InícioGraduaçãoFarmáciaMitos e verdades sobre o curso de Farmácia

Mitos e verdades sobre o curso de Farmácia

O curso de Farmácia tem feito sucesso nos últimos anos. No entanto, os rumores sobre esta graduação que, de certa forma, está sendo mais buscada agora, tem gerado algumas dúvidas quanto a própria faculdade e a carreira na área.

De modo a esclarecer tudo sobre o assunto, esse texto traz para você muitas informações sobre esta profissão. Por isso, veja a seguir 8 mitos e verdades sobre o ramo, a fim de que você decida se vale a pena cursar.

Como é o curso de Farmácia?

O curso de Farmácia possui, em média, cinco anos de duração e forma o bacharel na área. Além disso, ele pode ser encontrado tanto em universidades públicas quanto privadas.

A faculdade forma o farmacêutico, profissional preparado para atuar no estudo, preparação e fabricação de remédios, artigos de higiene e cosméticos. Há também a capacitação em produção, controle e análise de alimentos, clínicas e toxicológicas.

Durante o curso, além de conhecer os processos científicos da indústria farmacêutica, você aprenderá sobre programas de promoção, prevenção, manutenção, recuperação e proteção da saúde individual e coletiva, estimulando o uso racional de medicamentos.

Mitos sobre o curso de Farmácia

O curso de Farmácia ainda gera certas dúvidas quanto à estrutura e a atuação dos que nele se formam, pois, existe um (pré) conceito de que sua função se baseia apenas em ser balconista nas lojas.

Com base nisso, veja a seguir quatro mitos que rondam esta faculdade, que por sinal, vem se destacando e gerando cada vez mais empregos no ramo.

1 – O farmacêutico só trabalha em farmácias

Este é o principal achismo em torno do curso de Farmácia. Muitas pessoas acreditam que o único local e função para os formados nesta faculdade é a drogaria, o que, desta forma, é um grande engano.

A formação dá ao aluno a oportunidade de atuar em diferentes áreas e exercendo diversos papéis, não somente a prescrição de remédios como se acreditava. Então, veja a seguir algumas opções de trabalho para o farmacêutico:

  • Fabricação de produtos na indústria farmacêutica, alimentícia ou cosmética;
  • Manipulação de remédios especiais;
  • Controle de medicamentos em clínicas, hospitais, farmácias e drogarias;
  • Desenvolvimento de programas de saúde em órgãos públicos;
  • Pesquisa clínica e acadêmica na área de saúde;
  • Análises clínicas e toxicológicas em laboratórios e em hospitais.

2 – O salário para quem se forma no curso de Farmácia é baixo

Engana-se também quem pensa que os formados no curso de Farmácia ganham pouco, pois o salário médio bruto mensal para este profissional é de R$ 3.407,95. Portanto, é um valor bastante bom, se comparado a outros empregos.

Vale destacar que o piso salarial varia em cada estado. De fato, a experiência, local e cargo exercido também são considerados, podendo alterar o valor citado acima para mais ou para menos.

3 – Não precisa de formação superior para trabalhar como farmacêutico

Este é um mito preocupante e talvez, o maior envolvendo o curso de Farmácia, já que se trata de uma área de muito cuidado e ética. Portanto, a formação envolvendo muitos anos de estudos e estágios supervisionados, além de importante é obrigatória.

Após terminar a graduação, o universitário deve se registrar no Conselho Federal de Farmácia (CFF). Sem isso, ele não poderá atuar na profissão. Logo, o papel do CFF é fiscalizar o setor, garantindo boas condições de trabalho e atuação ética.

Para trabalhar em qualquer uma das atividades que podem ser desenvolvidas pelo farmacêutico, o profissional deve concluir o curso de Farmácia.

4 – O curso de Farmácia possui apenas matérias de Ciências Biológicas

A faculdade de Farmácia possui muitas disciplinas de Ciências Biológicas, mas a grade curricular vai muito além disso. Portanto, este também é um grande mito.

Ao longo da formação, o aluno também terá contato com conteúdos de Ciências Humanas e Exatas. Dessa forma, é preciso ter pelo menos um conhecimento básico sobre essas outras matérias.

Verdades sobre o curso de Farmácia

Não só de fakenews vive o curso de Farmácia, mas também de muitos fatos, então, veja abaixo quatro verdades sobre esta faculdade.

1 – É preciso estar em contínuo estudo

O farmacêutico precisa sempre estar em busca do conhecimento, mesmo após a faculdade, pois, esta é uma área de constante inovações e descobertas. Dessa forma, ele deve se manter atualizado sobre as pesquisas e surgimento de novas fórmulas.

2 – O profissional pode prescrever remédios

Uma dúvida comum que pode surgir na área é se este profissional pode prescrever remédios aos seus clientes. Assim, saiba que o farmacêutico é amparado por lei que o permite tal ação.

O CFF definiu, na resolução n° 586 de 29 de agosto de 2013, que os farmacêuticos têm o direito de realizar prescrições de medicamentos que são isentos de ordem médica. Logo, perceba que não é qualquer tipo, mas inclui os fármacos a seguir, por exemplo:

  • Industrializados;
  • Dinamizados;
  • Alopáticos;
  • Plantas medicinais.

3 – O curso possui muitas disciplinas de Química

A faculdade de Farmácia possui um currículo recheado de matérias e conteúdo de Química, que sobressaem sobre as demais. Entretanto, como já foi dito, as Ciências Biológicas também se destacam neste curso.

4 – O farmacêutico não trabalha só com remédios

Como já foi visto no decorrer do texto, o curso de Farmácia possui vários campos de atuação e, portanto, não é somente com medicamentos. Dessa forma, o profissional da área pode lidar com alimentos e produtos cosméticos, além de novidades para o mercado.

Pesquise mais sobre o ensino superior em Farmácia

O curso de Farmácia forma profissionais aptos a atuar em diversos locais. Por isso, é uma área de constante crescimento, sempre aumentando as vagas de empregos, dando múltiplas oportunidades de se construir uma carreira sólida.

Caso ainda não conheça esta graduação a fundo, pesquise mais sobre ela e veja o quanto pode ser vantajoso fazer esta faculdade.

Para quem já se interessa ou pensa em cursá-la, a dica é analisar as instituições que oferecem esta opção e escolher uma de qualidade e confiança.

As marcas do grupo Kroton (Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Unic, dentre outras) são grandes destaques na área do ensino superior, vale a pena conferir.

Não espere mais para se tornar um bom farmacêutico e comece a investir na sua carreira agora mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.