Especialização em Segurança da Informação: como é o curso?

Wagner
Colaborador do Voomp
Curso de Pós-Graduação em Segurança da Informação

Proteger seus dados e informações na internet tem sido cada vez mais importante. Tanto em nível individual como empresarial, estar seguro no ambiente virtual evita uma série de dores de cabeça.

Acompanhe o conteúdo da Voomp e descubra como é a especialização de quem atua com a segurança de dados e informações.

Segurança da Informação: como é a especialização?

A especialização em Segurança da Informação é um curso de pós-graduação da área da tecnologia, do tipo lato sensu. Na prática, isso significa que a formação oferecida é focada em conteúdos práticos da rotina de trabalho. Para realizar o curso, é necessário possuir diploma em curso de nível superior, como bacharel ou tecnólogo

Neste curso, os alunos dedicam-se a elaborar ferramentas e estratégias de segurança nos meios virtuais, visando salvaguardar dados e informações. Atualmente, proteger as informações online tem sido considerado uma prioridade por quem atua na internet. Desta forma, você evita fraudes, golpes, mantém sua privacidade e, em nível empresarial, evita prejuízos.

Você pode fazer esta especialização de forma presencial ou de forma online, através do EAD. No entanto, a grande maioria dos cursos de especialização nesta área são ofertados no modelo de ensino a distância. Nesta modalidade, você pode acessar os conteúdos e realizar as atividades diretamente de sua casa, no horário que ficar melhor para você.

Qual o público-alvo da especialização em Segurança da Informação?

A especialização em Segurança da Informação é voltada especialmente para profissionais da área da tecnologia que desejam atuar com proteção de dados e segurança na internet. Profissões que possuem experiência e familiaridade com programação e manejo de dados podem fazer esta especialização tranquilamente. 

Desta forma, destacam-se principalmente os profissionais de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenheiros de Softwares e Administradores.

Quais temas são estudados na especialização em Segurança da Informação?

O foco de estudo principal nesta especialização é a detecção de vulnerabilidade nos sistemas de segurança de plataformas virtuais, visando o aprimoramento e o fortalecimento dos mecanismos de defesa. Nesta especialização, os alunos aprofundam os conhecimentos em temas como arquitetura de segurança, administração de sistemas operacionais e gerenciamento de dados.

Além disso, são abordadas questões de segurança nos mais diversos ambientes da internet. Por esta razão, temas como criptografia e computação em nuvem também compõem a grade curricular.

Confira alguns dos principais assuntos trabalhados nas especializações em Segurança da Informação:  

  • Administração De Sistemas Operacionais
  • Algoritmos E Programação Estruturada
  • Arquitetura E Organização De Computadores
  • Lógica Computacional
  • Modelagem De Dados
  • Privacidade E Proteção De Dados
  • Programação E Desenvolvimento De Banco De Dados
  • Redes IP e Roteamento
  • Segurança em Infraestrutura de Redes e Computação Móvel 
  • Auditorias e Criptografia; 
  • Proteção Básica na Rede
  • Gestão de Redes, Aplicativos e Softwares 

Quanto custa uma especialização em Segurança da Informação?

Os custos com uma especialização nesta área variam de acordo com a instituição de ensino. O valor pode mudar significativamente conforme a modalidade de ensino e a estrutura que a faculdade oferece. 

No entanto, a média de preços não é muito alta. Boa parte das ofertas de pós-graduação em Segurança da Informação ficam na média de R$ 200 a R$ 300. Como os cursos possuem menor duração, isso implica em menos tempo de mensalidade.

Qual a duração da especialização em Segurança da Informação?

Cursos de caráter lato sensu costumam ser de curta ou média duração. Uma vez que o foco não é em pesquisa e debates acadêmicos, as especializações buscam preparar profissionais para que em pouco tempo estejam atuando no mercado de trabalho. 

Desta forma, a especialização em Segurança da Informação tem duração de seis a 12 meses. Ou seja, é uma ótima oportunidade para você mergulhar em uma área muito promissora e conquistar seu certificado em pouco tempo.

Como é o mercado de trabalho para especialistas em Segurança da Informação?

As oportunidades na área da tecnologia não param de crescer. Neste ritmo, as oportunidades para especialistas em Segurança da Informação se mostram atraentes, com uma grande procura por profissionais desta área. Com a sofisticação que softwares e redes atingiram ao longo do tempo, proteger dados e informações é uma questão de segurança e tanto

Sendo assim, novas vagas de emprego estão surgindo no ramo da tecnologia. Cargos como Analista de Segurança da Informação são cada vez mais frequentes em grandes empresas que atuam na internet. São funções cujo objetivo é prevenir ataques cibernéticos, garantir a privacidade de informações e gerenciar os dados da empresa

Outra possibilidade de atuação profissional para quem se especializa em Segurança da Informação são as empresas de tecnologia. São espaços onde o profissional colabora com o desenvolvimento de softwares, que servirão para garantir a segurança dos dados. 

A formação e a especialização em Segurança da Informação podem ser consideradas relativamente recentes. Apesar de serem formações novas, a demanda por profissionais competentes na área é alta. Neste cenário, a perspectiva é que o campo da Segurança da Informação continue se valorizando e fornecendo bons salários para quem atua na área.

Enfim, esperamos que você tenha curtido o nosso conteúdo. Siga acompanhando o nosso conteúdo e dê um Voomp na sua vida. Queremos participar da sua (r)evolução!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.