InícioDicasEstudosComo se organizar para estudar cursos EAD?

Como se organizar para estudar cursos EAD?

Há algum tempo o ensino a distância (EAD) já é uma realidade. A evolução da tecnologia proporcionou a chance de muitos estudantes realizarem seus sonhos com maior flexibilidade. No EAD, você tem a liberdade de estudar da sua casa, com atividades síncronas e assíncronas. 

No entanto, é preciso ter bastante comprometimento e organização para que sua experiência de ensino seja bem aproveitada. Neste post, a Voomp vai compartilhar algumas dicas para que você se organize da melhor maneira possível. Bora conferir?

O que são os cursos EAD?

EAD é a modalidade de ensino em que você não precisa frequentar presencialmente a instituição à qual está vinculado. Atualmente, existe uma grande diversidade de cursos a distância. Fazendo uma breve pesquisa, você encontra cursos pré-vestibulares, de graduação, pós-graduação, técnicos, de finanças, gastronomia e o que mais você imaginar. Podem ser formações de 3 meses ou então 5 anos. As possibilidades são intermináveis!

Durante muito tempo, iniciativas de ensino a distância foram testadas. Através de meios como televisão, CD-ROM e revistas, projetos de educação e cursos poderiam ser realizados. Contudo, eram atividades em que o estudante realizava sozinho e para conhecimento pessoal. Hoje em dia, o ensino a distância sistematizado é regulamentado no Brasil, reconhecido pelas devidas instituições, e forma profissionais capacitados para atuarem no mercado.

Quais as principais características dos cursos a distância?

Os cursos possuem algumas características bem particulares. A primeira delas é o caráter remoto, o que não significa que você estará sozinho. Com a sofisticação das plataformas de ensino, você consegue interagir com colegas, professores e acessar materiais didáticos interativos.

Os cursos a distância possibilitam que o aluno realize tanto atividades síncronas (no tempo real em que acontecem) quanto assíncronas, essas quando o encontro com a turma e o professor não é ao vivo. Por esta razão, os cursos EAD são uma ótima alternativa para quem possui uma rotina com horários menos flexíveis. Neste caso, os alunos acessam materiais e atividades no tempo em que possuem disponibilidade.

No entanto, muitas pessoas acreditam que os cursos EAD são mais fáceis, o que é um mito. Mesmo a distância, o aluno deve ter assiduidade, realizar avaliações e ter muita disciplina. Em graduações e pós-graduações, por exemplo, os diplomas e certificados possuem o mesmo valor em todas as modalidades, desde que reconhecidos pelo Ministério da Educação. 

Como você estuda direto da sua casa e tem a possibilidade de organizar melhor seus horários, em contrapartida é preciso ter bastante organização e foco. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você que deseja realizar um curso EAD. Confira!

Dicas para você se organizar nos estudos a distância

  1. Conheça seu curso 

Quando você estiver começando seu curso a distância, procure ficar por dentro de todas as vantagens que sua instituição de ensino oferece. Verifique canais de comunicação, portais de interatividade, plantões para atendimento e tira-dúvidas. 

Além disso, é importante conhecer o calendário da instituição. Saber em que momento você pode realizar matrículas, quando você tem avaliações. Tudo isso fará com que você se organize, aproveite o melhor do seu curso e evite surpresas.

  1. Planejamento

Ao iniciar os estudos, é sempre bom realizar um planejamento. Isso implica em estabelecer uma estratégia para como você irá dar conta dos conteúdos, das provas e demais atividades. Um cronograma semanal ou mensal pode ajudar a guiar você no seu percurso.

  1. Regularidade nos estudos

Em um curso a distância, onde você tem a possibilidade de assistir aulas com mais flexibilidade de horários, é importante não perder de vista o ritmo de estudos. Destinar um tempo diário ao seu curso é essencial. Além de você crescer com a prática diária, evita o acúmulo de matérias a médio e longo prazo. 

  1. Objetivos bem definidos

Ter em mente objetivos e metas bem claras é muito importante. Pode ser a obtenção de um certificado, a aprovação em uma matéria ou então vencer os conteúdos e mantê-los em dia. Para que você possa expandir seus horizontes, é preciso olhar pra frente e saber aonde você quer chegar!

  1. Ambiente adequado para o estudo

Diferentemente de como ocorre no ensino presencial, a sua sala de aula é a sua casa! Por isso, o seu canto dos estudos precisa ser adequado para que você se concentre. Lugares com boa luminosidade, ventilados, sem barulhos e sem objetos para se distrair. Com um lugar adaptado para você estudar, tudo ficará mais fácil.

  1. Aproveite o curso ao máximo

Já que recomendamos que você conheça bem o seu curso e a sua instituição de ensino, também indicamos que você aproveite ao máximo tudo que tem a sua volta. Ao fazer um curso a distância, você não estará sozinho. 

Busque interagir com seus professores e colegas, compartilhar experiências, dúvidas e informações. Em pré-vestibulares, por exemplo, você pode usufruir de milhares de questões para fazer exercícios. Já nos cursos de pós-graduação, você pode aproveitar para construir redes de contatos profissionais.

  1. A tecnologia como sua parceira 

 Fazer um curso EAD é, essencialmente, desfrutar da tecnologia. Você pode usar diversos dispositivos e acessar plataformas de estudo. Muitas instituições de ensino possuem aplicativos próprios nos quais você pode ficar por dentro de todas as novidades.

Além disso, ferramentas de calendário, cronograma e organização de estudos são muito bem-vindas para auxiliar você. Mas vale reforçar a atenção: cuide para não se desconcentrar com outros recursos desnecessários na hora dos estudos. Manter o foco é essencial! 

Agora que você já sabe como são os cursos a distância e conhece as melhores estratégias para manter-se organizado, o que acha de começar a investir em você? Existem cursos para todos os gostos e projetos de vida! Que tal conhecer alguns deles? Clicando aqui, você pode conferir cursos de idiomas, graduações, pós-graduações e muito mais.Adoramos ter a sua companhia até aqui. Fique ligado na Voomp para continuar acessando mais dicas para os seus estudos. 😊

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.