InícioIdiomasInglêsComo se preparar para o TOEFL IBT?

Como se preparar para o TOEFL IBT?

Ao receber estrangeiros, muitas empresas e instituições acadêmicas em países de língua inglesa costumam exigir que os candidatos tenham realizado algum teste de proficiência. Muito mais do que um simples protocolo, os testes medem o domínio de inglês de quem faz a prova. Uma boa nota pode garantir uma ótima oportunidade profissional. 

Já que o assunto são testes de proficiência, você já conhece o TOEFL IBT? Neste post, a Voomp compartilha tudo o que você precisa saber sobre o teste e como se preparar para ele!

O que é o TOEFL IBT?

O TOEFL é um teste de inglês como língua estrangeira. É exatamente este o significado de sua sigla: Test of English as a Foreign Language. Já o IBT significa Internet-Based Test, ou seja, um teste realizado através da internet. Essa modalidade tem crescido muito ao longo dos últimos anos, substituindo as provas impressas. 

Uma das vantagens é que os candidatos podem realizar a prova em um curto prazo e da sua cidade, não tendo a necessidade de precisar andar longas distâncias ou ter que aguardar muito tempo pela prova. 

O teste existe desde os anos 1960 e é gerenciado pela empresa americana Educational Testing Service, instituição privada que confere certificações educacionais aos candidatos. Atualmente, é um dos mais exigidos no mundo, especialmente em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Nos Estados Unidos, mais de 2 mil universidades adotam o TOELF como teste padrão para receber alunos estrangeiros. 

Além das instituições internacionais, muitos programas de pós-graduação no Brasil exigem testes de proficiência em língua estrangeira. Ou seja, se você pretende fazer um mestrado ou um doutorado, o TOEFL pode ser um dos testes recomendados. 

De modo geral, o teste do TOEFL é bem voltado ao mundo acadêmico.

Como é a prova do TOEFL IBT?

A prova do TOEFL IBT contempla 4 habilidades fundamentais da língua inglesa. São elas:

  • Reading, na qual você demonstra seus conhecimentos em inglês interpretando leituras e respondendo perguntas.
  • Listening, na qual você deve responder questões que exploram sua capacidade de ouvir e interpretar frases em inglês.
  • Speaking, na qual você responde perguntas de forma oral e deve demonstrar boa articulação na língua inglesa.
  • Writing, parte destinada para que você redija textos e apresente sua capacidade de escrever em inglês.

O teste tem aproximadamente 3 horas de duração e o tempo é distribuído de forma semelhante em todas as seções, exceto no Speaking. Nesta área, a avaliação dura cerca de 20 minutos, tempo suficiente para você demonstrar sua habilidade de se comunicar oralmente. No total, são 4 questões de Speaking, sendo uma sobre temas pessoais e outras 3 sobre situações de sala de aula.

As notas no TOEFL são divididas de acordo com cada seção da prova. Como são 4 seções e cada uma tem nota máxima de 30 pontos, o maior grau possível de obter é 120 pontos. Algumas habilidades possuem 4 níveis, outras possuem 5. Os níveis são abaixo de básico, básico, intermediário inferior, intermediário superior e avançado. 

No entanto, não há como ser reprovado no TOEFL. O teste tem apenas a função de certificar o seu grau de proficiência em inglês, ficando a cargo das instituições de ensino estabelecer notas mínimas para aceitar alunos estrangeiros.

Como se preparar para a prova do TOEFL?

Tenha seus objetivos em vista

Ao inscrever-se no TOEFL, você provavelmente está indo em busca de algum sonho, correto? Seja uma graduação no exterior, um intercâmbio ou uma pós-graduação. Procure se informar bem e verificar quais as exigências da instituição de destino. Isso será muito importante para que você estude visando atingir o nível de inglês necessário.

Procure se familiarizar com a prova

Conhecer a estrutura da avaliação do TOEFL é um passo muito importante para sua preparação. Fique por dentro do número de questões em cada seção, quais as características das questões e das perguntas orais.

Fazer simulados é uma ótima ideia. Além de praticar exercícios, você cronometra o tempo no relógio e treina sua agilidade para conseguir responder todas as questões no tempo destinado à prova. Na internet, você encontra simulados de provas do TOEFL.

Cursos de idiomas

Cursos de inglês, além de ajudar você a adquirir conhecimentos na língua, possuem serviços especiais de preparação para testes de proficiência. Se você está em um nível intermediário ou avançado, você pode se preparar para o TOEFL com um curso especializado.

O curso Fluent Explorer, ofertado pela Carnegie Brasil, é voltado exclusivamente para a preparação para testes de proficiência. Além de contar com uma metodologia de ensino especial, você ainda recebe certificados ao concluir os módulos do curso. 

No curso de Fluent Explorer, você encontra uma plataforma com o que há de mais atual e elaborado em termos de tecnologia para o ensino online. Isso possibilita um aprendizado personalizado, no qual a sua experiência de aula é de acordo com a sua necessidade. Para isso, há espaços de conversação e um serviço de tutoria personalizado!

Se o que você busca é uma preparação com foco total e maior segurança na hora de fazer o teste, cursos de idiomas têm muito a contribuir com você.

Mergulhe no inglês

Não há hora marcada para aprender inglês. Você pode fazer isso a todo momento, nas tarefas mais simples do seu dia a dia, inclusive nos momentos de lazer. Por isso, recomendamos que, além dos momentos de estudos, você respire inglês.

Redes sociais, games, podcasts, filmes, matérias e jornais: você pode acessar tudo em inglês. Desta forma, você vai incorporando o idioma de uma forma muito espontânea e natural, inclusive se divertindo.

Organização e regularidade

Para atingir uma boa nota no TOEFL é preciso ter bastante disciplina nos estudos. Por isso, a partir do momento em que você começar a se preparar, fazer um cronograma com objetivos e prazos costuma funcionar bem. 

Procure estabelecer uma regularidade de estudos, de modo que você construa um ritmo constante. Você não precisa virar madrugadas estudando. Poucas horas todos os dias já fazem uma enorme diferença. 

E, claro, descanse e cuide de si mesmo. Estar bem preparado para a prova vai muito além de conhecer o idioma. Estar de cabeça leve e descansado é essencial.Enfim, esperamos ter inspirado você a se preparar para o TOEFL. Aqui na Voomp, estamos na torcida pelo seu sucesso! Para mais conteúdos como este, siga acompanhando a nossa página. 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.