InícioGraduaçãoAdministraçãoQual a faculdade para quem deseja trabalhar em bancos?

Qual a faculdade para quem deseja trabalhar em bancos?

Muitas pessoas querem atuar nas instituições financeiras. Seja pelo status, os benefícios como previdência, plano de saúde e auxílio-creche, por exemplo. Ou até mesmo pelos salários que costumam ser altos, além da participação dos lucros.

Seja qual for o seu motivo, não há uma graduação específica para quem quer começar uma carreira em um banco. Uma vez que há diversas funções em áreas diferentes para atuação que vão do atendimento à gestão da agência.

Hoje em dia, muitos profissionais além de administradores ou ligados às áreas de Negócios ou Marketing são contratados. Assim, atuam na criação de sistemas, Design, Engenharias e até Comunicação.

Bacharelado ou Tecnólogo, o que é melhor?

Na verdade, isso pouco importa para quem quer trabalhar em bancos. Uma vez que a graduação de ambos os tipos é aceita. A diferença é que o bacharel é mais comum no Brasil e dura em torno de 4 anos.

Já quem opta pelo tipo tecnólogo, tem um curso mais curto – em torno de 2 anos e meio – e disciplinas técnicas voltadas ao mercado de trabalho. Ou seja, uma formação de forma estritamente profissional.

Caso você tenha interesse em atuar nesse mercado, veja a seguir 13 opções de cursos para profissionais de bancos.

Ciências Contábeis

Disputados no mercado, são profissionais que controlam todas as movimentações financeiras de uma empresa. Assim como receitas, despesas, impostos, relatórios, balanços, entre outros.

Gestão Financeira

Voltado para os tecnólogos, visa preparar os profissionais para a captação de recursos financeiros para o banco. Analisa relatórios, fluxos de caixa e faturamentos, por exemplo.

Sistemas de Informação

Os profissionais da área de TI são muito importantes na gestão dos dados de uma organização. Nesse sentido, eles têm a função de manter a segurança, ao mesmo tempo que fornecem acessibilidade aos usuários.

Economia

Analisa toda a situação econômica do mercado, faz projeções a longo prazo e avalia o impacto dessas variações para a empresa em que atuam. Geralmente, ocupam cargos estratégicos ao trabalhar em bancos.

Segurança da Informação

Esse tipo de profissional cria formas de regulação e acesso de dados, mantendo a segurança e integridade dos clientes.

Ciências Atuariais

Estudam e analisam os riscos dos produtos de seguro, previdência e empréstimos. Por isso, usam muitos dados estatísticos e matemáticos. Além disso, elaboram previsões de possíveis perdas e pagamentos na prestação de serviços de seguros ou do banco.

Direito

Atuam para manter os direitos e deveres do banco, seus correntistas, seus funcionários, parceiros, entre outros. Toda empresa financeira tem um setor jurídico robusto e forte para os possíveis desafios que possa enfrentar.

Administração

O curso de Administração prepara profissionais de forma bem ampla. De tal forma, o administrador pode atuar em diversas frentes dentro de uma agência. Nesse sentido, seu saber permite assumir cargos de estratégia.

Estatística

Estatísticos são precisos e necessários no banco para processar e analisar dados a fim de minimizar qualquer erro. Além disso, realizam diagnósticos sobre o mercado financeiro e geralmente atuam em um setor específico com esse fim.

Gestão de Recursos Humanos

Responsável pela gestão das pessoas que querem trabalhar em bancos. Com o intuito de fazer processos seletivos, analisar promoções, avaliação de desempenho, oferecer treinamentos, entre outras funções.

Logística

Trabalha pela melhoria constante dos processos do banco. Também trata da produção, compra, distribuição e armazenamento de produtos. Nesse sentido, opera na melhoria dos serviços oferecidos aos clientes.

Marketing

Atuam, principalmente, nas estratégias de divulgação do banco nos meios de comunicação. Do mesmo modo, firmam parcerias, buscam patrocínios e possuem foco no fortalecimento da marca no mercado.

Processos Gerenciais

Outro curso voltado para tecnólogos que visa gestão de operações, finanças, negócios, bem como as pessoas envolvidas nos processos. Geralmente atuam como líderes de suas equipes pelo saber específico na área.

Primeiro passo para trabalhar em bancos

Busque informações sobre a sede administrativa do banco que deseja atuar e deixe seu currículo na seção de Recursos Humanos. Isso porque esse setor não fica disponível nas agências.

Outra forma é buscar saber sobre os modelos de ingresso para quem trabalhar em bancos, que podem ser:

  • Forma presencial;
  • Seleção online;
  • Bancos de Talento;
  • Programas para trainees.

Os bancos costumam contratar estudantes que estão cursando os últimos semestres da faculdade, ou até mesmo os recém-formados. Assim, esses atuam como trainee e trabalham em sistema de rodízio, passando por todos os setores com remuneração, como no estágio.

Concurso Público

Além dos formatos tradicionais de ingresso, há também os concursos públicos, como os oferecidos pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, por exemplo.

Dicas úteis para quem quer trabalhar em bancos

Confira a seguir 6 dicas para você que quer trabalhar em bancos não errar na hora do processo seletivo. São elas:

1 – Pesquise sempre

Saiba tudo sobre a empresa que deseja trabalhar e nunca deixe de se manter atualizado. Desde a forma de se vestir até seus valores. Além disso, seja claro em sua comunicação a fim de se destacar dos demais.

2 – Seja autêntico

Aja como o “dono da empresa” e tenha paixão pelo que faz. Afinal, quem realiza o que gosta trabalha melhor, além de construir um crescimento sustentável. Logo, tenha uma postura legítima no seu processo.

3 – Aprenda inglês

É importante aprender inglês de forma fluente. Isso porque vários relatórios gerados em banco usam essa língua. Nesse sentido, se você não tiver essa bagagem, não minta. Informe seu verdadeiro grau de instrução e mostre interesse em aprender.

4 – Comprove que tem conhecimento técnico

Você deve ter o registro do conselho da sua área de atuação, bem como investir em cursos técnicos que te deem base de conhecimento para atuar no ramo. Nesse sentido, não deixe de falar sobre eles na sua entrevista.

5 – Desenvolva familiaridade com números

Mesmo que a sua formação não seja específica em exatas, tenha o mínimo de conhecimento e familiaridade com números. Saiba operações simples ou estude para aprender outras mais complexas que podem ajudar na sua seleção.

6 – Melhore suas relações interpessoais

Demonstre que tem espírito de equipe, liderança, motivação, integridade e ética. Mas, tome cuidado para não exagerar. Isso porque o excesso pode demonstrar arrogância, logo, os recrutadores tendem a eliminar esse candidato do processo.

Quero trabalhar em bancos

Neste artigo você aprendeu os cursos que mais tem potencial para atuar em bancos, bem como dicas úteis para sua participação nos processos seletivos. Agora, é só checar qual deles atende melhor o seu perfil profissional com base nas suas características pessoais.

Assim, você irá desenvolver uma carreira sustentável e de sucesso numa das áreas mais requisitadas e que crescem diariamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.