As metodologias são muito eficientes no planejamento de um projeto ou atividade em específico. Sem dúvida, conhecer melhor as ferramentas que envolvem as metodologias é um diferencial no mercado de trabalho. A princípio, são utilizadas duas classificações para defini-lás: metodologia ágil e metodologia tradicional. Confira tudo sobre cada uma delas aqui neste artigo.
O que você verá neste artigo:
Metodologia tradicional
As metodologias tradicionais surgiram em virtude de uma demanda específica dentro das empresas para organizar melhor os projetos. Mesmo que vivamos em constante mudança, os métodos tradicionais ainda são muito utilizados. Em outras palavras, a metodologia tradicional consiste em manter os processos organizacionais mais rígidos e em etapas definidas. Como resultado, não há muito espaço para mudanças inesperadas e a qualidade das atividades e produção é mantida.
Desse modo, as metodologias tradicionais trabalham muito com etapas de planejamento. Em síntese, é dentro de um cronograma planejado que são definidas a produção da empresa. O escopo é determinado em equipe para posteriormente serem definidas as demais escalas do produto.
Vantagens da metodologia tradicional
É por intermédio de uma waterfall (cascata) que as metodologias tradicionais são formadas. Uma fase somente inicia após o término da outra, rumo ao objetivo, sem muito espaço para modificações. Em resumo, as etapas contemplam a avaliação do projeto, prática inicial, testes, implantação e logo após a manutenção. Alguns exemplos: PMBOK e Prince2.
Apesar de ocorrer um crescimento significativo das metodologias ágeis, o tradicional ainda oferece algumas vantagens, como:
- segurança: seus procedimentos são mais seguros por estarem previamente estabelecidos;
- valores previsíveis: o cliente e a empresa sabem as etapas e os valores de investimento;
- ampla estabilidade
- etapas documentadas: tudo deve ser registrado conforme as fases de produção vão se estabelecendo;
- melhor entrega: produtos completos, testados e com maior agilidade na entrega.
Desvantagens
Em virtude de serem muito adeptas à mudanças, certamente as metodologias tradicionais apresentam algumas desvantagens. Dessa forma, algumas abordagens dificultam, de certo modo, o bom andamento dos processos dentro das organizações. Entre elas, podemos citar:
- procedimentos burocráticos: certamente um fator que desmotiva colaboradores e gera perda de tempo. As atividades burocráticas que cabem a esta metodologia não fogem do aspecto de preenchimento de documentos, por exemplo;
- erros: embora pareça muito eficiente, não é possível voltar às etapas. Desse modo, se ocorrem equívocos anteriores, isso reflete nas próximas fases;
- prazos maiores de entrega;
- burocracia;
- falta de flexibilidades;
- engessamento de produtos e processos que diminuem espaço para inovação.
Metodologia ágil: vantagens e desvantagens e seus benefícios
Mesmo que automaticamente se associe o termo “ágil” à rapidez e agilidade, essa metodologia não se trata somente disso. A metodologia ágil consiste em entrega parcial dos projetos ao invés de um resultado final apenas. Certamente operando desse modo é possível avaliar de forma mais clara o que está dando certo e o que precisa melhorar.
Conforme as coisas vão acontecendo, os processos vão se adaptando. Juntamente com feedbacks e fatos do cotidiano, os processos se modificam. As alterações necessárias podem ser efetuadas mesmo que não obedeçam ao escopo inicial. Isso vale para o cronograma também, que é passível de modificações.
Com o intuito de gerar mais liberdade no fluxo dos processos, a metodologia ágil apresenta algumas vantagens:
- menos burocracia: o planejamento e a entrega ao cliente é o foco assim como na tradicional, porém há menos documentos para elaborar;
- colaboração: trabalho em equipe é valorizado e todos interferem na entrega do projeto;
- participação do cliente: de fato é o cliente quem contribui para a construção do projeto por meio de constantes feedbacks junto às entregas;
- personalização do produto: certamente um item que conta muitos pontos. Com a intervenção do cliente e entregas múltiplas é possível customizar as necessidades dos clientes.
- qualidade: com a intervenção e os retornos das entregas, é possível corrigir antes de entregar as próximas fases. Em conclusão, é viável corrigir antes de prosseguir, aumentando a qualidade final.
Embora pareça perto de uma eficiência máxima, sempre há pontos negativos. Algumas desvantagens das metodologias ágeis são:
- se o cliente precisa do produto de imediato todo pronto, com a metodologia ágil ele não terá;
- o planejamento dos produtos leva mais tempo, de tal forma que pode gerar maior prazo ao cliente;
- pode ter um custo menos exato em comparação com as tradicionais.
Exemplos de metodologias ágeis
Sem dúvida, há uma variedade de metodologias ágeis, e uma ou mais pode ser utilizada dentro da empresa. Juntamente com o desejo de utilizá-las, é importante saber como cada uma funciona por causa de sua grande repercussão na atualidade.
- Scrum: funciona em até quatro ciclos, é a metodologia mais utilizada hoje em dia. É provável que uma reunião inicial de equipe defina metas e tarefas em cada ciclo. Isso vale como um alinhamento importante até para que a comunicação diária possa fluir plenamente. Cada um aponta no dia anterior o que realizou, as dificuldades e o que foi finalizado. Confiança, colaboração e respeito são peças chave no Scrum.
- Microsoft Solutions Framework (MSF): criada em 1994 pela Microsoft, o acompanhamento do cliente é tida como forte. Visão de equipe, prevenção, compartilhamento de informações, agilidade, mudança e melhoria contínua compõem essa metodologia ágil.
- Extreme Programming (XP): utilizada basicamente para desenvolver softwares de alta performance. Em resumo, exprime valores como: coragem, feedback, mudança, comunicação, simplicidade e respeito. Além disso, a sustentabilidade e valorização da colaboração são pontos importantes.
- Kanban: tido mais como um sistema de agilidade do que uma metodologia ágil, é basicamente um organizador de tarefas. Sua configuração é em quadros, status e atividades a fazer, como um controle visual. De fato, o Kanban é ótimo para reduzir custos e eliminar sobras ou excedentes.
Independente da metodologia escolhida pela empresa, é importante que você se adapte a mesma. Ambas possuem vantagens e desvantagens, tempo de aprendizagem e adaptação diferentes. Certamente o objetivo deve ser oferecer o melhor serviço e produto ao cliente, assim como respeitar a cultura organizacional de cada instituição.
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