InícioCursos LivresInvestimentosComo começar a investir em criptomoedas

Como começar a investir em criptomoedas

Na última década, o surgimento das criptomoedas movimentou a dinâmica da economia global, o que inclui desde pequenos investidores até empresas multinacionais gigantes. O desenvolvimento da tecnologia e as tendências globalizadoras contribuíram muito para o fortalecimento das moedas digitais. 

No entanto, as criptomoedas são novidade para muita gente ainda. Apesar do sucesso, ela pode ser considerada recente. Por ser algo novo e muito inovador em relação às moedas físicas tradicionais, muitas dúvidas podem surgir. 

Por isso, a Voomp preparou um conteúdo para que você consiga entender a lógica de funcionamento das criptomoedas e saiba qual a melhor forma de investir neste segmento.

Você sabe o que são criptomoedas?

Criptomoedas são ativos digitais utilizados como meio de troca. O seu funcionamento é bastante inovador, utilizando a tecnologia blockchain para garantir que a criação de novas unidades de moedas e as transações sejam realizadas de forma legítima e segura. Elas são armazenadas em carteiras digitais, gerenciadas através de celulares ou computadores. 

As transações são realizadas da forma mais direta possível. No mercado digital não existem intermediários, diferentemente do que estamos acostumados. Tradicionalmente, transações passam pelo crivo de bancos, governos e bandeiras de cartões de crédito e débito. A tecnologia das criptomoedas é planejada para não depender de nenhuma instituição e ser descentralizada.

As moedas virtuais tiveram um crescimento significativo nos últimos anos, superando o valor de ações de grandes empresas do mercado mundial. Alguns analistas e estudiosos já ousam chamar as criptomoedas de ouro digital. Sem dúvidas, os criptoinvestimentos já conquistaram bastante prestígio entre os entusiastas do mercado financeiro.

Por que investir em criptomoedas?

Para algumas pessoas, investir em criptoativos representa a possibilidade de ampliar o patrimônio. Isso ocorre quando você compra criptomoedas por um valor e consegue revendê-las por um preço maior, quando estão valorizadas. Para outros grupos, comprar moedas digitais é uma forma de se proteger da instabilidade econômica, especialmente em países onde a inflação diminui o poder de compra da moeda nacional.

E falando inflação, você sabia que as criptomoedas são programadas para atingir um limite máximo em circulação? Por esta razão, cada vez se criam menos moedas e é preciso de mais empenho para gerar um novo valor. Essa dinâmica faz com que as criptomoedas simulem o cenário de escassez, mantendo a inflação sob controle. 

Diversificar investimentos é praticamente uma unanimidade entre especialistas em finanças. Ao investir em criptomoedas, você está internacionalizando sua carteira. Que tal começar a planejar seus investimentos e contar com uma corretora de criptoativos, as chamadas Exchanges?

Prepare-se antes de investir

Um bom investimento começa muito antes de você aplicar o seu dinheiro. Antes disso, é importante que você conheça o seu perfil de investidor. Você se considera conservador, moderado ou arrojado

Se você gosta de investir com mais estabilidade, assumindo menos riscos, você possui um perfil conservador. Neste caso, é recomendado que você aporte pequenas quantias do seu orçamento no investimento em criptomoedas. Assim, você fica menos suscetível à volatilidade deste tipo de movimentação financeira.

No entanto, se você se sente mais à vontade para lidar com a grande variação de preços e não vê problemas em assumir riscos, você pode destinar uma porcentagem maior das suas reservas para investir neste segmento. Você pode até ficar no prejuízo no curto prazo, mas a probabilidade de você recuperar os investimentos ao longo do tempo é maior.

Para qualquer uma das situações, no entanto, é recomendado que você siga algumas regras básicas para qualquer investidor. É preciso ter a vida financeira organizada, certificar que você não precisará do dinheiro investido no curto prazo e possuir uma reserva de emergência para qualquer imprevisto.

Feito isso, você já tem boas condições para investir no mercado de criptomoedas. Que tal conferir algumas dicas?

Dicas para investir em criptomoedas

Dê preferência às criptomoedas mais populares

Existem diversos tipos de ativos digitais. Bitcoin, Ethereum, Tokens e Litecoin são alguns exemplos deste mercado. Atualmente, bitcoins são os ativos mais populares do mundo e os mais negociados. 

Em geral, moedas mais populares tendem a ser melhor cotadas, uma vez que cada vez mais possuem mais procura e a oferta mantém-se regular, o que pode significar uma valorização a médio-longo prazo. Além disso, também são consideradas mais seguras. 

Saiba o momento certo de investir e de vender seus ativos

Como as criptomoedas possuem valores muito voláteis, é comum que possam oscilar muito rapidamente. Nestas situações, é comum que investidores inexperientes comprem ativos que estão valorizando, na expectativa de que continuem, e vendam os ativos em queda, temendo sair no prejuízo. 

Não há muito segredo para que seu investimento tenha rentabilidade. Resumidamente, você deve comprar ativos quando eles estão em baixa e vendê-los quando estão valorizados. Por isso, é muito importante que você tenha um planejamento claro e não ceda às tentações do mercado.

Aprimore seus conhecimentos sobre o mercado de criptomoedas

Quando você entende melhor os investimentos no segmento das criptomoedas, você passa a ter mais tranquilidade e a tomar as melhores decisões. Por isso, vale a pena estar sempre informado, acompanhar gráficos de variação de preços e entender quais fatores levam os ativos a valorizarem ou desvalorizarem. Ah, e você sabia que existem cursos sobre criptomoedas? Pois é! Na Voomp você encontra alguns deles.

Prontinho! Agora você já pode começar a se organizar e aproveitar as nossas dicas para atingir os resultados esperados. Fique ligado na Voomp para seguir acessando conteúdos como este. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.