InícioDicasEstudosDicas de como pagar uma faculdade particular

Dicas de como pagar uma faculdade particular

Veja as principais dicas de como pagar uma faculdade particular. A parte mais difícil é entrar em uma instituição de ensino e manter cada mensalidade em dia. Mas, com essas ideias práticas, você vai tirar de letra, e vai poder focar no seu sucesso profissional.

Entenda como pagar uma faculdade privada e se vale à pena

Com certeza, essa é a primeira preocupação de um aluno que entra no ensino superior. Afinal, o seu orçamento é pequeno, e talvez não dê para suprir os gastos mensais de uma universidade.

Antes de considerar abandonar o curso, você deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para contornar essa situação. Afinal, ter um curso superior no currículo, garante que você:

  • Tenha acesso a vagas melhores;
  • Salários mais altos;
  • Benefícios.

Segundo dados do IBGE e da OCDE, alguém com um diploma universitário ganha até 2,5 vezes mais do que uma pessoa com apenas o ensino médio.

Não se preocupe, então, pois este artigo traz a resposta para o seu problema. Assim, veja a seguir algumas dicas de como pagar uma faculdade, a fim de que você tenha uma carreira de sucesso.

1 – Arranje um emprego

Caso você não tenha, é importante arranjar um trabalho, a fim de pagar pelos seus estudos. Sem dúvida, você conhece alguém que trabalha em tempo integral e também estuda. Então, esse é um jeito bem comum de como pagar uma faculdade.

Muitos, inclusive, fazem cursos superiores à noite, para conciliar melhor o emprego com a universidade.

Tente algumas vagas temporárias

Há trabalhos temporários em épocas especiais, como no fim de ano. Além disso, nas férias dá para se ocupar por mais tempo e juntar um dinheiro. Dessa forma, suas mensalidades ficam garantidas e, aí, é só se jogar nos estudos.

2 – Veja como pagar uma faculdade com rendas extras

Às vezes, mesmo com um emprego, pode ser que você ainda enfrente problemas e precise de outras ideias de como pagar uma faculdade.

Dito isso, a dica agora é conseguir trabalhos como freelancer. Dessa maneira, veja logo abaixo algumas sugestões:

  • Motorista de Uber;
  • Ajudante de bar;
  • Passeador de cães.

A vantagem disso é que você faz o seu próprio horário. Além disso, na internet você encontra diversas opções, e há sites voltados para isso.

Plataformas de trabalhos freelancers

Mesmo atraindo muitos adeptos desde o início da pandemia, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como esse tipo de trabalho funciona. Ou como se consegue clientes. Não se preocupe, pois existem os lugares certos na web para isso.

O 99Freelas e o Workana, por exemplo, ofertam trabalhos de várias áreas. Por outro lado, a Contentools é para o aluno ganhar uma renda a mais escrevendo para sites de empresas.

Seja qual for a sua escolha, é só fazer um cadastro e começar a selecionar projetos. Como você viu, assim não vai ser tão difícil decidir como pagar a faculdade.

3 – Como pagar uma faculdade com estágio remunerado?

Esta é uma alternativa para o estudante que está com o dinheiro a conta. Dessa forma, além de garantir experiência e prática na área, ainda pode receber um auxílio para ajudar nas despesas.

Estagiando em uma empresa é possível conseguir, quem sabe, uma oferta mais permanente de emprego, após a conclusão da graduação.

4 – Veja como pagar uma faculdade escolhendo um curso EAD

Definir como pagar uma faculdade é uma tarefa que exige dedicação. Então, talvez uma boa ideia seja reduzir os gastos com um curso superior. Uma forma de fazer isso é escolher a modalidade a distância, ou seja, EAD.

As marcas do grupo Kroton (Anhanguera, Pitágoras, Unic, Unime, Unopar, Faculdade de Macapá) oferecem várias opções nessa categoria. Aliás, com preços acessíveis e, além disso, método muito flexível.

Dá para aliar muito bem uma rotina de estudos com trabalho. Vale destacar também que os professores são de excelência, com ensinos diferenciados. Logo, busque saber mais.

5 – Curso Tecnólogo

Outro jeito de  descobrir como pagar uma faculdade ao reduzir despesas é optando por um tecnólogo. Esse tipo de curso, aliás, é reconhecido pelo MEC, então, não se preocupe.

Esse tipo de graduação tem mensalidades mais baixas e a duração também é menor. De fato, vale à pena para quem está com um orçamento limitado.

6 – Bolsa de estudos

Essa é uma das melhores opções para quem não tem ideia de como pagar uma faculdade.

Um dos mais populares do país, é o Prouni, que faz parte do próprio MEC. Assim, ele oferece bolsas a estudantes de 50% até 100% em cursos de nível superior, bem como de pós-graduação também.

Para ser aprovado, no entanto, o candidato depende do seu desempenho no Enem. Portanto, o estudante deve ter participado do último Exame Nacional e feito pelo menos 450 pontos na prova. Além disso, o aluno não pode ter zerado a redação.

7 – Entenda como pagar uma faculdade financiando o curso

Agora você vai saber como pagar uma faculdade por meio de financiamento estudantil. É comum as instituições de ensino oferecerem diversas opções, logo, basta escolher a ideal para você.

Outra sugestão bem conhecida, é o FIES, também ofertado pelo MEC. Aqui, o financiamento vai de acordo com a sua renda familiar.

Para participar do programa, você precisa ter feito o Enem a partir de 2010 e ter tido uma nota mínima de 450.

Uma possibilidade é contratar um empréstimo junto a um banco, mas cuidado com as taxas de juros.

As faculdades do grupo Kroton mencionadas antes também oferecem bolsas e créditos universitários. Então, vale à pena conhecer e saber mais a respeito.

Faça já um curso superior

Durante o texto, você viu vários jeitos de pagar por sua faculdade. Dessa maneira, não há mais motivos para não se inscrever agora mesmo e iniciar o seu crescimento profissional.

Uma carreira de sucesso precisa de um diploma universitário que lhe abra portas. Portanto, mesmo que sua renda seja baixa, o que não faltam são financiamentos e bolsas de estudos.

Tudo isso a fim de estimular o aluno a entrar em um curso superior e mudar de vida. Então, não desista do seu sonho, isto é, escolha o melhor método de como pagar uma faculdade e comece a se planejar.

Você vai atingir novos patamares em sua vida profissional e também pessoal. Afinal, a universidade é uma experiência única, que dá ao aluno toda a maturidade de que ele necessita para ser um profissional de primeira.

Veja aqui 6 vantagens de iniciar a faculdade no segundo semestre.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.