InícioDicasMercado de trabalho10 dicas para o jornalista que quer trabalhar na TV

10 dicas para o jornalista que quer trabalhar na TV

Trabalhar na TV é a meta de muitos estudantes do curso de Jornalismo. Afinal, é uma área que gera bastante visibilidade ao profissional e o ajuda a se destacar.

Para obter esse papel, entretanto, não há um caminho muito fácil de trilhar. Contudo, com as dicas que você verá a seguir, suas chances de sucesso podem crescer muito.

Áreas de jornalismo para quem quer trabalhar na TV

Caso seja um jornalista em formação ou já graduado, deve estar cogitando trabalhar na TV. Então, uma boa ideia é ver quais são as funções disponíveis para essa área, como:

  • Produtor, Repórter e Âncora;
  • Cinegrafista e Editor de imagens.

Produtor de reportagem

Em geral, essa função se encarrega de sugerir pautas e apurá-las no processo de produção. Nesse sentido, é essa pessoa que vai garantir que a matéria seja feita ou não.

Repórter

O repórter é quem costuma tratar do desenvolvimento da notícia, contando os fatos ao telespectador. No entanto, não é obrigatório que ele apareça, apesar de ser quem coloca a pauta em prática.

Âncora

Nada mais é do que o apresentador de um telejornal ou programa jornalístico. Então, é a pessoa que vai anunciar as notícias ou fazer comentários das já exibidas.

Cinegrafista

É este o responsável pelo manuseio da câmera para fazer imagens dos elementos da notícia. Nesse sentido, pode incluir o repórter, os entrevistados e o cenário.

Editor de imagens

As imagens feitas pelo cinegrafista são editadas pela pessoa que ocupa essa função na TV. Assim, com a ajuda de outras pessoas, ele fica a cargo de montar a notícia.

10 dicas para quem quer trabalhar na TV

Agora que você viu algumas das áreas do Jornalismo para a TV, hora de avançar. Então, veja agora algumas dicas que podem ajudar sua carreira nessa área:

  1. Atenção às pautas factuais;
  2. Pense em matérias que rendem boas imagens;
  3. Trabalhe junto com o produtor;
  4. Desenvolva a sua oratória;
  5. Melhore a sua dicção;
  6. Estude bem cada pauta;
  7. Saiba fazer de tudo;
  8. Mantenha o papel e a caneta por perto;
  9. Entenda qual é o seu diferencial;
  10. Seja curioso.

1 – Atenção às pautas factuais

Um bom telejornal se faz, na maioria dos casos, de pautas com assuntos quentes. Ou seja, notícias de temas atuais, que ocorreram há pouco tempo, com poucas exceções.

Essas matérias também devem alcançar o máximo possível de pessoas, então não podem ser específicas. Porém, existem situações em que pautas “de nicho” podem entrar num programa para atrair audiência.

Hoje em dia a internet tornou mais fácil a apuração de algumas pautas factuais. Além disso, há redes sociais que ajudam a trazer noção e informação sobre algum assunto.

2 – Pense em matérias que rendem boas imagens

De modo geral, Jornalismo é uma área que requer muita criatividade dos envolvidos. Por exemplo, uma matéria que não rende boas imagens, não vai se sustentar.

Isso significa que, na prática, o repórter e o cinegrafista vão ter que ir além. Ou seja, filmar takes de apoio para não ficar só em cenários clichês e entrevistas.

Mudar as pessoas de lugar para captar melhores ângulos também é uma boa ideia. Por fim, é preciso dedicação para fazer cada pauta render bem.

3 – Trabalhe junto com o produtor

Em uma redação de televisão, o trabalho em equipe é essencial para tudo correr bem. Dessa maneira, todos devem colaborar com o produtor para tornar a pauta viável.

Caso o produtor seja você, não tenha medo de pedir ajuda ao fazer a apuração. Afinal, o objetivo é evitar com que a pauta caia, por mais difícil que seja.

4 – Desenvolva a sua oratória para trabalhar na TV

Oratória é como se chama o ato de saber falar bem em público. Agora, antes que pense algo, ser repórter ou âncora é como falar para várias pessoas.

Por isso, é válido que você procure maneiras de melhorar esse atributo fazendo coisas como:

  • Falar de modo mais objetivo;
  • Parar com os vícios de linguagem (“né”, “daí”, “tipo assim”);
  • Fazer exercícios de respiração e postura.

5 – Melhore sua dicção

Outro atributo importante e que complementa o anterior é a questão da dicção. Antes de mais nada, quem trabalhar na TV, vai depender muito do ato de se comunicar.

Com isso em mente, é essencial que as pessoas entendam o que você fala. Logo, uma solução para não ter problemas são exercícios como:

  • Ler trava-línguas e textos em voz alta;
  • Fazer a leitura com obstáculos na boca.

6 – Estude bem cada pauta ao trabalhar na TV

Sentir-se à vontade com a pauta é um dos ingredientes para fazer ela render bem. Dessa forma, caso esteja envolvido na execução de alguma, estude ela até os mínimos detalhes.

Essa atitude vai te ajudar a se familiarizar com o assunto e te dará confiança. Assim, vai ter menos dificuldade para fazer essa pauta virar uma matéria de qualidade.

Algumas das vantagens dessa medida é a redução da “cola” quando estiver sendo filmado. Como resultado, a matéria é realizada em menos tempo, o que otimiza a produção.

7 – Saiba fazer de tudo

Alguns outros segmentos do jornalismo, como o do rádio, também precisam desse tipo de profissional. Ou seja, uma pessoa que tenha facilidade em fazer mais de uma função no trabalho.

Hoje em dia, a própria faculdade tem a iniciativa de formar um profissional mais multitarefa. Então, tente desenvolver mais de uma habilidade nessa área.

8 – Mantenha o papel e a caneta por perto

Muitas vezes, o jornalista trabalha com o imprevisto e prioriza o factual. Nesse sentido, estar sempre pronto para coletar informações pode fazer toda a diferença.

O indicado, portanto, é ter um bloco de papel e uma caneta na sua bolsa. A partir disso, você estará sempre pronto para lidar quando surgir uma pauta em potencial.

9 – Entenda qual é o seu diferencial para trabalhar na TV

Independente da função, você deve descobrir o que faz de diferente dos demais no mercado. Afinal, candidatos é o que não falta, logo, só talento não será suficiente para se destacar.

10 – Seja curioso

E, por último, talvez uma das dicas mais importantes em relação a área de Jornalismo. Sobretudo, a dedicação em buscar o máximo de informações possível para uma matéria de qualidade.

Sem dúvida, essa é uma dica que vai te ajudar muito para trabalhar na TV. Portanto, não deixe nunca a sua curiosidade de lado em sua vida como jornalista.

Trabalhar na TV é só um começo

Ao longo deste artigo você viu algumas dicas para fazer Jornalismo na televisão. Porém, também pôde notar que essa área é muito ampla, mesmo nessa categoria.

Vale destacar que, acima de tudo, o trabalho em equipe é essencial para obter resultados. Além disso, saber mais de uma função pode fazer toda a diferença na sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.