A indústria farmacêutica está ganhando mais importância nos últimos tempos, e ela também precisa de profissionais capacitados para continuar crescendo. Mas, diferentemente do que se imagina, para trabalhar neste local, não precisa somente fazer faculdade de Farmácia. Outras carreiras também são importantes para ingressar nesse mercado.
Por exemplo, para gerenciar as atividades da organização, é necessário ter um administrador de empresas. A parte jurídica fica por conta dos advogados. A linha de produção dos medicamentos fica a cargo do engenheiro de produção, e por aí vai.
Afinal, a indústria tem uma estrutura grandiosa, que precisa ser bem administrada, com manutenção em dia, seguir diversos parâmetros legais e sanitários. Por conta disso, várias carreiras fazem parte do quadro de funcionários deste setor. Vamos ver quais cursos fazer para ingressar na indústria farmacêutica.
-
O que você verá neste artigo:
Farmácia
É o farmacêutico que vai liderar e realizar pesquisas para elaboração de novos medicamentos e vacinas. É ele quem estuda novas substâncias que podem se tornar medicamentos. É um processo importante e demorado, já que é necessário saber se esse componente é eficaz para o tratamento de uma doença. E tem o outro lado: se ele é tóxico para os seres humanos. Além disso, ele precisa saber a dosagem ideal, se há efeitos colaterais, e se sua produção é viável. O curso de Farmácia é da área da Saúde e tem cinco anos de duração.
-
Administração
O curso de Administração é muito flexível: ele permite ao profissional atuar em áreas muito diferentes, da indústria petroquímica à farmacêutica, passando até pela alimentícia. No ramo da Farmácia, o administrador gerencia a cadeia de suprimentos, da chegada da matéria-prima até sua utilização na linha de produção. Além disso, ele acompanha os processos de compra de materiais, como os de escritório, higiene e os insumos. A aquisição de novos equipamentos passa pelo crivo dele, que vai fazer a parte de contrato e verificação de preço. O curso de Administração tem duração de três a quatro anos.
-
Direito
Os advogados de uma indústria farmacêutica devem acompanhar com muito cuidado a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São essas normas que regulamentam a produção de medicamentos, vacinas, cosméticos e demais substâncias utilizadas pela sociedade. Ele deve saber quais são as leis que precisam ser seguidas, e informar a empresa como ela deve ser construída e gerenciada. Desenvolvimento de novos medicamentos também passam pelo crivo dos advogados, que acompanham as leis que disciplinam esse processo. O curso de Direito dura cinco anos, e o graduado precisa ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ser advogado.
-
Engenharia de Produção
O engenheiro de produção é responsável pelo bom andamento da linha de produção das indústrias em geral. No ramo farmacêutico, ele conhece como as máquinas e equipamentos funcionam, e deve calibrar a quantidade de insumos necessários para que os medicamentos sejam produzidos. Entra nessa tarefa a medição de tempo: os intervalos entre os processos devem ser sincronizados para que a produção aconteça da forma correta e sem atrasos. É ele quem acompanha a manutenção dos equipamentos. A faculdade de Engenharia de Produção tem duração de quatro a cinco anos.
-
Ciências Contábeis
Contadores são essenciais para qualquer empresa. São eles quem fazem o controle do dinheiro que entra e sai. E não seria diferente com uma indústria farmacêutica. Saber o quanto a empresa tem de recursos para pagar funcionários, consumo de água e eletricidade e comprar insumos são apenas alguns casos. O contador também sabe o quanto vale o patrimônio da indústria, se há dinheiro para investimentos ou ver onde houve prejuízos. Este profissional trabalha no departamento financeiro, que já faz esse acompanhamento. O curso de Ciências Contábeis tem quatro anos de duração.
-
Logística
Este profissional cuida da cadeia de distribuição dos produtos fabricados. Assim, ele acompanha o embarque dos remédios e vacinas nos caminhões e faz a rota para que eles possam distribui-los. Dependendo do tipo de medicamento, é necessário ter caminhões especiais, com refrigeração adequada. Aí que o planejamento de entrega precisa ser ainda mais preciso. Ele também calcula o tempo que a carga vai levar para chegar ao destino. O curso de Logística é oferecido na modalidade tecnológica, e leva entre um ano e meio e dois anos para ser concluído.
-
Biomedicina
Os biomédicos têm uma atuação muito forte na produção de vacinas, nas indústrias farmacêuticas que também desenvolvem imunizantes. Eles fazem a parte de pesquisa, para determinar qual método é o mais indicado para a elaboração destes imunizantes. Eles verificam como a vacina pode atuar no corpo, seu grau de proteção, por quanto tempo essa proteção dura, e se há a necessidade de reforço. Esse estudo costuma levar um certo tempo, para que as análises e os resultados possam ser colhidos e estudados. Além disso, há uma série de normas que precisam ser seguidas para produzir a vacina. O curso de Biomedicina tem duração de quatro a cinco anos.
-
Gestão de Recursos Humanos
Uma indústria farmacêutica tem muitos funcionários, dos pesquisadores, farmacêuticos, químicos, engenheiros, administradores, até quem trabalha direto com as máquinas. A empresa pode também contratar trabalhadores terceirizados para determinadas atividades, como limpeza e segurança. Para administrar esse quadro de funcionários, o setor de Recursos Humanos precisa ser muito bem gerenciado. Aqui entram atividades como pagamento de funcionários, benefícios, processos de admissão e demissão, bem como a comunicação interna. Esse curso é oferecido na modalidade tecnológica, e tem entre um ano e meio e dois anos de duração.
-
Gestão Comercial
É também um curso tecnológico, com até dois anos de duração. É o setor comercial que gerencia as vendas dos medicamentos e vacinas. Eles fazem o contato da indústria com as farmácias ou distribuidoras, hospitais, e governos municipais, estaduais ou federais. No caso dos governos, o Comercial faz os procedimentos para participar de licitações para fornecer remédios para a rede pública de saúde. O gestor comercial precisa elaborar os contratos, e acompanhar como as vendas andam. Ele também pode estabelecer metas de vendas, e atuar na forma de distribuição dos produtos para os clientes.
Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Mitos e verdades sobre o curso de Farmácia.