InícioCursos LivresInvestimentosSaiba como investir em renda variável

Saiba como investir em renda variável

Investimentos de renda variável são aplicações que você realiza sem um percentual de rendimento pré-estabelecido.  A taxa de valorização, neste caso, é definida por fatores externos, de acordo com a conjuntura do mercado ou da política.

Deste modo, é muito comum que os investimentos de renda variável sejam voláteis. Isso significa que os retornos podem oscilar dia após dia. Ao contrário dos investimentos de renda fixa, no qual você já sabe qual será o percentual de rendimento mensal.

Com essa volatilidade, é comum que muitos investidores fiquem com saldo negativo a curto prazo, o que não representa um grande problema. De modo geral, os investimentos em renda variável costumam dar bons retornos a médio e longo prazo

Investimentos deste gênero possuem risco maior, inclusive pela oscilação da rentabilidade. Apesar de não ser o tipo de investimento mais seguro, aplicações em renda variável costumam gerar mais lucro do que em renda fixa quando bem sucedidas. Para descomplicar, vamos conhecer um pouco mais sobre como investir em renda variável 😉

Principais investimentos em renda variável

Investimentos em renda variável podem ser feitos de diferentes formas. Cada uma apresenta suas próprias características, com maior ou menor risco e lucratividade. Vamos conhecer os principais investimentos em renda variável?

Ações

Possivelmente o investimento de renda variável mais conhecido, as ações podem ser negociadas na bolsa de valores. São conhecidas como papéis e fazem parte do capital social de uma instituição. Ao adquirir a ação de uma empresa, você se torna sócio dela, podendo participar dos lucros obtidos por ela. 

Você também pode lucrar vendendo ações que adquiriu quando estavam em baixa e que passaram a valorizar. Afinal, este é o princípio básico de qualquer investimento em renda variável. 

Câmbio

Seguindo esta mesma lógica que mencionamos nas ações, investir no câmbio implica em adquirir moedas estrangeiras quando elas estão desvalorizadas. Normalmente, as moedas preferidas pelos investidores são o dólar e o euro. 

Apesar de ser um investimento simples, sua rentabilidade é bem imprevisível. Taxas de câmbio mudam diariamente e estão suscetíveis a fatores externos. 

Criptomoedas

O segmento das moedas digitais cresceu muito nos últimos anos. Hoje em dia, algumas pessoas a consideram como o “ouro digital”. Tratam-se de moedas utilizadas para realizar transações sem o intermédio de bancos ou governos. 

Apesar do crescimento fenomenal, o bitcoin, principal moeda digital, apresenta certa imprevisibilidade e, assim como moedas internacionais, podem oscilar de acordo com a conjuntura.

Fundos de Investimento imobiliário

O investimento funciona através da compra de cotas de fundos imobiliários na bolsa de valores. Embora este tipo de investimento ofereça um rendimento mensal, não é possível saber ao certo qual será o retorno. 

Ao investir no setor imobiliário, seu destino é aplicado na construção e manutenção de edifícios. Os locatários, ao pagarem aluguel, garantem o retorno aos investidores de modo proporcional à quantidade de cotas adquiridas. 

Como começar a investir em renda variável

Antes de você começar a investir efetivamente, é importante montar um planejamento. Você conhece o seu perfil de investidor? Se você é menos tolerante a assumir riscos e prefere fazer investimentos mais seguros, você é considerado um investidor conservador. Agora, se você não vê problemas em arriscar suas finanças em busca de retornos maiores, você é um investidor mais agressivo.

Identificar seu perfil é importante para que você faça investimentos que possa gerir com tranquilidade e sem tomar atitudes equivocadas. Por exemplo, se você é mais conservador, não recomendamos que você destine toda sua renda para investimentos de renda variável. Você pode combinar pequenas frações em diferentes tipos de investimentos neste caso. 

Certamente, você possui um objetivo ao fazer um investimento. Qual é ele? Qual valor você deseja atingir como retorno? Quanto tempo você está disposto a aguardar? Todas elas são perguntas fundamentais e para as quais você deve ter respostas!

Dicas para investir em renda variável

Diversifique seus investimentos

Alocar todas as suas finanças em apenas um investimento de renda variável pode ser um tanto inseguro. Já imaginou se você aplicar tudo em ações de uma mesma empresa e ela começar a quebrar ao longo do tempo? Não é o que nós queremos, mas pode acontecer.

Para evitar este tipo de situação, é bom você diversificar suas aplicações. Assim, você não perde tudo em caso de um investimento infeliz. 

Estude o mercado

Estudar o mercado em que você está investindo é crucial, seja ele o de câmbio, imobiliário ou de ações. Assim, conseguirá se antecipar frente a possíveis desvalorizações e imprevistos. Você pode ouvir podcasts sobre o tema, ler matérias e opiniões de especialistas.

Uma opção é fazer cursos na área. Na Voomp, você consegue encontrar, por exemplo, cursos sobre criptomoedas e blockchain. Interessante, não?

Destine apenas o que você pode

Na hora de investir, é importante ter frieza e não cometer loucuras em busca de um milagre. Para você aplicar seu dinheiro, é recomendado que você esteja com boa saúde financeira. Isso inclui não possuir dívidas significativas e juntar uma reserva de dinheiro.

O ideal é que a reserva sirva para cobrir pelo menos 6 meses de gastos da sua rotina normal. A reserva garantirá que, em caso de qualquer contratempo, você esteja amparado e não precise mexer nos investimentos em um momento inadequado. Pronto! Agora você já conhece o que são investimentos de renda variável, quais suas principais características e algumas dicas para você começar a investir. Siga acompanhando a página da Voomp para acessar mais dicas sobre investimento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.