InícioDicasEnemDicas para quem optou por Inglês no Enem

Dicas para quem optou por Inglês no Enem

A prova de inglês no Enem é um dos maiores pesadelos para algumas pessoas. Como a parte de linguagens exige uma segunda língua, a inglesa acaba sendo uma das escolhas mais comuns.

No total são cinco questões sobre o assunto, elas envolvem interpretação de texto e conhecimento da gramática. Por isso, entender o que estudar pode lhe ajudar a ficar confiante para as resoluções.

O que estudar para a prova de inglês no Enem?

É importante que o aluno se prepare entendendo o que precisa ser visto antes da prova. Isso ajuda a saber o que esperar e focar seu estudo nesse sentido. O estudante que utiliza esse método garante mais confiança e tranquilidade para realizar a prova.

As perguntas são variadas e podem ter referência de diferentes mídias. Por isso, é importante entender um pouco da linguagem de cada uma delas. Geralmente, retira-se os textos de:

  • Jornais e livros;
  • Quadrinhos e músicas;
  • Revistas e entrevistas;
  • Poemas.

As questões costumam ser longas, mas apenas uma parte delas realmente importam para a compreensão. Portanto, é preciso ter calma para ler o enunciado e buscar o que se pede. Dessa forma, toda a atenção precisa ser dada para chegar às respostas certas.

Os temas que mais caem no Enem

Para saber quais são os temas mais recorrentes é preciso planejar seus estudos futuros. A melhor maneira de fazer isso é consultar os testes anteriores e descobrir o assunto mais cobrado. Alguns dos assuntos mais populares estão listados a seguir.

Tempos verbais

É crucial entender a diferença entre cada tempo verbal e o que cada um deles indicam. Isso porque o conceito costuma ser muito pedido em vários enunciados que já foram pedidos no Enem. Então, se puder entenda a diferença entre cada um dos itens:

  • Present continuous e Simple present;
  • Present perfect simple e Present perfect continuous;
  • Past continuous e Past perfect;
  • Simple past e Past perfect continuous;
  • Future continuous e Simple future;
  • Future perfect e Future perfect continuous.

Voz passiva

O termo significa uma linguagem mais formal, quando o intuito final é focar no objeto da frase. Então, o sujeito não é a parte principal da oração e se torna um receptor da ação efetuada.

Para entender mais o conceito procure canais no YouTube especializados no tema. Além disso, o conteúdo também é explicado por vários sites especializados na língua. Pesquise bastante para sanar todas as suas dúvidas.

É importante lembrar que a estrutura dessa frase se baseia em Objeto + verbo + particípio + complemento. Logo, verifique a construção para entender no que ela se encaixa.

Pronomes

Os pronomes pessoais são muito usados para indicar pessoas, lugares e objetos. Por isso, torna-se importante a compreensão do tema. Assim, existem dois tipos dos mais comuns que são os de sujeito e o de objeto.

Leitura e interpretação de texto

Todas as questões exigem que o texto seja interpretado para se chegar na resposta. Você deve, portanto, treinar bastante o aspecto para conseguir entender do que se trata a solução desejada.

Foque na leitura para conseguir assimilar os diferentes tipos de escrita e entender como se abordam os assuntos. Assim, sua habilidade de compreensão desenvolve-se e as suas notas melhoram.

Para aprender um pouco mais sobre esses conteúdos tente utilizar todos os recursos que estiverem à sua disposição. Então, aproveite diferentes tipos de canais de comunicação para entender o que fazer na prova de inglês no Enem.

Como se sair bem na prova

A principal dica para se sair bem no exame é fazer tudo com calma e prestando bastante atenção. Logo, deve manter uma boa disciplina e ajudar na evolução do conteúdo da prova.

Quanto mais você conseguir treinar, maiores serão os seus recursos para o momento do teste. Portanto, irá entender mais da língua nova e da melhor forma de usar os seus recursos.

Tente descansar em seus tempos extras para assimilar o conteúdo e usufruir de descanso e lazer. Dessa forma, irá garantir que a sua energia seja renovada para estudar e aprender todo dia mais.

Dicas de como estudar

Algumas dicas podem ser usadas por você como uma forma de elaborar seu plano de estudo. Para te ajudar a compreender isso, acompanhe as questões listadas a seguir.

Resolva provas antigas

O site do Inep disponibiliza as provas e os gabaritos de provas antigas. Portanto, acesse-o e veja o conteúdo antigo para treinar sobre ele. Isso irá lhe ajudar a entender quais são os principais assuntos pedidos na prova.

Entenda de atualidades

Quem estuda para vestibular precisa estar sempre acompanhando as novidades dos assuntos. Então, procure assistir a noticiários e criar o hábito de buscar informações em grandes portais de notícias.

Leia conteúdo variável

Busque conhecer um pouco sobre cada um dos gêneros textuais que mais caem na prova de inglês no Enem. Assim, sua preparação poderá te dar mais tranquilidade quando for para valer.

Estude as resoluções comentadas

Mais importante do que saber porque algo está certo é entender porque outras opções são erradas. Essa forma de estudo pode lhe ajudar a entender melhor o conteúdo todo e resolver questões com o mesmo pensamento.

Leia o enunciado

Como o Enem depende muito da logística de tempo, procure ler o enunciado primeiro. Isso irá auxiliar a encontrar respostas com mais rapidez, por saber o que está buscando.

Atenção com pegadinhas

Certas questões podem parecer pedir algo quando, na verdade, querem outra coisa. Então, preste atenção para não errar o que está pensando e acabar buscando algo errado no texto.

Atenção com os títulos

Os títulos costumam fazer uma síntese do assunto principal. Por isso, ler ele e as fontes dão pistas do posicionamento que o artigo pretende adotar. Quem se preocupa com isso pode reduzir consideravelmente o seu tempo de prova.

Administrar as horas é muito importante para o estudante que quer manter a calma e responder todas as questões. Então, faça uma média do tempo que irá levar para encontrar as soluções.

A importância do inglês no Enem

Mesmo que hoje em dia a língua seja mais popular, são poucos os brasileiros que a dominam. Nos cursos de ensino superior muitos artigos e publicações estarão nessa língua. Por isso, conhecê-la é uma preparação para o futuro de seus ensinos.

Hoje em dia usa-se o inglês para área acadêmica, conversar com clientes e melhorar a gestão empresarial. Logo, qualquer profissional que queira ser considerado capacitado precisa se esforçar para chegar ao menos no nível médio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.