InícioDicasEstudosO que é disciplina interativa?

O que é disciplina interativa?

A disciplina interativa é muito usada nos cursos de graduação. Então, com ela, o aluno estuda a distância. Além disso, aprende aptidões importantes como autonomia e gestão de tempo.

Descubra, a seguir, tudo que você precisa saber sobre essa disciplina, como o conceito e uso. Veja, também, as formas de avaliar, e o porquê é importante para os alunos do ensino superior.

O que é disciplina interativa?

Esse tipo de disciplina integra tecnologia de informação e comunicação. Assim, torna a conclusão da grade do curso mais prática, ágil e flexível. Isso porque realiza-se por meio da internet.

Essa disciplina interativa é um método moderno de ensino e de aprender. Ele é realizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online. Ou seja, fica à disposição do aluno 24 horas por dia e 7 dias na semana.

A Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2006, do MEC, regula o método. Nesse sentido, ela não se aplica só ao ensino a distância (EAD). Assim, também faz parte de cursos semi e presenciais, com limite de 20% da carga horária do curso.

Confira a seguir os principais benefícios dessa disciplina:

  • Enriquecer a grade do curso;
  • Tornar diversos os métodos de ensino e de aprender;
  • Aplicar ações diferentes das que existem em sala de aula.

Em geral, essa disciplina interativa é de teor geral ou teórico. Então, não é imposto um encontro presencial. Portanto, veja a seguir, alguns exemplos:

  • Ética;
  • Estudos disciplinares;
  • Homem e Sociedade.

Deste modo, são matérias que trazem conhecimento ao aluno. No entanto, não envolvem temas técnicos e visam melhorar as aulas presenciais. Ou seja, o aluno dita o seu próprio ritmo de estudo.

Disciplina interativa na prática

Ela fica à disposição no AVA, assim como todas as atividades para cumprir a carga horária da matéria. Então, cada faculdade tem seu próprio ambiente, e a disciplina interativa é oferecida de acordo com a grade de cada curso.

Prazos

O prazo para a entrega das atividades varia conforme a instituição de ensino. Sendo assim, devem ser feitas por mês, bimestre ou todo o semestre. Então, fique atento ao seu calendário.

Organização da disciplina interativa

Essa forma de organizar varia de um curso para outro. Ela visa a um conteúdo com base em tudo que o aluno precisa aprender, e é somada à média e nota final.

Estrutura e avaliação

O ambiente virtual possui tudo que é preciso para essa disciplina interativa. Assim, vamos listar a seguir quais são as ferramentas principais:

  • Material de estudo;
  • Aula online;
  • Atividade diagnóstica, de aprendizagem e discursiva;
  • Avaliação da unidade e oficial;
  • Trabalhos individuais ou em grupo;
  • Participação em fórum;
  • Questionários de avaliação.

A avaliação final é definida pela faculdade. Então, também pode ser de forma presencial. Por fim, a frequência é obrigatória, como em todas as demais matérias. Logo, siga as instruções do seu AVA e se informe sobre as regras da sua instituição de ensino.

Rotina para uso do AVA na disciplina interativa

O ideal é que você siga os passos a seguir todos os dias. Assim, você não perde nenhum conteúdo ou dado importante da sua disciplina interativa:

  • Reserve tempo para acessar o AVA;
  • Faça a leitura do material;
  • Realize as atividades;
  • Responda às mensagens enviadas por seu tutor.

Esse canal é crucial para que a disciplina seja feita com sucesso. Então, torne um hábito esse processo.

Qual a importância da disciplina interativa?

Como essa disciplina se apresenta de várias formas, ela agrega valor à grade do curso. Além disso, gera melhor progresso, e o aluno pode revisar o conteúdo a qualquer tempo, quantas vezes quiser, para tirar as suas dúvidas.

Disciplina interativa: dicas para estudar

Como é uma disciplina interativa, em que você estuda de forma online, há muitos desafios. Por isso, veja a seguir algumas dicas para você usar no seu dia a dia:

Faça uma lista de prioridades

Liste todas as tarefas do dia e do curso: tarefas, trabalhos, provas, testes e tudo que precisa ser realizado por hora e data de entrega. Assim, você tem uma visão geral do seu dia. Além disso, evita perder os prazos e encaixar os estudos na rotina.

Conheça seu método de estudos ideal

Você deve usar o método de estudo que melhor se enquadra à sua rotina, perfil e padrões. Nesse sentido, há pessoas que preferem estudos em grupo, enquanto outras que têm melhor resultado sozinhas.

Não há certo ou errado, e sim o seu método. Então, teste várias formas e escolha a que melhor te atende.

Crie um cronograma de estudos

Para evitar adiar e juntar conteúdo, faça um cronograma de estudos. Ou seja, fixe quantas horas vai estudar por dia, e quais matérias. Assim, você aprende mais rápido e faz as revisões com tempo.

Tenha um local apropriado para os estudos

Esse é outro ponto que não tem regra. No entanto, deve ser o mais confortável possível e em ordem para se manter com foco e aprender os conteúdos. Caso estude em casa, por exemplo, evite a interferência de terceiros e barulho em excesso.

Aprofunde os conhecimentos

Seja curioso e aproveite tudo que o seu AVA tem a oferecer. Sendo assim, além do material imposto pela disciplina interativa, faça uso de todos os conteúdos de apoio do curso. Assim, tornará sua formação diversa e terá sucesso na carreira.

Troque ideias sobre a disciplina interativa

Um recurso pouco usado é o fórum de discussão. Portanto, use esse canal para trocar novas ideias com os seus colegas de curso, e também com os professores. Isso é fundamental para agregar experiências e saber.

Disciplina interativa: tire suas dúvidas

Não deixe suas dúvidas para depois, já que isso pode afetar o ato de aprender. Sendo assim, use os chats online para saná-las com o seu professor ou com colegas que tenham mais facilidade com a disciplina interativa.

Preste atenção nos prazos

Inclua no seu plano de estudos todas as datas importantes: trabalhos, provas, avaliações. Enfim, tudo que você precisa entregar no semestre. Afinal, como esses são os meios que vão definir a sua nota final, foque nos prazos.

Dedique-se à disciplina interativa

Agora que você já sabe o que é uma disciplina interativa, não deixe de seguir todas as dicas deste artigo. Assim, você poderá usar todas as vantagens que o estudo a distância tem a oferecer.

Desta forma, terá uma formação de qualidade e, com isso, uma carreira profissional de sucesso, tão importante para o seu futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.