Aplicado três vezes ao ano, o Exame de Ordem da OAB tem por objetivo avaliar o preparo de bacharéis em Direito para atuarem com advocacia no Brasil. Dado o grande número de pessoas formadas em Direito, o exame cumpre o papel de garantir que o profissional advogado demonstre bastante domínio sobre os conteúdos jurídicos.
Para que a prova cumpra com seu objetivo, no entanto, é preciso que ela seja elaborada com bastante rigor. A seguir, você irá conferir como é a prova da OAB, quais são as dificuldades que os candidatos enfrentam e outras informações sobre o exame. Acompanhe!
O que você verá neste artigo:
O Exame da OAB é difícil?
Grandes desafios profissionais sempre acompanham um certo grau de dificuldade. Afinal, poucas coisas acontecem sem um pouco de esforço e motivação para encarar obstáculos, não é mesmo? Mais do que difícil, a prova da OAB é desafiadora. Principalmente porque os candidatos lidam com uma série de habilidades: intelectuais, estratégicas e emocionais.
A primeira característica que assusta um pouco os candidatos ao exame é a extensão dos conteúdos que caem na prova. São mais de 15 áreas do Direito previstas na primeira fase da prova, o que resulta em uma grande quantidade de conteúdos sobre leis, estatutos e códigos. Por isso, a nossa dica é seguir um cronograma de estudos que dê conta de tudo.
Além da extensão dos conteúdos previstos, a extensão do exame pode ser um fator que faz com que muitos candidatos encontrem dificuldade. Na primeira fase, a prova é composta por 80 questões, que devem ser resolvidas em cinco horas. Ou seja, uma média de quase quatro minutos por questão. Porém, com um bom ritmo de estudos e resolução de questões na sua preparação, você consegue resolver a prova tranquilamente!
E claro, também pode pesar o fator emocional, o que também representa uma dificuldade a ser vencida. Ser aprovado no Exame, para muitos, é sinônimo da realização de um grande sonho. No entanto, é preciso saber controlar a ansiedade pré-prova.
O exame pode até ser considerado difícil. Contudo, não há nada que você não consiga superar com uma preparação adequada e um bom roteiro de estudos. No Exame de Ordem da OAB você só depende de si mesmo!
Quem pode fazer o exame da OAB?
Como mencionamos no início deste post, o Exame da OAB serve para avaliar o nível de conhecimento técnico, jurídico e acadêmico de pessoas formadas em Direito. Desta forma, podem fazer o exame aqueles que são formados na graduação de bacharel em Direito.
Além disso, você sabia que é possível fazer o Exame da OAB estando na graduação? Pois é. Graduandos que estejam cursando 9º ou 10º período do curso já podem se candidatar. Isso ocorre visto que são candidatos que estão em reta final do curso de Direito, podendo se formar e rapidamente atuar profissionalmente com advocacia.
Quanto custa o exame da OAB?
O valor da inscrição no Exame da OAB custa R$ 295 nas edições de 2022. O valor cobre, entre outras coisas, os custos com logística, impressão e distribuição das provas por todo país.
Alguns candidatos, no entanto, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. A isenção se aplica para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou então para quem comprovar hipossuficiência de recursos financeiros, não podendo ultrapassar a renda familiar mensal de três salários mínimos.
O que estudar para o exame da OAB?
Uma das principais dificuldades dos candidatos é a extensão dos conteúdos na primeira fase do exame, como já apontamos. Frente a este cenário, uma estratégia utilizada por muitos concorrentes é focar em matérias que são mais regulares no exame, sendo cobradas com mais frequência.
O ideal é que, mesmo adotando esta estratégia, o candidato não deixe de dar atenção para as matérias que caem menos. Principalmente porque, dado o grau de exigência da prova, um ponto para mais ou para menos pode fazer toda a diferença.
Ou seja, a nossa dica é: estude todas as matérias que estão previstas no edital. Caso o tempo seja curto e você não consiga estudar todos os pontos com atenção, aí sim, vale a pena priorizar as matérias mais frequentes.
Uma boa alternativa é estudar com o apoio de cursos preparatórios. Nos cursos da LFG e da Estratégia OAB, por exemplo, você pode acessar conteúdos da primeira e da segunda fase e ainda contar com tecnologia de otimização de estudos, focando apenas nos conteúdos que realmente importam!
O que mais cai no Exame da OAB?
A primeira fase do Exame da OAB é composta por 80 questões, distribuídas entre 17 matérias diferentes. Entretanto, você sabia que cada matéria possui um número diferente de questões na prova? Esta é uma informação muito importante para você planejar suas atividades de estudo durante a preparação!
Entre as 17 matérias, alguns assuntos aparecem com mais frequência. Ética, por exemplo, costuma ter oito questões, ou seja, 10% do total da prova. Já outros assuntos como Direito Constitucional, Direito Civil e Processo Civil possuem sete questões cada.
Por outro lado, há os temas que são abordados em um número menor de questões no Exame da OAB. Filosofia do Direito, Direito Internacional, Direitos Humanos, Direito Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Defesa do Consumidor possuem duas questões cada uma.
Muitos candidatos costumam separar as matérias em diferentes grupos de prioridade. No primeiro grupo, estão as matérias que juntas representam mais da metade da prova, são as que possuem de sete a oito questões. Com uma prioridade também importante, estão as matérias que possuem cinco a seis questões no exame. E, por fim, as matérias de duas questões.
Enfim, ao estudar o próprio Exame da OAB e sua estrutura, você irá encontrar cada vez menos dificuldades. Acreditamos no seu potencial, viu? Siga acompanhando o nosso conteúdo aqui no blog da Voomp para saber tudo sobre o Exame da OAB. Até mais!