InícioDicasEstudosComo se concentrar nos estudos?

Como se concentrar nos estudos?

A concentração é uma habilidade valiosa e essencial para um ótimo desempenho. Não somente para quem precisa estudar, mas para qualquer outro objetivo. Atletas de alto nível, por exemplo, trabalham exercícios de concentração para poder apresentar o melhor de si. 

No entanto, muitas vezes é difícil atingir o nível de concentração ideal. Com muitas distrações ao redor, é preciso traçar estratégias para que os objetivos não sejam perdidos de vista. Neste post, a Voomp vai compartilhar com você algumas ideias e dicas de como se concentrar nos estudos. Acompanhe nosso conteúdo a seguir!

Estudar focado: o grande objetivo!

Para tudo na vida é preciso ter foco. Isso inclui pequenos objetivos que você estabelece na sua vida ou então a realização de grandes sonhos. Nos estudos, isso não é tão diferente. Desde o ensino fundamental até o ensino superior, estudar sempre é um processo desafiador. 

No entanto, também pode ser muito recompensador quando conseguimos estabelecer uma metodologia adequada. Estudar envolve atenção, prática, determinação e disciplina, além de muita organização

Identifique o que te desconcentra

Em um dia a dia corrido, muita coisa pode interferir no seu momento de estudo, fazendo com que você se desconcentre. É muito improvável que você possa se dedicar exclusivamente a estudar, sem se preocupar com obrigações domésticas, trabalho ou com amigos e familiares. Está tudo bem e dentro da normalidade. 

Contudo, é preciso saber distribuir bem o seu tempo para cada tarefa. Assim, você não sobrepõe preocupações, não acumula trabalhos e pode se dedicar integralmente ao que precisa. Mas se você ainda encontra dificuldades para estar 100% focado, é importante refletir sobre o que desconcentra você.

Avalie como é sua rotina, isso inclui as 24 horas do seu dia. Pequenas mudanças de comportamento podem fazer uma grande diferença na hora de estudar. Pense nos seus hábitos, na sua saúde e no gerenciamento do seu tempo, e o mais importante: esteja disposto a mudar. Apesar de parecer difícil, lembre-se de que você é plenamente capaz!

Que tal conferir algumas dicas que a Voomp pensou para tornar seus estudos mais eficazes?

Dicas valiosas para aumentar a concentração

  1. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia não precisa ser encarada como uma vilã. Você não precisa manter-se longe dela enquanto estuda, porém, é preciso ter inteligência na hora de usá-la. Seus dispositivos (celular, computador, tablet) podem ser grandes aliados se você explorar recursos didáticos, videoaulas ou então buscar por exercícios de matérias. 

Contudo, é provável que nestes mesmos aparelhos estejam as suas redes sociais. Na hora de se concentrar, é importante deixá-las de lado por um momento. Por isso, silenciar notificações pode ser uma estratégia interessante. Você foca no que realmente interessa e pode acessar suas redes como uma forma de recompensa, após cumprir seus objetivos.

  1. Bons hábitos de saúde

Um bom estudo começa muito antes de você pegar seus livros e cadernos. É preciso estar bem fisicamente e com a saúde em dia. Por isso, é consenso que uma noite de sono bem dormida e uma alimentação balanceada ajudarão você a se concentrar melhor. Além disso, praticar exercícios físicos também pode dar mais disposição para você. 

Ah, vale a pena cuidar também do tempo de exposição à luz dos aparelhos eletrônicos. Muito tempo em frente às telas podem deixar você cansado e mais indisposto. Você pode alternar a utilização de tecnologias com livros impressos e outros materiais que não forcem demais a sua visão. 

  1. Ambiente adequado 

Assim como ter bons hábitos no dia a dia, ter um espaço confortável para estudar é algo importante e que começa antes do próprio estudo. Seja no seu quarto ou no seu escritório, leve em conta aspectos como o barulho, a poluição visual e a limpeza do ambiente. Certifique-se de que nada do seu ambiente de estudos tirará seu foco. Salas de estudos em bibliotecas são ótimos espaços para isso.

  1. Gerencie seu tempo

É muito importante que você conheça a si mesmo. Isso inclui você saber em que momento do dia você costuma render mais. Pode ser pela manhã, à tarde ou à noite. É bem comum que tenhamos horários do dia em que estamos mais dispostos e mais concentrados.

Mesmo no seu horário mais adequado, é recomendado que você faça breves pausas. Elas garantirão que você areje a cabeça e se sinta menos cansado, o que acaba causando dispersão e desconcentração. 15 minutos para tomar uma água ou um café é uma ótima ideia!

  1. Técnicas de estudo

Existem metodologias de estudo que podem te ajudar a ficar mais concentrado. Para que isso ocorra, é importante que você esteja em uma posição ativa na hora de estudar. Além de prestar atenção em aulas, vídeos e leituras, é interessante que você exercite seu cérebro. 

Por isso, não poupe na escrita e na resolução de exercícios. Escrever à mão também pode ser uma boa estratégia.

  1. Estabeleça objetivos e recompensas

Quando você tem metas bem definidas, fica mais fácil dar o máximo de si. Aqui, o objetivo é estabelecer uma motivação a mais. Buscando resultados, você estará mais concentrado no momento de estudar. 

Os objetivos não precisam ser gigantes. Pequenas metas diárias podem ser o bastante para ajudar você. Um cronograma de atividades semanais ou mensais é um bom termômetro para você acompanhar sua evolução. E, claro, lembre-se de que você é merecedor. Pequenas recompensas são mais do que justas!

  1. Divirta-se!

Assim como é importante cuidar da saúde do corpo, o mesmo vale para a saúde da mente. Portanto, você não precisa transformar a busca por eficiência nos estudos em algo que prejudique seus momentos de lazer. O importante é ter os horários bem definidos para cada atividade. Não deixe de ver seus filmes favoritos ou de encontrar com seus amigos, isso também faz parte do seu bem-estar. 😊

Essas foram as dicas que a Voomp preparou especialmente para você. Esperamos que elas possam te ajudar a seguir firme em busca de seus objetivos e, assim, você consiga escolher uma graduação ou curso que melhor se encaixa com suas metas. Tudo é possível para quem se dedica!

Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.