InícioGraduaçãoRealidade Virtual e AumentadaQual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

Sem dúvida, o desenvolvimento da tecnologia é um dos fenômenos que mais provoca curiosidade na sociedade. Afinal, existe um interesse de muitas pessoas por descobrir o que há de novo, quais serão as novas tendências para o futuro e como nós, seres humanos, nos relacionamos com elas. 

Este é o caso das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual. Mas afinal, será que essas duas coisas são parecidas? Para muita gente, é comum confundir os termos, o que leva a pensar que são a mesma coisa. 

É verdade, elas têm muita coisa a ver uma com a outra. No entanto, também existem alguns elementos que as diferenciam, e é sobre isso que iremos falar hoje. 

Vem com a gente, embarque no conhecimento e saiba quais são as diferenças e semelhanças entre realidade aumentada e realidade virtual!

O que é a realidade aumentada?

A tecnologia da realidade aumentada tem como principal característica a inclusão de novos elementos ao mundo real, ou seja, às coisas que já existem e são concretas. Neste caso, a tecnologia funciona como um complemento e uma extensão do mundo à volta do usuário de um programa, seja ele um jogo ou uma rede social

Sua usabilidade é muito comum em dispositivos smartphones, onde na maioria das vezes a tecnologia utiliza a câmera do celular para executar sua função. E o mais bacana é que ela pode ter várias funções, desde o entretenimento até o acesso a informações.

Conheça exemplos de realidade aumentada

Ok, você já sabe que a realidade aumentada é uma ponte que permite a interação entre o mundo real e a ficção, certo? Mas na prática, como isso funciona? Um dos principais exemplos são os jogos virtuais. Pokémon Go!, por exemplo, que foi um fenômeno entre os gamers, utiliza essa tecnologia ao colocar seus personagens em lugares reais capturados pela câmera do celular.

Outra forma de funcionamento da realidade aumentada serve para facilitar algumas tarefas do dia a dia. Você certamente já precisou acessar alguma informação ou conteúdo através de um QR Code, não é mesmo? Pois é. Essa é uma das mais populares formas de aumento da realidade, colocando-a em interação com o mundo virtual.

Por fim, a realidade aumentada ainda pode ser utilizada em dezenas de ferramentas diferentes. Digamos que você deseja fazer uma tatuagem mas está inseguro se irá gostar. Com a realidade aumentada, é possível simular a sua ideia antes de concretizá-la. O mesmo também pode servir para ideias de decoração, pintura e muito mais!

Realidade virtual: saiba tudo sobre!

Como o próprio nome sugere, a realidade virtual consiste na imersão em um mundo ficcional, com imagens construídas a partir de computadores. Neste tipo de realidade, você participa de uma experiência totalmente virtual, podendo acessar conteúdos, imagens e até mesmo interagindo com o ambiente.

Para que a experiência funcione de forma plena, o usuário da tecnologia na maioria das vezes deve blindar-se de cenas do mundo real. Isso costuma ser feito a partir da utilização de equipamentos, como o Oculus Rift ou o capacete de realidade virtual. 

No entanto, a necessidade de utilização desses acessórios pode tornar a aplicação de realidade virtual um pouco mais cara, uma vez que não são equipamentos com preços acessíveis, pois possuem um elevado grau de complexidade.

Conheça exemplos de realidade virtual

Se você se entusiasma com a ideia de viver por alguns instantes em um mundo completamente virtual, pode ficar tranquilo que nem todas as opções exigem equipamentos complexos. É claro, isso pode limitar um pouco a experiência, mas nem por isso vai deixar de ser fascinante.

Atualmente, diversos espaços turísticos e históricos disponibilizam vivências virtuais, onde você pode realizar passeios, conhecer obras de arte, visitar dependências de luxuosos palácios antigos, entre outros lugares. Estádios de futebol e ruas de cidades do outro lado do mundo também são exemplos comuns. 

Já com os acessórios imersivos, os jogos virtuais são os principais exemplos de aplicação da realidade virtual. Desta forma, é como se você fosse um protagonista de uma aventura, que ocorre em um cenário criado pelo computador e que permite que se sinta experiências inéditas. 

Afinal, qual a principal diferença entre realidade virtual e aumentada?

Como você viu, apesar de serem um tanto parecidas, a realidade virtual e a realidade aumentada possuem alguns pontos que as diferenciam. A principal diferença, neste caso, está no modo como cada uma interage com elementos reais. Na realidade aumentada, esse equilíbrio entre tecnologia e realidade é perceptível, enquanto a realidade virtual é, literalmente, totalmente virtual

No entanto, não há como negar que ambas proporcionam ótimas experiências, tanto para quem busca por diversão como para quem busca conhecimento. As duas tecnologias possuem um potencial muito grande para que seus usuários utilizem a imaginação e sintam-se em outro mundo.

Conheça os cursos de tecnologia da plataforma Voomp!

E aí, se interessou por novas tecnologias, ferramentas digitais e universos virtuais em multidimensões? Saiba que aqui na Voomp você encontra cursos que te ajudam a se preparar para construir uma carreira nesta área? Pois é, Voomp e você tudo a ver! 

O marketplace Voomp é repleto de cursos livres, que oferecem aquele up nos seus estudos. Aqui, você pode se inscrever em cursos certificados sobre BIM e modelagem de construções, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e muito mais!

A Voomp acredita no seu potencial e está sempre de braços abertos para alavancar seus sonhos e a sua carreira. Acesse a plataforma e expanda seus horizontes. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.