InícioPós-graduaçãoAdministraçãoPós-graduação em Administração: saiba qual escolher

Pós-graduação em Administração: saiba qual escolher

Fazer uma pós-graduação pode ser um impulso e tanto na sua carreira. Além de você se especializar em alguma área, você aumenta suas chances de prosperar na carreira, aumentar seus ganhos e construir uma boa rede de contatos.

Contudo, frente às tantas possibilidades existentes, a dúvida sobre o que fazer e qual a melhor opção pode aparecer. A Voomp quer te ajudar, e por isso preparamos esse conteúdo especial sobre a pós-graduação em Administração. Vamos conhecer?

Quais são os tipos de pós-graduação em Administração?

A graduação em Administração é bem ampla e permite com que o profissional trabalhe com diversos segmentos da sociedade. Essa formação geral se evidencia nas possibilidades de continuar os estudos na pós-graduação, onde temas super diversos podem ser encontrados. Ou seja, você pode escolher com calma a pós-graduação que mais tem a ver com você!

Existem dois tipos de pós-graduação em Administração. São os cursos conhecidos como lato sensu e stricto sensu.  As pós-graduações stricto sensu em Administração podem ser cursos de mestrado ou doutorado. Em ambas as formações, o trabalho está direcionado à realização de pesquisa acadêmica. O aluno recebe uma formação geral, mais aprofundada do que na graduação, no entanto deve contribuir com novas descobertas e apresentação de resultados.

Já nas pós-graduações lato sensu de Administração, existem cursos para todos os gostos e vocações. São especializações que duram entre 6 meses e 2 anos e que visam aprofundar o conhecimento profissional em algum campo específico. 

Na área da Administração, você encontra especializações e MBAs. São boas oportunidades para aprimorar os conhecimentos em temas como marketing, finanças, administração pública e administração escolar. Estes são cursos mais voltados à atuação no mercado de trabalho, de caráter mais prático.

Que tal conhecer um pouco mais dessa diversidade de pós-graduação?

Múltiplas possibilidades de especialização 

Como a atuação de administradores é ampla, as especializações acompanham essa diversidade, visando preparar os profissionais para atuarem com eficiência em todos os ramos. Um administrador pode atuar na parte financeira, com gestão de pessoas ou então com vendas e negócios. Para cada uma dessas atribuições há uma especialização, com conteúdos exclusivos de cada área. 

Na faculdade Unopar, por exemplo, você encontra pós-graduações como MBA em Administração Hospitalar, na qual você desenvolve a gestão de pessoas, financeira e de serviços relacionados ao ambiente hospitalar. 

Na Ampli, a diversidade de pós-graduação em Administração é bem grande. Você pode realizar cursos como Docência em Administração, cujo a abordagem é sobre o ensino de conteúdos da área, Gestão estratégica da Administração Pública, voltada aos processos administrativos do serviço público e Administração Escolar, na qual a gestão do espaço educativo é o principal tema. 

Ah, você não precisa ser graduado em Administração para realizar uma pós nessa área. Você sabia que existe uma especialização de Administração para Engenheiros? Pois é. Profissionais de múltiplas áreas do conhecimento podem buscar formação em Administração, buscando melhor gerir recursos e aprimorar estratégias de negócios. 

O que se estuda na pós-graduação em Administração?

Como já demonstramos, não existe apenas uma pós-graduação em Administração, portanto, os conteúdos estudados podem sofrer algumas alterações. Isso dependerá da especialidade de cada pós-graduação. No entanto, de forma geral, os cursos nessa área buscam reforçar os conceitos e aprimorar as práticas administrativas de gestão, planejamento, organização e otimização. 

Por exemplo, podemos mencionar o trabalho com a parte financeira. Trata-se de um setor presente em diversos âmbitos da sociedade, como em empresas privadas, instituições públicas e escolas. Além da formação generalista recebida na graduação, o pós-graduando recebe um conhecimento aplicado à determinada área, pautado em problemas reais da rotina de trabalho. Logo, um especialista em finanças públicas irá focar nas particularidades daquele setor.

Confira algumas disciplinas do curso de pós-graduação em Administração Financeira da Ampli:

  • Planejamento Financeiro e Fluxo de Caixa
  • Conceitos Básicos de Matemática Financeira
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento
  • Mercado de Capitais – Sistema Financeiro Nacional e Análise de Ativos
  • Análise de Crédito, Cobrança e Risco

Já nas pós-graduações stricto sensu em Administração, os alunos de mestrado e doutorado estudam questões teóricas e conceituais da área. Também são trabalhados temas como logística, finanças, gestão, porém com análises mais críticas e reflexivas sobre cada conteúdo.

Como escolher a pós-graduação ideal?

Mas, afinal, entre tantas opções, qual é a melhor para você? Na hora de escolher uma pós-graduação, é importante colocar diversos aspectos na balança. Coisas como sua flexibilidade de tempo, sua área de atuação profissional e seus objetivos na carreira. Não há uma resposta pronta, mas com uma boa análise você encontrará a pós-graduação que é a sua cara!

Se o que você pretende é se aprimorar para atuar no mercado de trabalho e sonhar com novas oportunidades em curto prazo, os cursos lato sensu de MBA e especialização são ótimas dicas. Isso porque são cursos de média duração, com bastante foco na atuação profissional. 

Além disso, se você já trabalha, pode conciliar muito bem sem se sobrecarregar. E claro, se você já está inserido em um campo de atuação, basta optar pela especialização que tem a ver com você. Certamente, você estará trilhando o caminho do sucesso!

Agora, se o seu sonho está relacionado à docência e à pesquisa de novos conhecimentos, os cursos de mestrado e doutorado tem tudo a ver com você. É o espaço que você tem para contribuir com o desenvolvimento teórico e metodológico da Administração enquanto ciência. 

Em resumo, a melhor pós-graduação é aquela que mais combina com os seus sonhos. Apenas uma coisa é certa: vale muito a pena fazer uma pós! Acreditamos no seu potencial e estamos juntos na sua jornada. 

Fique ligado aqui na Voomp para mais conteúdos como este. 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.