Curso de Pós-graduação em Engenharia de Dados: venha conhecer

Wagner
Colaborador do Voomp
Curso de pós-graduação em Engenharia de Dados

A todo momento estamos produzindo dados. Pelos cliques ou durante o tempo em que navegamos pela web, é possível extrair informações a partir de muitas ações online. No entanto, organizar esses dados e utilizá-los da melhor maneira tem sido cada vez mais fundamental para empresas construírem análises de mercado, comportamento e tendências.

A seguir, a Voomp te mostra como é a especialização que trata deste assunto: a Engenharia de Dados!

Como é a pós-graduação em Engenharia de Dados?

Existem diversas modalidades de pós-graduação em Engenharia de Dados. Em cursos de mestrado e doutorado, você desenvolve projetos de pesquisa e busca contribuir com uma nova descoberta ou novo conceito. Já em MBAs e especializações, os cursos são mais rápidos, tratando de assuntos técnicos para atuação profissional.

A especialização em Engenharia de Dados visa contribuir com o aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da tecnologia. Trata-se de uma área que, embora siga em ascensão, já está consolidada e com importância reconhecida em instituições como empresas e governos.

Com a produção de dados em larga escala nos espaços virtuais, gerenciá-los, protegê-los e fazer um uso produtivo são desafios típicos da contemporaneidade no mundo corporativo. 

Por esta razão, na especialização em Engenharia de Dados, são abordadas formas de armazenar estes dados e extrair informações úteis a partir deles com aplicações de Machine Learning e programação em linguagem Python.

A especialização costuma ser dividida em módulos com diferentes temas da área e possui duração de 6 a 12 meses, dependendo da instituição. O curso pode ser feito tanto de modo presencial como no ensino à distância.

Engenharia de Dados EAD: como é a especialização

Seja pela praticidade ou pelo fato de que a Engenharia de Dados trabalha com dados virtuais, boa parte das especializações nesta área acontece de modo remoto. Neste caso, você realiza o curso 100% a distância, sem a necessidade de frequentar um polo de educação para atividades práticas.

A principal diferença em relação aos cursos de caráter presencial é o modo como você acessa os conteúdos. No EaD, o ensino ocorre de forma online, através do acesso a materiais didáticos e videoaulas disponibilizadas na plataforma de ensino, bem como serviço de tutoria e biblioteca virtual

Para quem deseja realizar uma pós-graduação, mas não possui disponibilidade de tempo para frequentar aulas, o curso EaD permite que você tenha maior flexibilidade de horários. Estudando no seu horário, você pode se especializar sem comprometer sua rotina!

Qual o público-alvo da especialização em Engenharia de Dados? 

O público a que se destina a especialização em Engenharia de Dados são profissionais graduados ou com experiência na área da Tecnologia da Informação. Tanto para quem deseja refinar o conhecimento como para quem busca descobrir o universo da gestão de tecnologia

Desta forma, o perfil desejado de quem faz pós-graduação em Engenharia de Dados é que seja entusiasmado com inovação, familiaridade com tecnologia, programação e conhecimentos em língua inglesa.

O que se estuda na pós-graduação em Engenharia de Dados?

O principal foco de estudo na especialização em Engenharia de Dados é a transformação de dados brutos em informações relevantes, através de softwares e algoritmos desenvolvidos por empresas e governos. Para isso, é necessário reunir condições de coleta, armazenamento e análise dos dados.  

Portanto, na especialização em Engenharia de Dados os alunos encontram temas mais básicos como matemática, lógica e linguagens de programação, aprofundando através do estudo de bancos de dados, arquitetura de dados e modelagem.

Na especialização, muito mais do que conhecer os conceitos e suas funcionalidades, a abordagem dos conteúdos ocorre com foco em situações práticas da rotina de trabalho de engenheiros de dados.

A seguir, você confere alguns dos assuntos mais frequentes presentes nas especializações em Engenharia de Dados!

  • Análise Exploratória de Dados
  • Bancos de Dados em Nuvem
  • Data Mining
  • Estrutura de Dados
  • Geometria Analítica
  • Linguagem de Programação
  • Lógica Computacional
  • Machine Learning
  • Modelagem de Dados
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
  • Redes Neurais e Deep Learning
  • Segurança de Dados

Qual o valor da pós-graduação em Engenharia de Dados?

O valor da especialização em Engenharia de Dados pode variar bastante de acordo com a instituição de ensino e com a modalidade. É possível encontrar valores bem acessíveis e outros que custam mais de R$ 1.000 mensais. Mas fique calmo, são casos que fogem da curva média dos valores.

Existem boas alternativas para unir qualidade com preço acessível e cursar a pós-graduação com bom custo-benefício. Instituições reconhecidas como Unopar e Uniderp oferecem a especialização em Engenharia de Dados com valores mensais na média de R$ 200.

Você ainda pode negociar com a sua instituição para encontrar formas de pagamento mais flexíveis e obter descontos. Além disso, na Unopar e na Uniderp, você pode realizar um teste grátis por 7 dias! Ou seja, é possível avaliar com calma qual a melhor forma de fazer sua pós-graduação.

Engenharia de Dados: como está o mercado de trabalho?

As oportunidades profissionais para quem domina o conhecimento em Engenharia de Dados têm se mostrado bastante promissoras, com perspectivas de crescimento na carreira e bons salários. O profissional pode atuar em organizações de diferentes portes, seja uma pequena empresa ou uma multinacional.

Em departamentos de TI, o profissional pode atuar com gestão e coordenação de estratégias de coleta, armazenamento e análise de dados em acordo com os objetivos da empresa. Outra possibilidade é atuar desenvolvendo aplicações e inteligência artificial que possam realizar leituras de dados brutos, extraindo as informações desejadas.

Em resumo, a perspectiva é que profissionais desta área sejam cada vez mais requisitados no mercado. No setor empresarial, quanto mais informação, melhores são as condições de planejamento e análise sobre o mercado. Portanto, é bom estar preparado porque o mercado irá precisar de você! 

Siga acompanhando a Voomp para ficar por dentro de tudo sobre pós-graduações e conte conosco para expandir seus horizontes. Até mais!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.