InícioGraduaçãoEngenhariaNutrição e Engenharia de Alimentos: quais as semelhanças e diferenças

Nutrição e Engenharia de Alimentos: quais as semelhanças e diferenças

As áreas de Nutrição e Engenharia de Alimentos estão ganhando mais espaço no mercado. Com isso, cada vez mais pessoas se interessam em seguir essas carreiras. Acompanhe um guia completo com diferenças e semelhanças entre elas.

Nutrição e Engenharia de Alimentos: qual escolher?

Com o mercado em ascensão, essas profissões ficam em destaque. No entanto, apesar de ambas tratarem de alimentos, elas possuem diferenças. Dessa forma, não ache que a formação é igual.

A Nutrição tem suas características que nem sempre batem com a Engenharia de Alimentos. Portanto, é essencial conhecer melhor cada uma delas antes de tomar uma decisão.

Formações diferentes

Como são profissões distintas, os cursos também seguem a mesma lógica. Então, para ficar mais didático, acompanhe um panorama geral sobre cada um deles de maneira separada.

1 – Nutrição

O profissional dessa área vai focar no estudo dos alimentos. Assim, a sua função é entender como eles impactam o organismo dos seres humanos. Além disso, quem trabalha com Nutrição se preocupa em analisar a rotina de alimentação dos pacientes.

Com isso, o especialista vai sugerir elementos para serem consumidos, visando diferentes focos. Seja ele o emagrecimento ou apenas atingir um estado de saúde.

2 – Engenharia de Alimentos

No caso dessa profissão, as coisas são bem diferentes. Apesar de também lidar com alimentos, o engenheiro estuda a sua produção em escala industrial. Portanto, o foco das formações é bem divergente.

Quem atua nesse ramo visa a criação de técnicas e programas para o processo produtivo. Assim, é possível perceber que esse profissional não trabalha com pacientes como é o caso da Nutrição.

Dito isso, o que une essas áreas de fato são os alimentos. No entanto, a forma como eles são trabalhados é distinta. O foco do engenheiro é a indústria, e o do nutricionista, as pessoas.

Nutrição e Engenharia de Alimentos: principais disciplinas

Para quem está em dúvida sobre qual profissão escolher, é interessante se atentar para o curso. Afinal, cada um deles tem uma grade curricular diferente e com vários focos. Veja só.

1 – Nutrição

É possível perceber como cada profissão funciona só olhando a matriz dos cursos. Dessa forma, percebe-se aqui como a Nutrição é uma área voltada para o ser humano em geral e suas funções.

  • Farmacologia;
  • Estatística;
  • Anatomia;
  • Avaliação nutricional;
  • Dietética;
  • Composição de alimentos;
  • Nutrição no esporte;
  • Saúde coletiva.

2 – Engenharia de Alimentos

Durante a formação, o engenheiro de alimentos estuda diversas disciplinas da área de ciências exatas. Afinal, elas vão servir como uma base muito importante. Com elas, o trabalho dentro da indústria pode ser realizado de maneira eficiente.

  • Bioquímica de alimentos;
  • Cálculo;
  • Processos de conservação;
  • Embalagens;
  • Toxicologia;
  • Resíduos na indústria de alimentos;
  • Química analítica;
  • Higiene e sanificação.

Ao comparar as grades, é visível que os alimentos são o objeto de estudo principal. No entanto, a forma como eles serão usados nas profissões são diferentes. Assim, antes de escolher qual área você vai seguir, vale a pena considerar isso.

Principais áreas de atuação

Uma das coisas mais legais da Nutrição e Engenharia de Alimentos é o quão versáteis elas são. Dessa forma, nenhuma das áreas tem um perfil de trabalho engessado. Portanto, isso permite que você atue de várias maneiras diferentes.

1 – Nutrição

O nutricionista tem um perfil que é exigido em inúmeros ambientes e espaços. Então, consegue desempenhar sua profissão de acordo com seu foco. Caso ele goste mais do ramo de esportes, é possível atuar auxiliando atletas.

Todo local que trabalha com comida de forma direta precisa de um nutricionista. Dessa forma, ele e o engenheiro de alimentos podem ser parceiros na indústria. Isso ainda que tenham funções distintas, mas complementares.

2 – Engenharia de Alimentos

O ramo da docência é uma possibilidade para ambas as profissões. Além disso, o engenheiro tem capacidade para trabalhar em diversos setores da indústria. Veja só.

  • Transformação de matéria prima em alimentos ou embalagens;
  • Criação de equipamentos para a indústria de alimentos;
  • Atuar em consultoria técnicas e órgãos de fiscalização;
  • Trabalhar com tratamento de resíduos.

Perceba que você tem uma liberdade de escolha muito grande nessas duas profissões. Então, isso sem dúvidas precisa ser um fator importante para escolha de carreira.

Nutrição e Engenharia de Alimentos: o mercado de trabalho

Não há dúvidas de que o mercado é algo que preocupa qualquer profissional. Ainda, quem está pensando em qual carreira seguir sempre se pergunta sobre as oportunidades. Portanto, analise como as duas áreas são vistas no setor de trabalho.

1 – Nutrição

Quem trabalha com Nutrição tem um acesso a um mercado de trabalho bem amplo. O mais legal é que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde. Dessa forma, as chances das oportunidades crescerem são enormes.

O nutricionista tem liberdade para trabalhar em diversos espaços. Clínicas, hospitais, indústrias, academias e laboratórios são apenas alguns exemplos. Ainda, isso é importante pois permite que o profissional escolha uma vertente que lhe agrada.

2 – Engenharia de Alimentos

No quesito oportunidades o ramo da Engenharia de Alimentos segue o mesmo padrão. Assim, você pode esperar um mercado cheio de opções para trabalhar. Além disso, mesmo em situações de crise econômica esse ramo não costuma sofrer muito.

A indústria é sem dúvidas o segmento que mais contrata profissionais da área. No entanto, o profissional tem autonomia para atuar em outros ambientes. Então, lugares como restaurantes e distribuidoras são boas opções que devem ser consideradas.

Nutrição e Engenharia de Alimentos: escolha a sua profissão ideal

Agora você conhece bem essas duas áreas, de modo que está pronto para tomar uma decisão. Portanto, uma última dica é colocar em um papel todos os seus gostos e seus desejos profissionais.

Isso vai fazer com que sua escolha final seja a mais acertada possível. Também lembre-se de que não existe uma profissão melhor ou mais importante. Afinal, elas são bem diferentes e têm papéis definidos no mercado de trabalho.

Por fim, é hora de você começar a construir sua carreira profissional. Então, escolha uma boa faculdade para que você aproveite ao máximo a sua formação. Assim, pode ter total certeza de que sua trajetória será um grande sucesso.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.