InícioPós-graduaçãoAdministraçãoQuais as tendências da Administração para o futuro?

Quais as tendências da Administração para o futuro?

Profissão das mais antigas do mundo, o administrador é figura essencial para o sucesso das empresas modernas. A cada dia, os conceitos e técnicas de administração evoluem, e a graduação na área torna-se mais que necessária. Torna-se indispensável. E se você pensa em cursar Administração, precisa saber quais as tendências da Administração para o futuro.

O mais notório, atualmente, é que a tecnologia está transformando os mercados de trabalho tradicionais. E isso faz surgir novas possibilidades também para quem deseja seguir a carreira na Administração.

Por exemplo, hoje, fintechs, startups, empresas de segurança da informação, criptomoedas e de desenvolvimento de apps são boas opções para o administrador trabalhar. Outra área que deve crescer demais é de gestão de meio ambiente, afinal, o tema é cada vez mais debatido pela sociedade.

Nos parágrafos a seguir, você terá dicas e uma visão de futuro sobre quais as tendências da área de Administração. Então, relaxe, acomode-se e tenha uma boa leitura!

Leia mais: Administração: tudo o que você precisa saber sobre o curso.

Quais as principais tendências da Administração?

O mercado como um todo teve que se adaptar às necessidades impostas pela pandemia para manter seus negócios girando. Como dissemos, a tecnologia tem papel fundamental para a mudança de muitos aspectos organizacionais. Mas, certamente, confiar apenas nela pode não ser o bastante.

Os administradores do futuro devem se preparar para o período pós-pandemia, reconsiderar decisões antigas e vislumbrar o futuro por um ponto de vista maior. A seguir, pontuamos as iniciativas que já são e serão tendência no dia a dia dos administradores de empresas.

Sociedade e meio ambiente como prioridades da Administração do futuro

Hoje, empresas que não investem em iniciativas socioambientais estão totalmente fora de moda. Mais que isso, estão fadadas ao fracasso. É por isso que o administrador do futuro deve estar atento se todas as etapas de sua cadeia produtiva respeitam questões ambientais. Além disso, um olhar social é fundamental para uma empresa se mostrar adequada aos anseios da sociedade. O lado comercial só vai prosperar se a companhia for bem quista pelas pessoas, seus consumidores. Caso contrário, a imagem empresarial pode destruir o negócio.

Abusar da tecnologia

Será cada vez mais importante os empreendedores e administradores estarem antenados com as novas tecnologias que surgem a cada dia. Render-se à inteligência artificial e não ter barreiras para implementar ferramentas de automação e plataformas digitais é o primeiro passo para estar sempre um passo à frente dos concorrentes.

A velocidade com que a informação se propaga exige tecnologia de ponta a fim de otimizar e agilizar os processos. Ou seja, é preciso querer saber de tecnologia para torna-la aliada da empresa.

Flexibilizar

A pandemia exigiu o home office e o home office melhorou a produtividade e qualidade de vida da maioria das pessoas. Portanto, nada melhor que a expressão “em time que está ganhando não se mexe”. Aliás, o home office é coisa do passado. O hoje já (e o futuro será!) do nowhere office, onde os colaboradores que tiverem condições de fazer seu trabalho de maneira remota poderão trabalhar de onde quiserem.

Tamanho não é documento

Não importa se a empresa que o administrador comanda é multinacional, líder de mercado ou PME. É preciso olhar e investir numa gestão que tem análise de dados e performance, índices e estatísticas como norte principal. Basear a administração por números, indicadores e análises internas e de mercado são as chaves para a empresa estar sempre nos trilhos.

Pessoa = Profissional

É evidente que todo administrador quer que os colaboradores da empresa sejam os mais qualificados. Mas, além de estudo, conhecimento, instrução e experiência profissional, o empresário ou administrador deve cada vez mais considerar os aspectos humanos a fim de encontrar os colaboradores certos para o sucesso do negócio. Qualidades pessoais, como facilidade de relacionamento, espírito colaborativo, empatia e simpatia, dedicação e a chamada “dor de dono” ganharão cada vez mais espaço nas empresas.

Investir nos colaboradores

É vital que os administradores tragam os colaboradores para perto da gestão da companhia. O melhor jeito de executar isso é fazer com que participem de tomadas de decisões relativas à organização e processos diários da empresa. Isso influencia em um melhor desempenho das atividades, e deixa mais claro quais as responsabilidades de cada colaborador. E essa participação sempre deve ser exaltada como fundamental para o sucesso da empresa.

Além disso, é preciso investir no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. E a melhor forma de chegar a esse resultado é oferecendo um ambiente de trabalho saudável, convidativo e propício para a produtividade. Também é de bom tom disponibilizar serviços de bem-estar durante o expediente, como massagens, ginástica laboral, espaço de convivência, entre outros benefícios.

Médio e longo prazo

Antes de empreender ou iniciar uma nova jornada em uma empresa, o administrador precisa olhar para o plano de negócios. Se nele estiverem as metas à médio e longo prazo, o trabalho começa bem. Caso contrário, é hora de arregaçar as mangas, reunir os pares e começar a planejar os próximos passos.

Olhar para o médio e longo prazo é mais que tendência. É uma obrigação. Esse planejamento deve conter informações, detalhes e características dos clientes, fornecedores, colaboradores em todos os níveis, possíveis impactos sofridos pelo mercado, preços, produção, aspectos comerciais e de logística.

Crie metas, respeite os números

Para a gestão de uma empresa ser bem-sucedida, ela deve ser guiada por métodos, metas e indicadores. Isso é alcançado por meio de ferramentas que controlam e analisam todas as atividades que envolvem o negócio. Só assim as dicas anteriores poderão ser implementadas e alavancadas após a mensuração dos resultados.

Mantenha-se antenado e administre!

Como vimos, o futuro administrador de empresas tem muitos aspectos para se preocupar na condução do seu negócio. A transformação tecnológica vem diminuindo os períodos de mudanças nas empresas, por isso, é preciso estar focado e atento às novidades do mercado.

Tanto em termos de uso de novas plataformas de gestão quanto na questão de missão e valores da companhia, que vão se atualizando constantemente, o administrador do futuro deve estar sempre atualizado.

Esperamos que essas tendências da administração do futuro que abordamos possam ter esclarecido muitas das dúvidas. Mas para ter mais conteúdo de qualidade sobre a carreira na Administração e cursos na área, acompanhe a Voomp!

A cada dia, notícias fresquinhas sobre o universo da educação superior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.