvolver e escrever softwares para dispositivos móveis.

Porém, este é um esforço único, pois oferece ao desenvolvedor a chance de criar um aplicativo do zero em um período relativamente curto. Ou seja, os desenvolvedores aprimoram suas habilidades com base no sistema operacional em que estão trabalhando.

Para que isso aconteça, existem dois sistemas principais, o sistema operacional Android do Google. Ou então o iOS da Apple. Por mais que existam outros sistemas de smartphones e dispositivos móveis com aplicativos, eles representam uma pequena fração do mercado total.

Apesar disso, muitos desenvolvedores aprendem a trabalhar com um sistema operacional e migrar para outro à medida em que avançam em suas carreiras. Pois, ser capaz de trabalhar com ambos os sistemas operacionais. Isso torna você mais competitivo no mercado de trabalho de Desenvolvimento Mobile.

Pode não parecer uma grande coisa, mas, no fim das contas, os desenvolvedores de aplicativos móveis fazem um trabalho extremamente importante. Afinal, sem um aplicativo móvel, muitas empresas não conseguiriam atingir todo o seu potencial. Este é especialmente o caso de empresas que conseguem muito mais tráfego em seu aplicativo mobile do que em seu site.

Os aplicativos móveis devem ser instalados em um telefone, por exemplo. Podendo enviar notificações aos usuários que são nativos do dispositivo. Então, é o trabalho do desenvolvedor de aplicativos mobile garantir que os aplicativos funcionem corretamente. Principalmente para que a empresa para a qual trabalha possa atingir seus objetivos.

Quem fez o curso de Desenvolvimento Mobile trabalha com o que?

De forma simples, o profissional do Desenvolvimento Mobile projeta, cria e atualiza aplicativos móveis, seja no Android ou iOS. Então, ele trabalha com um designer de experiência do usuário (UX). Para que seja garantido que seu design esteja alinhado com as necessidades dos usuários.

Unificados, eles criam maquetes para o aplicativo em questão. Logo, o desenvolvedor também deve coordenar com os líderes de negócios em relação às estratégias de lançamento.

Para simplificar, existem dois tipos principais de Desenvolvimento Mobile. O desenvolvedor iOS e o desenvolvedor Android. Confira um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

Desenvolvedor iOS

Inicialmente, os desenvolvedores iOS geram, testam e atualizam aplicativos para os dispositivos com tecnologia iOS. Aqui, são desenvolvidas tecnologias como Xcode, que é um ambiente de desenvolvimento, e Swift, a principal linguagem de programação iOS, para criar aplicativos. Os desenvolvedores iOS projetam aplicativos para dispositivos iOS desde o início.

Desenvolvedor Android

À princípio, o Android é o sistema operacional móvel mais conhecido e popular do mundo. Logo, os desenvolvedores de Android são os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Android. Eles então testaram o código para os casos mais distintos de usabilidade em termos gerais.

Ainda assim, as carreiras de Desenvolvimento Mobile podem oferecer salários atraentes e perspectivas de emprego totalmente lucrativas. Porém, se tornar um desenvolvedor mobile é complicado. Mas não se preocupe, a Voomp está aqui para ajudar.

Como se tornar um desenvolvedor mobile?

Inicialmente, há mais de uma maneira de aprender sobre Desenvolvimento Mobile. Certos desenvolvedores frequentam faculdades e obtêm diplomas. Outros são autodidatas e não possuem educação formal em computação.

Depois, é necessário escolher uma plataforma para se focar, como o Android ou iOS. Também é possível realizar a transição de um para outro. E é verdade que nenhum é mais difícil que o outro para se aprender.

Em termos de alcance, o Android tem a maior participação no mercado global. Mas, ambas as tecnologias possuem uma parcela de mercado semelhante. No entanto, o iOS tende a ser uma escolha atraente para os entusiastas e primeiros usuários de tecnologia. Sendo uma boa opção para quem deseja monetizar fortemente seu aplicativo por meio de compras nele.

A principal diferença entre as tecnologias é que elas usam linguagens de programação diferentes. Enquanto o Android é baseado em Java, o iOS é feito principalmente em Objective-C ou Swift. Se você tem experiência em Java, o Android pode ser um ótimo lugar para se começar. Se você já codificou algumas das linguagens em C, provavelmente vai achar a curva de aprendizado do iOS menos íngreme.

Por fim, existem várias habilidades que podem ser adquiridas ao escolher carreira no Desenvolvimento Mobile. Caso queira ingressar na área, considere realizar um curso que caiba no seu bolso e ofereça ótimas condições para você!

Confira mais um artigo da Voomp: “Qual o preço do curso de Desenvolvimento Web?”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.