InícioDicasOrientação vocacionalQual o perfil do estudante do curso de Ciência Política?

Qual o perfil do estudante do curso de Ciência Política?

O aluno de Ciência Política geralmente gosta muito de estudar História, Filosofia e Sociologia. Ele provavelmente tinha afinidade por essas matérias no ensino médio. Outro detalhe que chama a atenção é se interessar por assuntos da política e economia do dia a dia. Acompanhar as transformações sociais e as mudanças do mundo também.

Diferentemente do que se imagina, o curso de Ciências Políticas não trata de estudar a política brasileira, processo eleitoral nem os partidos políticos. É uma parte do curso e uma parte do trabalho, mas não só. Esse campo de estudo é bem mais abrangente, e trata de políticas públicas de forma geral.

Assim, o graduado em Ciências Políticas pode atuar como consultor no serviço público, assessor de parlamentares e diretores, por exemplo. Outros campos de trabalho incluem a diplomacia, movimentos sociais, e na pesquisa acadêmica. Vamos conhecer um pouco mais do curso.

O curso de Ciência Política

Ele é oferecido na modalidade bacharelado, com duração média de quatro anos, com aulas presenciais ou EaD. O aluno tem aulas com matérias das Ciências Sociais, para ter uma formação bastante abrangente. Assim, disciplinas de Economia, Geografia e Desenvolvimento econômico entram na lista, tudo voltado para a parte política.

A matéria de Teoria Geral do Direito Constitucional faz parte do curso e por um motivo. O Direito Constitucional estuda a nossa Lei maior, a Constituição de 1988. É ela que mostra como o país funciona: a divisão dos poderes, a aprovação de leis, sistema tributário, entre outros. É um assunto que não pode faltar nesse curso.

Há aulas de Direito Eleitoral, Sistemas Eleitorais no mundo, Opinião Pública, Ciência Política Contemporânea e Classes e Movimentos Sociais. Com essas e outras disciplinas, o aluno tem uma formação bem ampla sobre a sociedade na qual vivemos hoje.

O que é Política?

Ouvimos falar tanto dessa palavra, mas o que ela significa vai além dos partidos políticos que aparecem tanto no noticiário. Do grego politikos, ‘grupos sociais que interagem com a polis, ou cidade’, ela diz respeito à organização e administração de países.

Assim, quando se fala de política, estamos falando de relações de poder. Poder esse que é exercido por vários grupos, não somente por quem está nos cargos de representantes políticos como deputados, governadores, prefeitos ou presidente. É a relação entre esses representantes e o povo como um todo.

E dentro do povo há diversos grupos que se relacionam entre si e com o governo. Há os empresários, os trabalhadores, organizações sociais, grupos religiosos, entre outros. Aí que entra a importância do estudo da Ciência Política. Ela se preocupa em entender como é a influência dessas pessoas entre elas.

Mas não só estudar e ficar por isso mesmo. Esse profissional precisa entender como esses grupos se relacionam para poder elaborar políticas públicas para aproximar estes grupos e se fazer ouvir pelos demais.

Perfil do aluno de Ciência Política

Quem gosta desse assunto costuma ter afinidade por alguns detalhes que fazem parte da profissão de cientista político. Uma delas é a capacidade de negociação, mas não de convencer o outro que sua ideia é melhor. É entender as necessidades do outro para oferecer uma solução que atenda a ambas as partes. É o que o cientista político vai fazer no futuro: participar de reuniões para se fazer ouvir e entrar em um acordo.

Outro detalhe é gostar de ajudar o próximo. Mas ajudar sem querer nada em troca, somente pela vontade de ver o outro evoluir e se transformar. Desta maneira, o profissional de Ciência Política trabalha justamente com isso, na transformação da sociedade por meio da ajuda para pessoas que dificilmente teriam suas necessidades atendidas.

Gostar de História é outro requisito. É com ela que conhecemos como foi nosso passado, e por que hoje somos desta forma. Assim, sem saber História, o profissional de Ciência Política não consegue compreender como é o mundo à sua volta e como ele pode ajudar na transformação da qual falamos há pouco.

As mudanças que fazem parte do cotidiano

Falando em mudanças, o profissional de Ciência Política tem um interesse grande em acompanhar a globalização. O mundo está ficando menor a cada dia, e aqui falamos da facilidade de transporte e comunicação. Dessa forma, entender como essa globalização afeta a vida das pessoas, e fazer que ela seja benéfica, é outro sinal de quem gosta de Ciência Política.

Ainda nesse assunto, de mudanças, gostar de Economia é outro detalhe importante. Economia é a ciência de lidar com a escassez, e aqui falamos do dinheiro. Como lidar com ele, que é um bem escasso, diante das necessidades infinitas das pessoas, é um campo de estudo fascinante. E para quem lida com Ciências Políticas também. O profissional precisa saber como as mudanças econômicas afetam a vida das pessoas em geral.

Isso leva a outro detalhe no perfil, o de entender a necessidade das pessoas. Não somente as de compra de itens, mas principalmente de sobrevivência. O cientista politico precisa entender se os governos atendem às necessidades mais básicas, como a de prestar habitação, saneamento básico, saúde, educação e segurança. Isso norteia o trabalho estatal para suprir essas carências.

Mercado de trabalho na Ciência Política

O profissional pode atuar no setor público, nas esferas municipal, estadual e federal. E aqui pode ser dentro do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário. Afinal, são suas análises das conjunturas atuais que ajudam os governos a promover políticas públicas para a sociedade. Assim, ele pode ser consultor de prefeitos, vereadores, deputados, governadores e presidente da República, no que diz respeito a entender quais são os problemas da população, e como ajudar.

É um dos cursos mais indicados para quem quer seguir carreira diplomática. Para ser um diplomata, é necessário ter curso superior em qualquer área do conhecimento e ser aprovado no processo seletivo do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. Pela abrangência dos assuntos abordados, o curso de Ciência Política ajuda o candidato a ter um melhor aproveitamento na prova.

Fora do ramo público, o especialista em Ciência Política pode trabalhar em organizações sociais e partidos políticos. Com seu conhecimento, ele entende as necessidades da população e pode sugerir políticas públicas para os governantes. Por fim, outro campo de trabalho é na pesquisa acadêmica e docência. Para isso, o especialista deve continuar estudando em níveis de mestrado e doutorado, para dar aulas em instituições de ensino superior.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Qual o salário do cientista político?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.