InícioGraduaçãoCurso de Segurança Alimentar: descubra a formação!

Curso de Segurança Alimentar: descubra a formação!

A alimentação é uma das necessidades básicas dos seres humanos. Afinal, é ela que garante saúde e energia para que as pessoas possam seguir suas vidas e desenvolver suas atividades no dia a dia.  

No entanto, da produção de alimentos até a comida chegar no prato, existem diversos processos que devem respeitar normas e protocolos de segurança. O manejo, o transporte e o armazenamento requerem cuidados especiais, que irão garantir que os alimentos mantenham-se saudáveis e não provoquem nenhum tipo de risco à saúde. 

Desta forma, os profissionais da área de Segurança Alimentar cumprem um papel muito importante em nossa sociedade. São eles que acompanham todas as etapas pelo qual os alimentos passam, implementando técnicas e práticas adequadas em cada uma delas.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa profissão e como você pode atuar nela? Confira nosso post e descubra como é o curso de Segurança Alimentar!

Como é o curso de Segurança Alimentar?

O curso de Segurança Alimentar pode ser realizado em caráter de curso superior de tecnologia. Nesta graduação, o principal objetivo é fornecer conhecimentos que serão aplicados nas boas práticas de manejo de alimentos, tendo como foco a manutenção da segurança alimentar

A faculdade, de caráter tecnólogo, é considerada um curso de nível superior da área da Nutrição. Após a conclusão da formação, o profissional ainda pode optar por dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação na área dos alimentos. 

Ao longo da graduação, os alunos irão aprender sobre criação de estratégias e políticas de segurança alimentar em todas as etapas da produção de alimentos, sejam eles orgânicos, transgênicos ou industrializados

O curso é voltado especialmente para perfis profissionais que tenham interesse por alimentos, culinária e saúde. Algumas das competências que a carreira exige são o comprometimento e a responsabilidade social, afinal, o profissional será responsável por garantir formas de alimentação segura.

Como é o curso de Segurança Alimentar EAD?

A graduação em Segurança Alimentar EAD pode ser feita de modo remoto, que é quando você assiste às aulas e acessa os conteúdos de forma 100% online, permitindo assim o  acompanhamento das atividades do curso independente de onde estiver. 

A modalidade EAD tem sido uma ótima alternativa para quem deseja cursar uma graduação e possui pouca flexibilidade de horários no dia a dia. Na prática, a grande diferença em relação ao curso presencial é o modo como você acessa os conteúdos. 

Vale lembrar que o reconhecimento do certificado do curso é o mesmo em ambas as modalidades, desde que seja reconhecido pelo MEC!

Achou interessante? Confira as graduações em Segurança Alimentar EAD disponíveis aqui na Voomp.

Quanto tempo dura a graduação em Segurança Alimentar?

Geralmente, os cursos de caráter tecnólogo possuem a duração um pouco mais curta do que os cursos de bacharelado ou licenciatura. Alguns cursos possuem duração de três semestres, outros chegam até seis. Já o curso tecnólogo em Segurança Alimentar dura em média quatro semestres, ou seja, dois anos de faculdade.

No entanto, isso não significa que, caso ocorra algum contratempo e não consiga se formar dentro do tempo previsto, você perderá a sua graduação. Em situações de atraso, o recomendado é estabelecer contato com a instituição de ensino para analisar uma maneira de concluir os seus estudos. 

Quais são as matérias estudadas no curso de Segurança Alimentar?

Ao longo do curso, os graduandos irão estudar matérias que visam fornecer conhecimentos que auxiliem na promoção da segurança alimentar. Desta forma, a grade curricular é composta por matérias como gestão de qualidade, biossegurança e análises químicas de alimentos.

Além do conhecimento prático, voltado ao controle e à fiscalização dos alimentos, os profissionais entram em contato com assuntos, como: dinâmicas de produção e logística de transporte de alimentos

A seguir, confira algumas das principais matérias do curso de Segurança Alimentar:

  • Gestão da Qualidade
  • Introdução à Segurança Alimentar
  • Biossegurança da Cadeia de Alimentos
  • Tecnologia de Alimentos
  • Análises Químicas em Alimentos
  • Impactos na Saúde Vinculados à Alimentação
  • Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Vigilância Sanitária
  • Toxicologia
  • Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos

Quanto custa a graduação em Segurança Alimentar?

Se você está interessado na graduação em Segurança Alimentar e deseja entrar nesta área, nós temos uma boa notícia para você. O curso tecnólogo não é dos mais caros se comparado à média de preços de cursos de nível superior.

Com mensalidades que custam na média R$ 150, você pode se tornar um grande profissional na área da Segurança Alimentar estudando em ótimas instituições. Faculdades como Anhanguera, Pitágoras e Unopar contam com o curso e ainda oferecem um desconto na primeira mensalidade. 

Ou seja, dá para estudar com qualidade sem extrapolar seus gastos, não é mesmo?

Me formei em Segurança Alimentar: onde posso atuar?

Como já mencionamos, os profissionais da área da Segurança Alimentar são essenciais na cadeia dos alimentos. Desde a produção, passando pelo processamento, transporte e armazenamento, cada detalhe importa na garantia de que o alimento seja próprio para o consumo.

Desta forma, os tecnólogos em Segurança Alimentar encontram um mercado muito promissor no ramo dos alimentos. São oportunidades que podem surgir na indústria alimentícia, em restaurantes, hotéis, mercados, frigoríficos e nos demais estabelecimentos do ramo. 

Outra possibilidade viável de trabalho se dá em órgãos de fiscalização, normalmente vinculados à administração pública. São tarefas de inspeção e vigilância sanitária, fundamentais para garantir a qualidade dos alimentos. 

E aí, gostou dessa carreira? Não perca tempo e comece agora mesmo a sua graduação em Segurança Alimentar

Conte com a Voomp para expandir seus horizontes profissionais. Obrigado por acompanhar nosso conteúdo e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.