Geografia: saiba tudo sobre a faculdade

Wagner
Colaborador do Voomp
Faculdade de Geografia: saiba tudo sobre o curso

Conhecer as características da natureza e o modo como a sociedade se relaciona com ela é fundamental para o desenvolvimento humano. Neste post, a Voomp vai compartilhar com você como é a faculdade de Geografia! Vamos conhecer juntos?

Como é a faculdade de Geografia?

A faculdade de Geografia é uma das mais tradicionais e cumpre um papel muito importante para entendermos o funcionamento da sociedade e sua relação com a natureza. Neste curso, são formados profissionais que estudam uma grande diversidade de temas, o que inclui elementos da natureza, indicadores sociais e cartografia. A disciplina é considerada uma ciência da natureza, embora possua muitas ligações com as humanidades.

Esta é uma faculdade indicada para quem tem interesse em estudar a composição da sociedade. Geógrafos trabalham com assuntos relacionados à demografia, analisando estatísticas relacionadas à faixa etária, gênero, raça, entre outros fatores. Desta forma, o curso exige que os alunos realizem muitas leituras e desenvolvam a capacidade crítica e analítica ao longo da graduação.

Além de trabalhar com dados sociais, no curso de Geografia são trabalhados conteúdos sobre hidrografia, solos e rochas. Assim, além do estudo da parte teórica, é muito comum que os graduandos realizem atividades de campo, a fim de reconhecer elementos da natureza.

Licenciatura em Geografia

O curso de Geografia pode ser feito tanto em caráter de bacharelado como de licenciatura. A principal diferença entre as duas modalidades consiste no foco de atuação. Na licenciatura, os estudantes são preparados para que possam atuar com educação no ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Isso significa que, além dos conteúdos próprios da Geografia, são estudados temas como docência, elaboração de planos de aula, de materiais didáticos, métodos de avaliação de alunos e conceitos pedagógicos. 

Faculdade de Geografia a distância

Você pode cursar a faculdade de Geografia em diferentes modalidades. Como mencionamos, algumas atividades do curso são de caráter prático, com estudos de solos, rochas e rios. Desta forma, você pode realizar o curso no modelo semipresencial, quando você estuda a parte teórica online e frequenta a sua instituição de ensino para as atividades práticas. 

No ensino a distância, você tem a possibilidade de frequentar as aulas de forma assíncrona, realizando as atividades propostas com maior flexibilidade de horários. Essa modalidade tem se mostrado muito interessante para quem possui uma rotina corrida e deseja cursar uma graduação. 

O que se estuda na faculdade de Geografia?

Podemos considerar o leque de estudos do curso de Geografia bem amplo e diverso. Afinal, estudar as ações humanas e sua relação com a natureza é uma tarefa que exige bastante complexidade. São considerados aspectos de espaço urbano, do espaço natural, de relevos e hidrografia.

Um dos principais temas de estudo é a cartografia. Geógrafos estudam questões relacionadas à evolução da elaboração de mapas, suas projeções e proporções, bem como as novas tecnologias digitais e geoprocessamento.

Relacionado à natureza, são comuns as matérias sobre hidrogeografia, geomorfologia, geologia, climatologia e biogeografia. Além disso, os alunos estudam as diversas aplicações da Geografia: no mundo urbano, no mundo rural, na política e na economia. Em resumo, os estudos sugerem uma formação generalista, onde o geógrafo pode se especializar em algum tema ao longo do tempo.

Quanto tempo dura a faculdade de Geografia?

A faculdade de Licenciatura em Geografia possui uma duração média de 8 semestres, ou seja, 4 anos de curso. Além das disciplinas típicas da Geografia, estão contempladas as matérias sobre educação. Já no Bacharelado em Geografia, onde não são cursadas as matérias de docência, o curso pode ter uma duração menor, chegando a três anos e meio.

Isso depende de como a instituição de ensino organiza a grade curricular da faculdade. Em alguns casos, é possível adiantar disciplinas e se formar em menos tempo. Por outro lado, você também tem a liberdade de levar um pouco mais de tempo para se formar. A duração de 4 anos é apenas uma média recomendada pelas instituições.

Qual o valor da faculdade de Geografia?

O curso de Geografia não é dos mais caros, mas é preciso estar atento a alguns fatores que podem condicionar o valor da graduação. Em faculdades de grandes capitais no modelo presencial, a mensalidade pode ultrapassar a faixa dos R$ 1.000. Por outro lado, cursos semipresenciais possuem valores mais em conta. 

Em faculdades como Unopar e Anhanguera, o valor das mensalidades fica abaixo de R$ 200. Ou seja, é possível fazer a graduação em Geografia com qualidade e com preços que cabem no bolso

Além das mensalidades, o curso de Geografia não costuma exigir muitos gastos com materiais de trabalho. Em faculdades que possuem boas bibliotecas, você também consegue economizar com livros.

Quem faz faculdade de Geografia pode atuar em que área?

Profissionais formados em Geografia podem atuar em setores que vão muito além da sala de aula. Obviamente, o trabalho com educação é uma das principais oportunidades para quem estuda Geografia, seja em escolas públicas ou privadas, tanto em sala de aula como elaborando materiais didáticos. Ao seguir a formação acadêmica, o profissional ainda pode se habilitar para atuar em universidades.

No serviço público, geógrafos podem trabalhar com a formulação de planos diretores de cidades. É onde são estabelecidas normas de desenvolvimento urbano, levando em conta hidrografia, relevo, preservação do patrimônio histórico e interesses coletivos da população.

Também é possível atuar no setor industrial e tecnológico. Hoje em dia, as ferramentas de geoprocessamento têm evoluído bastante, o que permite que o profissional elabore bancos de dados geográficos, utilizados em mapas e plantas. 

Aos geógrafos também compete a elaboração de projetos socioambientais. Por terem domínio sobre características de relevos, solos, rios, clima e meteorologia, questões relacionadas ao meio ambiente demandam trabalho de profissionais da área. Avaliação de impacto de construções civis é uma das funções que geógrafos podem desempenhar.

Enfim, a gente se despede por aqui, mas esperamos que você tenha curtido o nosso conteúdo. Fique ligado aqui no blog da Voomp para seguir acompanhando tudo sobre as carreiras! Até mais.


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.