InícioGraduaçãoOdontologiaA importância da tecnologia para o desenvolvimento da Odontologia

A importância da tecnologia para o desenvolvimento da Odontologia

O barulhinho da máquina do dentista está com os dias contados. A tecnologia está ajudando a Odontologia não somente no atendimento ao paciente, mas na descoberta de novos tratamentos. Com isso, o trauma da cadeira do dentista também pode ser cada vez menos frequente.

Se pensarmos que os primeiros dentistas eram os barbeiros, que faziam os procedimentos sem anestesia, o que a tecnologia nos traz é algo inimaginável. Exames de imagem já ajudam o profissional de Odontologia a encontrar as causas de dores de dente, ou aquela dificuldade para mastigar. Implantes dentários estão cada vez mais próximos das pessoas. Além, claro, da prevenção e tratamento da cárie.

Por isso, quem quer estudar Odontologia precisa estar por dentro das novidades da tecnologia. O profissional deve acompanhar o desenvolvimento de novos tratamentos e terapias, para oferecer aos pacientes. Isso pode ir, aos poucos, diminuindo o medo que alguns deles têm da cadeira do dentista. Veja quais são algumas novidades.

  1. Escaneamento intraoral

Imagine se fosse possível escanear os dentes para poder vê-los de todos os ângulos. Isso já é possível com o escaneamento intraoral. Uma máquina, que tem formato parecido com a do dentista, mas sem fazer barulho, tira centenas de fotos de todos os dentes. No final, o programa de computador faz um desenho muito real da arcada dentária. Com isso, o profissional de Odontologia consegue ver onde estão os problemas, pode fazer simulações para colocar aparelhos ortodônticos, e analisar a evolução do tratamento. Embora ele ainda seja um pouco caro, o diagnóstico é muito mais preciso, não oferece risco nenhum, e é indolor.

  1. Prótese de zircônia na Odontologia

Essa prótese usa uma forma sintética da zircônia, uma substância com alta durabilidade, e é utilizada para colocar no lugar dos dentes que já não existem mais. A vantagem da zircônia é que a cor dela é parecida com a do dente, e não muda de cor com o tempo. O desgaste dela também é mínimo – afinal, a zircônia é uma forma sintética que é uma alternativa ao diamante. Por aí já se vê que essa prótese vai durar muito. Ela é utilizada para grandes restaurações dentárias, porque o resultado fica mais parecido com o natural.

  1. Aparelho ortodôntico invisível

Uma das grandes inovações da Odontologia foi a correção dos dentes por meio de aparelhos dentários. Até hoje são aqueles pequenos pedaços de metal colados nos dentes e unidos por um fio metálico, que é ajustado de tempos em tempos. Embora seja uma técnica eficiente, ela demanda mais cuidado na hora da limpeza depois das refeições. O aparelho invisível é feito sob medida, com um plástico elástico e resistente. Ele pode ser retirado antes das refeições e é possível usar fio dental, o que facilita a higiene. Depois disso, ele pode ser recolocado. Além de ser invisível, é mais confortável e os resultados são mais rápidos em alguns casos.

  1. Cirurgia guiada

Essa é outra novidade que só é possível por conta da tecnologia. No caso de implantes dentários, o profissional de Odontologia faz um scanner da área a ser trabalhada e envia esses dados por meio de um programa de computador. Com isso em mãos, uma empresa especializada faz um guia, que é colocado na gengiva do paciente. Esse guia é como se fosse um mapa personalizado, que mostra ao dentista onde devem ser colocados os implantes. Isso evita grandes cortes nessa região, o que traz uma recuperação mais rápida e menos dolorida. São feitas pequenas incisões somente onde as próteses serão colocadas.

  1. Prontuário digital na Odontologia

A tecnologia não ajuda somente o profissional de Odontologia. A organização dos dados dos pacientes também é beneficiada. O prontuário digital evita o acúmulo de papel e facilita a troca de informações entre paciente e os dentistas. Quem trabalha na recepção e administração do consultório ou clínica consegue acessar esses dados com mais rapidez e precisão. Nele, todo o histórico do paciente fica registrado, e é possível acompanhar as etapas de tratamentos já realizados.

  1. Membrana L-PRF

O nome é complicado, fibrina rica em plaquetas e leucócitos, mas o tratamento é revolucionário. Ele reduz muito o período de cicatrização em cirurgias de implantes dentários. Em alguns casos, há a necessidade de enxertos, e é onde essa membrana entra. Ela é feita do sangue do próprio paciente, o que elimina a possibilidade de rejeição. Do sangue é retirada a membrana, que é rica em substâncias que facilitam a cicatrização das incisões e a formação de ossos. Além disso, ela acaba sendo mais barata do que a terapia tradicional, e reduz também a quantidade de visitas ao profissional de Odontologia no consultório.

  1. Anestesia eletrônica na Odontologia

Esse é outro medo dos pacientes que precisam de tratamento odontológico. A sensação da agulha na gengiva não é das melhores, e é o que a anestesia eletrônica busca aliviar. É um aparelho que controla a colocação da agulha e a injeção da anestesia. Assim, a agulha é inserida com muito mais precisão, evitando atingir áreas mais sensíveis, e a quantidade de medicamento é a adequada para cada paciente. Em muitos casos, ele nem sente a picada.

  1. Laser no tratamento das cáries

Não poderíamos deixar de fora o tratamento que pode deixar no passado o barulhinho da broca do dentista. É o atrito da broca com a cárie que faz o barulho que traz medo aos pacientes, e a dor que sentimos no tratamento. Não que ela seja a vilã da história. A broca atua na cárie, que é um buraco no esmalte do dente. Ela age como se fosse uma lixa, eliminando a parte ferida. No fim, o profissional de Odontologia usa um material para restaurar o local.

O laser faz exatamente a mesma coisa, mas sem o barulho e a parte do atrito da broca. Ele é muito mais preciso e trabalha somente nas áreas que estão danificadas. Além disso, ele destrói as bactérias patogênicas que estão no local, que poderiam inclusive causar infecções mais sérias. E tudo isso sem dor nem desconforto. Ao final do procedimento, a restauração para tampar o local também é utilizado, de forma indolor e eficaz.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Odontologia Digital: como está o mercado nesta área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.