InícioGraduaçãoOdontologiaO que faz um dentista bucomaxilo

O que faz um dentista bucomaxilo

A profissão de dentista bucomaxilo tem ganhado muito espaço nos últimos anos. No entanto, ainda é comum encontrar pessoas que não entendem o que esse especialista faz. Confira aqui um artigo completo com tudo sobre essa área da saúde.

O que é um dentista bucomaxilo

Esse é o profissional que cursou Odontologia e decidiu se especializar no ramo de bucomaxilo. Dessa forma, cuida de forma cirúrgica das doenças que afetam a boca. Isso se aplica de modo ainda mais preciso aos traumas.

Hoje, esse especialista é procurado por cada vez mais pessoas. Assim, trata tumores que surgem na boca e no maxilar. Além disso, os implantes dentários também são de sua responsabilidade.

É possível perceber que essa é uma área bem complexa. Então, o profissional  deve estar muito bem preparado para conseguir trabalhar. Por esse motivo, a jornada de um dentista com essa formação é longa e cheia de desafios.

O curso de Odontologia

Não dá para se especializar em bucomaxilo sem antes passar pela graduação em Odontologia. Assim, a mesma ocorre em um período de cinco anos, funciona de modo integral. 

Essa é uma formação que une bastante a teoria e a prática. A dificuldade do curso está no fato dessa área combinar tudo isso. Portanto, quem deseja seguir carreira de dentista bucomaxilo precisa ter em mente que o esforço será sempre necessário.

Grade curricular de Odontologia

Por ser um curso com oito semestres, são muitas as disciplinas presentes em sua grade curricular. Assim, o estudante aprende sobre anatomia, biologia celular e bioquímica. Confira outras matérias mais gerais que também são abordadas:

  • Genética e Bioética;
  • Saúde Coletiva;
  • Informática;
  • Cirurgia e Área Clínica;
  • Psicologia.

Concluído todas essas disciplinas, o aluno precisa ainda fazer estágio e apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Então, só após esse processo é que vem a pós-graduação em Bucomaxilo. Dessa forma, é necessário passar por mais uma etapa de estudos, que dura em torno de dois ou três anos.

As habilidades e funções do dentista bucomaxilo

Por ser uma profissão muito complexa que lida com pessoas, existe um perfil que o especialista deve ter. Assim, conheça algumas características muito importantes na hora de trabalhar nessa área:

  • Capacidade de manter a concentração por muitas horas;
  • Saber se relacionar com as pessoas;
  • Ser capaz de trabalhar em equipe;
  • Ter uma noção clara de ética profissional;
  • Possuir raciocínio rápido;
  • Saber lidar com situações intensas e trabalhar sob pressão;
  • Manter-se atualizado.

Esses elementos fazem muita diferença na atuação do dentista. Além disso, são desenvolvidos durante a faculdade. Portanto, é essencial ter muita atenção ao escolher em qual instituição estudar.

Funções do profissional

Hoje, o dentista bucomaxilo é capaz de realizar diversas tarefas dentro da sua área. No entanto, algumas ganham mais destaque do que outras. Confira alguns exemplos a seguir:

  • Cirurgias Ortognáticas;
  • Diagnóstico e tratamento de dores orofaciais;
  • Cirurgia Bucal;
  • Diagnóstico e tratamento de disfunção da ATM; 
  • Diagnóstico e tratamento de apneia obstrutiva do sono.

Uma das coisas mais legais dessa profissão é que ela costuma atuar em conjunto. Então, o dentista trabalha com o fonoaudiólogo, otorrino, fisioterapeuta, entre outros. Assim, esse time de áreas diferentes é que garante tratamentos mais eficazes.

Mercado de trabalho para o dentista bucomaxilo

De forma geral, a área da saúde sempre está com uma demanda alta de profissionais. No caso dessa profissão, a lógica é a mesma, de modo que o mercado de trabalho é muito promissor.

O especialista nesse ramo costuma atuar mais em ambientes hospitalares. Um outro ponto que vale discussão é sobre a quantidade de profissionais dentistas formados no Brasil. Então, apesar da porcentagem ser alta, isso sequer é motivo de preocupação.

Ao contrário do que alguns acreditam, tal realidade não torna as coisas mais complicadas para conseguir um bom emprego. Dessa forma, se você deseja seguir por essa área, não tenha isso como obstáculo.

Quanto ganha um dentista bucomaxilo

Já que o mercado está em busca de mais profissionais, a faixa de salário é bem interessante. Assim, hoje quem atua no ramo ganha na média de R$ 3.500,00. O teto de renda chega em R$ 5.700,00, com jornada de trabalho de 24 horas semanais.

Agora, para quem é concursado, as possibilidades são ainda maiores. Então, a média salarial no setor público é maior do que no privado. Ainda, vale deixar claro que isso é uma base e que existem casos nos quais o profissional ganha bem mais.

Cuidado com a escolha da faculdade

Hoje, inúmeras instituições oferecem o curso de Odontologia. No entanto, nem todas seguem o mesmo padrão de qualidade, principalmente quando o assunto é estrutura física. Escolher uma boa faculdade faz toda diferença na sua formação de dentista bucomaxilo.

Inclusive, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Dessa forma, é necessário avaliar muitas questões antes de tomar uma decisão. Portanto, veja aqui três fatores que devem influenciar sua escolha.

Estrutura

A formação de dentista e especialização em bucomaxilo são processos bem complexos. Portanto, uma tem impacto direto na execução da outra. Assim, ter uma faculdade que ofereça os melhores recursos para aprendizado é essencial.

Histórico da instituição

Saber como uma faculdade é vista pelos seus alunos é algo muito importante. Isso te dá uma noção do que esperar e se de fato ela vale a pena. Dessa forma, uma dica é conversar com pessoas que já frequentaram ou ainda estudam na instituição.

Matriz curricular do curso

O curso é um só, mas é normal que algumas faculdades tenham diferenças na sua grade curricular. Portanto, esse aspecto também influencia na formação do profissional e deve ser analisado.

Invista na sua carreira profissional

Você pode conhecer tudo sobre essa área e como se tornar um bom dentista bucomaxilo. Dessa forma, é sua vez de analisar se essa é a sua profissão ideal. Uma dica é tomar como base o perfil que foi descrito aqui.

Por fim, não perca mais tempo e invista na sua carreira. Assim, o curso de Odontologia é apenas o primeiro passo. Com muita dedicação e esforço pode ter certeza que o sucesso será garantido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.