InícioCursinhos pré-vestibularO que estudar para o vestibular de Farmácia?

O que estudar para o vestibular de Farmácia?

Saber o que estudar para o vestibular de Farmácia é de grande ajuda na hora de se preparar. Afinal, é possível focar nos conteúdos mais importantes. Então, veja em quais temas você deve se ater para passar no curso dos seus sonhos.

O que estudar para o vestibular de Farmácia?

Muitos sabem quais matérias escolares fazem parte do curso de Farmácia. No entanto, descobrir quais são os exatos conteúdos que contam mais para o vestibular não é tão fácil. Para ter uma ideia, esses são algumas das aulas do curso de Farmácia:

  • Tecnologia Farmacêutica;
  • Biologia Celular;
  • Análises Toxicológicas;
  • Resposta Imunológica;
  • Química.

É possível perceber que o curso tem muitas matérias de Ciências da Natureza. Ou seja, o foco deve ser ainda maior nessa área. Isso não significa que você deva esquecer a existência de outros assuntos como Português ou Geografia.

Lembre-se de que o ideal é aprender todos os conteúdos para o vestibular. Assim, a certeza de que você irá conseguir passar é maior. Porém, saber o que é mais importante pode ajudá-lo no seu planejamento de estudos.

Ciências da Natureza

Quem quer prestar vestibular de Farmácia já sabe quais são as matérias principais. Afinal, é uma área que usa muito da Biologia e Química, ambas de Ciências da Natureza. Agora, é preciso saber quais são os assuntos principais de cada uma delas.

Na parte de Biologia é preciso dar uma atenção maior em genética, bioquímica e citologia. Já em Química, o foco deve ser química analítica, físico-química e química orgânica e inorgânica.

Estudar esses assuntos para o vestibular não ajuda apenas a passar na prova. Logo, um aluno de Farmácia deve saber pelo menos o básico sobre esses temas. Assim, após o vestibular, ao rever esses conteúdos na faculdade, será mais fácil seguir com a formação.

As ciências Exatas no vestibular de Farmácia

Outra matéria que muitos pensam ao falar sobre a faculdade de Farmácia é a Matemática. Afinal, mesmo fazendo parte de Ciências da Natureza, Química também engloba assuntos com números. Assim, a parte de Exatas é super importante no vestibular de Farmácia.

Preste bastante atenção em conteúdos como funções, probabilidade, equações de segundo grau, entre outros. Ainda mais, também é preciso focar em Física, que também entra em Exatas. Nesse caso, o foco maior deve ser em Física moderna, óptica e eletromagnetismo.

Ciências Humanas

Farmácia não é um curso que tem apenas conteúdos com números ou Biologia. Por isso, você não deve deixar de estudar a parte de Humanas. No fim, um aluno que sabe todas as áreas se dará melhor do que um que tenha conhecimento apenas na parte de Exatas.

Ciências Humanas inclui matérias como Sociologia, Geografia, Filosofia e História. Além disso, a principal discussão dessa área é o homem e sua interação social. Ou seja, é muito ligado à cultura e à linguagem.

Esse campo é extenso e inclui muita leitura. No entanto, para ajudar, é possível estudar conteúdos de Humanas até mesmo com filmes ou séries. Então, os principais assuntos de cada matéria são:

  • Mídia, cultura, indivíduo, sociedade e trabalho em Sociologia;
  • Demografia, geopolítica e dinâmica social em Geografia;
  • Política e ética em Filosofia;
  • Guerras, história do Brasil e do mundo em História.

Redação

Quem já conhece um pouco sobre as provas sabe da importância da redação. Essa é uma parte que pode salvar muitos candidatos. Por isso, é preciso focar bastante na prova de redação ao estudar para o vestibular de Farmácia.

Acontece que não basta saber somente regras de gramática e coesão textual. Além disso, é preciso bastante treino para entender toda a estrutura de uma redação do ENEM. Outro foco também deve ser a prática da argumentação e desenvolvimento de ideias.

Existem diversos sites que ensinam como fazer uma boa redação e que oferecem temas para o aluno praticar. Essa pode ser uma ótima forma de começar a estudar. Tente fazer, no mínimo, dois textos por mês – ou um por semana – para se preparar.

Atualidades

Saber sobre atualidades é bom tanto para Ciências Humanas quanto para a redação. Por isso, você deve estar sempre atento aos principais assuntos do momento. Ouvir rádio, ler jornais ou assistir à televisão será uma grande ajuda no seu ano de vestibulando.

Lembre-se que, para redação, o tema não é óbvio demais. Por exemplo, em anos de eleição é muito difícil que o texto seja sobre isso. Você pode e deve treinar, mas esteja preparado para diversos assuntos.

Planejamento de estudos para o vestibular de Farmácia

Sabendo quais os principais conteúdos, é hora de planejar sua rotina de estudos. Afinal, nesse momento já é possível ter noção do seu foco. Mas, também é preciso levar em conta com quais conteúdos você já tem mais facilidade.

Pense na sua rotina atual

Coloque em um papel como é o seu dia a dia a semana toda. Insira desde sua hora de acordar até a hora de dormir. Além disso, marque até mesmo seus horários de almoço e jantar.

Veja em quais momentos do dia você pode inserir a hora dos estudos. Além disso, retire partes da sua rotina que não são tão importantes e dedique-as para o aprendizado. Porém, lembre-se de que momentos de lazer e horas de sono são essenciais.

Avalie o que precisa estudar para o vestibular de Farmácia

Em um papel ou documento no computador, anote tudo o que cairá no vestibular. Depois, separe cada conteúdo por categorias diferentes. Por exemplo, o que é mais importante para o vestibular de Farmácia, temas que você já sabe, matérias mais difíceis, entre outros.

Coloque os assuntos no planejamento de estudos

É hora de encaixar as matérias na sua organização semanal. Dedique mais horas em matérias mais importantes ou nas quais você tem mais dificuldade. Para balancear, as disciplinas mais fáceis ou que contam menos para a prova podem exigir menos tempo de estudo.

Não se esqueça de fazer revisões das matérias já estudadas. Além disso, esse planejamento pode mudar a cada semana. Uma boa dica é usar o domingo para fazer a organização dos próximos 7 dias de aprendizado.

Foco total no vestibular de Farmácia

É normal acabar perdendo a motivação conforme o tempo passa. Mas, é essencial continuar os estudos, mesmo em dias nos quais a preguiça é maior. Apesar disso, é importante também descansar e ter momentos de lazer, tudo com equilíbrio.

Você vai passar os próximos anos em seu curso dos sonhos. Por isso, esse momento de estudos para o vestibular de Farmácia é muito pequeno e vai valer a pena. Então, não desista e continue firme no aprendizado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.