InícioDicasEstudosQual é a ligação entre Ciências Exatas e as descobertas espaciais?

Qual é a ligação entre Ciências Exatas e as descobertas espaciais?

O vestibular é uma forma de mudar a sua perspectiva de vida e uma fase de grandes desafios. Aqui tratamos de diversas temáticas e assuntos ligados a isso, sempre com foco em esclarecer as suas mais diversas dúvidas em relação a este período.

Logo ali, a redação, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibular tradicional ou online, todos apenas aguardando você. Contudo, existe uma outra situação que aflige milhares de estudantes. É o futuro dentro de uma carreira acadêmica e profissional. Logo, o grande foco de nosso post de hoje destacará a importância dos conteúdos de Exatas, sua relação com as descobertas espaciais e o que isso tem a ver com as futuras carreiras.

Vem com a gente neste bate-papo. Afinal, informação é tudo quando é chegado o momento de abrir os olhos para o seu futuro. Naturalmente, isso lhe dará mais segurança e o auxiliará na sua compreensão de que tudo que você estudar tem lá na frente uma função prática dentro do seu mundo.

Qual é a ligação entre Ciências Exatas e as descobertas espaciais?

Durante o ensino médio, sempre tem aquelas disciplinas e matérias que os alunos têm mais predileção. Ou seja, um conteúdo que você gosta de estudar em detrimento de outros.

Em suma, a grande maioria deles se encontra dentro das chamadas Ciências Exatas, na forma da matemática, lógica, química, física e outras aplicações. Por exemplo, a análise, a dedução, cálculos e operações, e uma dezena de outras práticas.

Todas elas você encontra no seu dia a dia, com destaque para a grande influência dessas junto às grandes descobertas espaciais. E as mesmas, com o tempo, foram sendo incorporadas a sua rotina.

Descobertas espaciais no seu dia a dia

Antes de mais nada, como você acha que seu celular tem todas essas aplicações e uma mobilidade tão eficiente? Como você acha que uma quantidade de comidas e alimentos chegam a sua mesa de maneira tão simples e com formas tão diversificadas?

Esta não é a primeira vez que tratamos de assuntos como o espaço. Além da importância das Ciências Exatas para humanidade. Por isso, sempre vale a pena acessar postagens antigas e entender ainda mais sobre o assunto.

Mobile, agronegócio e muito mais

Voltando ao foco da nossa conversa, agora se ligue na relação entre os cálculos que você estuda em matrizes e geometria analítica com o espaço. Por meio de Isaac Newton e René Déscartes, essas ciências evoluíram e permitiram aos seres humanos entenderem os planetas. 

Logo, com Albert Einstein descobrimos interpretações novas sobre as forças que comandam o Universo de maneira natural, a duplicidade da luz e como ela deve ser interpretada. Consequentemente, as Exatas permitiram ao homem chegar ao espaço e aos planetas e demais corpos celestes. E, além disso, ainda estabelecer comunicações sem fio e a troca de dados e informações precisas. 

É com a pesquisa avançada da química que chegamos aos combustíveis capazes de enviar nossos satélites para a órbita de nosso planeta para monitorar todas as suas nuances e detalhes. E, como resultado, hoje sabemos como o clima funciona com mais precisão. Assim, nossa agricultura produz mais alimentos em menores espaços. Sem falar na quantidade de estudos feitos no próprio espaço por meio da biologia e que nos fizeram conhecer mais sobre conservação de nutrientes e formas de manter nossa saúde em situações inóspitas. 

Do espaço para o nosso dia a dia

Em síntese, sabemos mais sobre nosso metabolismo e funções corporais graças aos estudos em química, astrobiologia e medicina por meio de suas aplicações junto ao espaço. 

Logicamente, ficou bem mais fácil a vida atual com a ampliação e acesso das diversas tecnologias que nasceram junto às descobertas espaciais. Essas que agora estão no seu dia a dia como estudante de vestibular, universitário e profissional recém formado.

O ensino superior ganhou ainda mais importância com a chegada dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e o acesso às melhores faculdades do Brasil se tornou algo real.

Entretanto, não estamos falando aqui sobre cursar Matemática ou algum curso do projeto Academia Tech. A ligação entre ciências exatas e as descobertas espaciais sai da esfera acadêmica e é um fato dentro da sua vida cotidiana. Ademais, não importa se você é estudante ou profissional.

A necessidade em entender o papel das Ciências Exatas em sua vida é tão importante quanto se dedicar aos seus estudos. Afinal, estamos falando de aumentar o seu poder de análise. Enfim, saber que todo conhecimento tem utilidade e que, sim, isso será usado por você depois.

Evitar as Exatas não é uma opção

Negar o impacto da matemática, física, lógica e outros conteúdos que exigem exercícios de aprendizagem constantes como algoritmos, cálculos e que “queimam o cérebro” na sua aprovação junto ao ENEM é algo impossível. 

Isso se deve ao alto grau de tecnologia envolvido em nossas rotinas. Seja dentro da sua casa, durante os estudos – o que fica ainda mais escancarado em nossas redes sociais e no processo de aprovação do vestibular.

ENEM e vestibular, o resultado prático da ligação entre Ciências Exatas e as descobertas espaciais

Você está se preparando para o ENEM ou mesmo uma prova de vestibular que fará para uma universidade. Em todos os momentos, tenha a certeza de que o ambiente virtual e com transmissão de dados – utilizados para estudos, troca de informações, aulas e provas – é resultado das ciências exatas que foram aplicadas para a descoberta espacial e que chegaram ao nosso alcance ao longo dos anos. 

Como você acha que os astronautas trocavam informações com a NASA e as outras agências espaciais? Como a espécie humana chegou lá? 

Tal qual nossos astronautas e cientistas, o vestibulando enfrenta seus próprios medos e desafios. Ao contrário de muitos estudantes com medo de Exatas, a vastidão desconhecida do universo e as situações de grande perigo não foram capazes de impedir o sucesso dessas pessoas. Definitvamente, elas mudaram as nossas vidas.

Esperamos que você tenha coragem e se prepare para seus desafios, assim como milhares de outros estudantes e cientistas enfrentaram seus medos. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.