InícioGraduaçãoAdministração7 desafios que o administrador moderno deve superar

7 desafios que o administrador moderno deve superar

O curso de Administração vem sendo um dos mais procurados pelos estudantes. Isso acontece porque esse setor tornou-se muito abrangente, já que outros segmentos da economia profissionalizaram suas administrações. E no post a seguir, a equipe da Voomp mostra pra você 7 desafios que o administrador moderno deve enfrentar, e superar, atualmente.

Nas recentes décadas passadas, todos os níveis da sociedade foram extremamente impactados com a transformação tecnológica. Mas, quem é estudante, já nasceu com a tecnologia e o digital no sangue, e nem sempre tem noção de como essa evolução é significativa.

E se você deseja se graduar em Administração, precisa ter princípio inegociável em mente: atualizar-se todos os dias. Além disso, é necessário ter domínio dos conceitos de uma gestão pós-moderna. E isso quer dizer pensamento global e atuação local. Ou seja, o administrador precisa conduzir sua empresa rumo à responsabilidade ambiental e social, além de seguir outros desejos da sociedade.

A administração moderna é digital ou caminha pra isso, o que faz surgir novas possibilidades de negócios. Mas para você chegar a esse nível, tem muito caminho para percorrer. Então confira esse post que a equipe da Voomp preparou com 7 desafios que o administrador moderno precisa superar. Aproveite a leitura e divirta-se!

Leia também: Todo mundo que faz Administração deve ser empresário?

Quais os principais desafios do administrador moderno?

A função do administrador moderno vai muito além de gerenciar uma empresa e supervisionar suas áreas e departamentos. Hoje, a principal missão de uma empresa deve ser contribuir para uma sociedade melhor dentro de seu ramo de negócios.

E os maiores desafios do administrador moderno são:

Assumir uma gestão moderna

Mesmo administradores experientes, com longa vivência no mercado de trabalho, precisam assumir os conceitos da administração moderna. Assim, é necessário encontrar a melhor forma de migrar da gestão tradicional para a gestão moderna sem grandes traumas. Isso significa deixar para trás os antigos paradigmas corporativos. E aceitar uma atualização de metas, processos, ferramentas e modo de pensar.

Hoje, o mindset do administrador moderno precisa estar de acordo o pensamento geral da sociedade. Quer dizer, deve ter um olhar para diversidade, responsabilidade ambiental, inclusão social, entre outros temas relevantes no mundo. Só assim a adaptação para os tempos atuais acontecerá com sucesso.

Atualização todos os dias

Tornar-se um administrador moderno vai muito além do que pesquisar e implementar novas ferramentas tecnológicas. Investir na modernização da infraestrutura de TI é quase uma obrigação.

Mas o conceito de moderno diz respeito a uma mudança de cultura organizacional. Isso envolve atualização constante das competências e habilidades dos colaboradores e, principalmente, dos gestores. Ou seja, é fundamental que todos evoluam para um novo patamar de produtividade, eficiência e gerenciamento.

Administrador moderno = Resolver problemas

O administrador moderno tem que tomar a frente nas decisões. Ele deve estar comprometido em resolver os problemas e diminuir os riscos potenciais que podem atrasar o crescimento da empresa.

Esse administrador precisa ter o jogo de cintura necessário para balancear a relação de processos internos e externos. Isso significa gerir com eficiência os recursos materiais, humanos e financeiros da companhia. Dessa forma, a empresa estará mais próxima de atingir uma evolução econômica, social e ambiental exigida pela sociedade e pelo mercado.

Engajar e reter talentos

Todo administrador quer ver seu time vestindo a camisa da empresa. Para isso, ele deve estar próximo aos colaboradores e demonstrar sua paixão pelo negócio. É esse sentimento que fará os demais acreditarem no sonho da empresa. Deve ser persuasivo, mas parceiro. Deve dar ordens, mas, antes de tudo, dar exemplo.

Além disso, é preciso oferecer feedbacks que ajudam no desenvolvimento dos colaboradores e da equipe como um todo. Só assim os navegantes desse barco remarão por você rumo ao objetivo final.

Administrar com objetivos

Evidentemente, um planejamento estratégico é fundamental para um correto dia a dia de uma empresa. Porém, o administrador precisa garantir que as definições desse planejamento sejam revisadas periodicamente. Assim, como os objetivos em curto, médio e longo prazo.

Aliás, esses objetivos devem ser criados respeitando três níveis: esfera operacional, esfera estratégica e esfera tática. Lembrando que as metas e objetivos devem ser adaptadas ou alteradas de acordo com os desejos da sociedade.

Ter autonomia e saber delegar

Chefe que quer mandar em tudo faz parte do passado. Hoje, um mandatário tem cada vez mais um papel de orientador do que de chefe mandão. Um administrador não pode mais querer abraçar o mundo sozinho.

Pelo contrário, ele deve estimular os colaboradores a descobrirem seus pontos fortes, princípios e contribuições para os resultados da empresa. Assim, os colaboradores precisam aprender a gerenciar seu tempo e suas obrigações. Claro, sem precisar que um líder lhe diga como fazer isso.

Dessa maneira, todos os processos da cadeia produtiva garantem seu espaço no crescimento da companhia. Nesse contexto, cabe ao administrador prover recursos para o desenvolvimento de seu time. Isso significa oferecer treinamentos e atualizações; promover mudanças quando necessárias; incentivar e confiar na colaboração entre times; e criar um ambiente de debate e decisões coletivas.

Flexibilidade pós-pandemia

A relação entre empregador e empregado ganhou novos capítulos no Brasil nos últimos anos. Flexibilidade virou palavra de ordem e antigos conceitos caíram por terra. A pandemia surgiu para reforçar essa premissa e como ela ainda não acabou, novos acontecimentos estão por vir.

Horário de trabalho, forma de contratação, negociação de benefícios e, claro, home office, são tópicos que, hoje, podem ser debatidos sem melindres. Assim, resta ao administrador ter coerência, discernimento e humanidade com seus colaboradores. Dessa forma, certamente, todos produzirão mais e serão mais felizes em suas posições.

Seja um administrador moderno

Em suma, o administrador moderno, seja ele experiente ou recém-formado, só terá sucesso se acompanhar as pautas que mobilizam a sociedade. De nada mais adianta conceitos engessados e verdades absolutas.

Esperamos que tenha aproveitado esse conteúdo produzido especialmente para você. Com certeza, quem pensa na graduação em Administração precisa estar atento aos pontos levantados. E ter atitude para aplica-los no dia a dia de sua empresa.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.