InícioDicasEnemQuantos pontos no ENEM preciso para passar em Farmácia?

Quantos pontos no ENEM preciso para passar em Farmácia?

Muitos estudantes têm o sonho de passar em Farmácia e começar a sua carreira profissional na área. No entanto, grande parte desses alunos não sabem de quantos pontos precisam para tal. Confira a seguir um guia completo sobre o assunto.

Sobre o curso de Farmácia

Esse curso é ofertado na modalidade de bacharelado e tem duração média de cinco anos. Após formado, o aluno consegue trabalhar em diversos ramos, veja só alguns exemplos.

  • Cosméticos;
  • Controle de produção de alimentos;
  • Fármacos;
  • Análises clínicas e toxicológicas.

Farmácia é uma das áreas da saúde mais promissoras atualmente. Afinal, como você mesmo viu, é possível atuar em diversos ramos do mercado. Ainda, para desempenhar essa profissão precisa ter um perfil bem específico, acompanhe.

  • Saber trabalhar em equipe e se comunicar muito bem;
  • Ter uma visão completa da saúde;
  • Gostar de pesquisa científica;
  • Ter responsabilidade ética e social.

Principais disciplinas do curso de Farmácia

No curso você precisará se dedicar a muitas disciplinas. Assim, é importante ter noção de que serão anos bem puxados da sua vida. Conheça aqui algumas matérias que fazem parte dessa formação.

  1. Farmacologia;
  2. Farmácia clínica;
  3. Química analítica;
  4. Toxicologia;
  5. Química geral;
  6. Formação integral em saúde.

A depender da faculdade, algumas disciplinas podem mudar na grade do curso. De toda forma, isso não altera grande parte do conteúdo visto.

Nota para passar em Farmácia pelo SISU

O SISU é o sistema de seleção mais difícil que você encontra atualmente. Afinal, com ele você consegue estudar em uma universidade de forma totalmente gratuita.

Dentro do SISU, você vai se deparar com a nota de corte de várias instituições de ensino superior. Além disso, vale ressaltar que a pontuação varia conforme o curso desejado. No caso de Farmácia, a lógica é a mesma e é necessário sempre checar.

O SISU e o ENEM

É importante lembrar que você só pode concorrer a uma vaga pelo SISU se tiver feito o ENEM. Hoje, o curso de Farmácia costuma ter uma nota de corte muito alta. Assim, isso significa que o aluno precisa ter uma nota alta nesta prova.

Na grande maioria das instituições de ensino superior, a nota de corte fica em torno de 700 pontos. Entretanto, em algumas universidades, o aluno precisa atingir uma pontuação de até 750 para conseguir uma vaga no curso.

Vale lembrar que a cada edição do SISU essa nota também sofre alterações. Mesmo assim, a média costuma ser essa na grande maioria dos anos. Portanto, o aluno precisa se preparar muito para conseguir essa pontuação no ENEM.

O lado bom é que apesar de o processo seletivo não ser nada fácil, existem várias instituições nacionais. Assim, grande parte delas oferece o curso de Farmácia. Ainda, o aluno pode concorrer a uma vaga em qualquer universidade do país, sem problemas.

Passar em Farmácia pelo ProUni

Esse programa é para aqueles que buscam fazer o curso em alguma instituição particular. Nesses casos, o aluno ganha uma bolsa de estudos bancada pelo Governo Federal. Agora, esse auxílio nem sempre é de 100%.

Isso porque você pode conseguir uma bolsa de apenas 50%. Dessa forma, o aluno quem entra com o resto do valor do curso. No entanto, mesmo tendo que pagar uma quantia, o abono é, sem dúvidas, muito importante.

Outro ponto é que para se candidatar ao ProUni o aluno precisa ter feito o ENEM e atingido uma pontuação de pelo menos 650. Claro, da mesma maneira do SISU, essa nota varia com os anos, mas a média é essa.

Requisitos exigidos pelo ProUni

Como aqui o aluno ganha bolsa, algumas exigências são feitas para ele ser aprovado. Conheça abaixo alguns dos requisitos que o estudante precisa cumprir para se candidatar ao auxílio.

  • Não possuir diploma de nível superior;
  • Ter uma renda familiar bruta de até três salários mínimos, isso por cada membro da casa;
  • Ter realizado a prova do ENEM mais recente sem ter zerado a redação e com uma nota mínima de 450 pontos;
  • Ensino médio completo em escola pública ou, no caso de escola particular, ter obtido bolsa integral.

Perceba que a nota do ENEM mínima é de 450. No entanto, isso é apenas para que o aluno consiga se candidatar. Assim, a competição para passar em Farmácia é baseada em notas maiores, como 600.

Como funciona a pontuação no FIES para passar em Farmácia?

O programa oferece crédito para alunos cursarem uma faculdade particular. Então, você já pode estar no curso de Farmácia ou ainda querer entrar nele. O interessante do FIES é que o aluno tem acesso a juros bem menores comparados ao mercado.

Quem opta por esse programa também tem um prazo estendido para pagar sua dívida. Assim, para se candidatar basta usar a sua nota do ENEM que precisa ser de pelo menos 560 pontos.

Com ela, você já consegue entrar em várias universidades pelo FIES. Dessa forma, esse programa é uma ótima maneira para quem quer cursar Farmácia.

Ingresso direto em Farmácia

Essa é uma maneira de entrar no curso em algumas faculdades particulares. Assim, você só precisa apresentar sua nota do ENEM. A diferença é que aqui a pontuação exigida costuma ser bem menor, o que torna o processo seletivo um pouco mais simples.

Passar em Farmácia pelo ENEM

Note que em todos os tipos de processo seletivos citados aqui é necessário o ENEM. Portanto, essa é uma prova para a qual o aluno deve se dedicar muito, independente do curso que queria fazer.

É por isso que muitos candidatos passam boa parte do seu tempo estudando para o ENEM. Afinal, além de ser uma avaliação importante, ela é bem complexa e engloba todos os assuntos do ensino médio.

No caso dos que querem passar em Farmácia, é necessário ter em mente que a nota de corte é alta. Dessa forma, a dedicação tem que ser ainda maior.

Vá em busca do curso dos seus sonhos!

Agora você já sabe todas as formas de ingressar nesse curso, então é a sua vez. Não perca mais tempo e comece a planejar a sua carreira de sucesso dentro dessa profissão. Acredite, com dedicação tudo dará certo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.