InícioCursos LivresInvestimentosBitcoins: confira algumas dicas para investir

Bitcoins: confira algumas dicas para investir

Atualmente, a chamada Nova Economia tem mudado completamente os hábitos e a rotina de todas as pessoas. Isso pode ser visto no modo como nos transportamos, como nos alimentamos e em diversas atividades do dia a dia. 

O modo como investimos e administramos nossas finanças também está passando por essas mudanças características do atual contexto. Menos de 15 anos atrás, os bitcoins foram concebidos e estão mudando a forma como lidamos com ativos.

Neste post, vamos conferir como funcionam os bitcoins e quais as melhores dicas para você investir!

Bitcoins: você sabe o que são?

Os bitcoins são considerados a primeira criptomoeda, ou seja, a primeira moeda a ser criptografada em redes virtuais. Bitcoins podem ser adquiridos através de compra com dinheiro ou então através da mineração no sistema blockchain. 

A dinâmica dos bitcoins é totalmente virtual, funcionando em rede e com carteiras digitais. Nas carteiras digitais, ficam armazenados diversos dados referentes a cada transação, como a data em que foi realizada, para quem foi destinada e qual o respectivo valor. Apesar de ficar armazenada, ela não pode ser visualizada por outros usuários. 

Outra característica dos bitcoins é a independência. Transações envolvendo criptomoedas dispensam intermediários como bancos, instituições governamentais e operadoras de cartões de crédito, por exemplo. Isso significa que você não precisa pagar mais caro para cobrir taxas de serviços prestados por terceiros, ou então, você não corre o risco de ter suas finanças confiscadas. 

Quanto vale um bitcoin?

Já o preço dos bitcoins não possui tanta independência. Aliás, pelo contrário, está diretamente condicionado ao que as pessoas acreditam que vale e estão dispostas a pagar. Bitcoins não são infinitas, portanto, quanto maior a procura das pessoas, maior será o seu valor. Um exemplo claro de como funcionam as leis de oferta e demanda.

Essa característica marca a história do crescimento das bitcoins. A partir de 2010, quando o sistema de criptomoedas começou a ganhar corpo, os valores eram muito menores, por diversos motivos. Com o crescimento da confiança das pessoas, os bitcoins foram valorizando de forma meteórica. 

Nos últimos 5 anos, bitcoins valorizaram cerca de 4 milhões de vezes. Apesar de ser uma moeda volátil, seu crescimento tem mostrado caminhos promissores para aqueles que desejam fazer investimentos mais ousados. 

Em situações de alta inflação e taxas de juros menores, investimentos de renda fixa acabam não rendendo tanto quanto o ideal. Diversificar investimentos é uma ótima estratégia, inclusive em ativos internacionais. Neste caso, bitcoins não desvalorizam em caso de desvalorização da sua moeda nacional. Que tal vermos como fazer para investir em bitcoins?

Bitcoins: quais os primeiros passos para investir?

Fazer um investimento requer planejamento, organização e paciência para que o retorno seja positivo. Muito mais do que ter dinheiro para investir, é importante estar bem preparado e prevenir contratempos. O primeiro passo é fazer uma autoavaliação: você tem perfil para investir em bitcoins?

Este é um investimento de renda variável, no qual você não tem como prever exatamente quanto irá ganhar. Normalmente, investimentos assim são feitos por perfis mais ousados e que estão dispostos a correr mais riscos para obter rendimentos maiores. 

Por isso, o primeiro passo é você traçar um objetivo. Você deseja ganhar dinheiro ou apenas poupar seu patrimônio para que ele não desvalorize? Em quanto tempo você deseja resgatar seus ativos? Todas essas são perguntas que você deve fazer antes de começar a investir. Elas direcionarão suas ações durante o investimento.

Também é fundamental que sua vida financeira esteja organizada. Um bom investimento precisa de estrutura para acontecer. Por isso, evite adquirir bitcoins se você estiver com pendências financeiras e dívidas muito grandes. Às vezes, seu ativo precisa de tempo para valorizar e retirá-lo no momento errado pode significar uma perda de patrimônio.

Depois de ajustar essas questões, você já pode criar sua conta nas plataformas Exchange, onde você pode realizar transações envolvendo criptomoedas. A lógica de funcionamento de empresas Exchange se assemelha bastante a de corretoras de valores. 

Principais dicas para fazer um bom investimento

Conheça bem o mercado de bitcoins

Procure estudar o funcionamento das criptomoedas. Você não tem obrigação de ser um expert, mas conhecer as principais características do investimento já é um grande passo. Você pode identificar quais variáveis agem sobre o valor dos bitcoins, consultar conteúdos produzidos por especialistas e analisar como está a situação do mercado pelo mundo. 

Estude com especialistas

Se o que você procura é conhecimento para fazer investimentos com segurança, um curso de investimento de criptoativos pode cair como uma luva. Na Xpeed School, você consulta especialistas do mercado, métodos estruturados de investimentos e acessa os conteúdos na hora e no lugar que você quiser. Interessante, não é mesmo?

Siga seu planejamento

Nós já mencionamos, mas não custa reforçar. O planejamento do investir é parte crucial do sucesso. Ele serve para que você saiba quando investir e em que momento retirar seus ganhos. 

No mercado de bitcoins, que ainda é relativamente novo, muitas pessoas encontram dificuldades para tomar decisões. Desta forma, acabam retirando seus ativos no momento em que eles desvalorizam e comprando quando eles estão em alta.

Quando você é fiel ao seu planejamento e ele é bem feito, você não se deixa levar por tendências momentâneas. Enfim, esperamos que você tenha curtido nossas dicas e se interesse em aprender cada vez mais sobre investimentos em criptomoedas. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.