InícioGraduaçãoJogos DigitaisFaculdade de Jogos Digitais: saiba tudo o que o curso técnico oferece

Faculdade de Jogos Digitais: saiba tudo o que o curso técnico oferece

A faculdade de Jogos Digitais é o curso técnico ideal para quem tem vontade de trabalhar com criação. Desse modo, o aluno vai aprender desde a modelar e criar roteiros até as etapas finais. Portanto, não deixe de conhecer mais sobre a formação e suas áreas.

Tudo sobre a Faculdade de Jogos Digitais

Essa graduação vai mostrar todos os detalhes sobre o mundo dos jogos, como desenhar personagens e programar. Assim, o formando vai ser capaz de atuar nesse campo com sucesso.

Objetivos do curso de Jogos Digitais

O curso envolve muito mais do que apenas gostar de jogar, afinal, conta com muitas matérias práticas como programação. Além disso, vai exigir do estudante que ele seja criativo e bom planejador. Por fim, o que pode se esperar da formação é:

  • Aprender a Animar Personagens
  • Entender Conceitos de Administração e Marketing
  • Criação De Narrativas e Roteiros
  • Desenhar Cenários e Ambientes Virtuais

Quem segue essa formação sai pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho digital. São várias as áreas em que se pode atuar, por isso, as áreas de estudo também são diversas.

Como funciona a faculdade de tecnologia em Jogos Digitais?

A faculdade de Jogos Digitais é relativamente uma opção nova, então é comum não conhecer tanto dela. Mas, de modo geral, o curso vai preparar para que o estudante possa fazer parte da criação. Nesse sentido, é uma ótima escolha jogadores e ilustradores.

Matérias e grade curricular

As disciplinas, de modo geral, envolvem o uso de programas especiais para animação e edição. Além disso, também é abordado assuntos para entender como planejar e analisar o desempenho de um aplicativo. Portanto, as matérias comuns de ter nessa formação são:

  • Gestão e Planejamento
  • Design de Jogos
  • Roteirização
  • Animação e Softwares
  • Laboratório de Criação

A grade é bem completa e aborda assuntos até de outras áreas para que o estudante se torne capacitado. Por isso, pode-se encontrar tópicos que envolvem Ética, Economia e até Física. Isso porque para completar uma produção é preciso um conhecimento amplo.

Modelo do curso e metodologia

Por ser técnica, a faculdade de Jogos Digitais funciona de modo mais dinâmico que outras tradicionais. Por exemplo, sua carga horária mínima é de 2.000 horas, menor que a maioria dos cursos. Além disso, conta com muitas aulas práticas com softwares especiais.

Faculdade de Jogos Digitais a distância

Um ponto positivo é que essa formação permite ser feita no formato a distância. Desse modo, fica mais cômodo para o aluno que vai poder ter acesso a todos os conteúdos essenciais na sua casa. Ainda mais, é um formato flexível e com mais autonomia.

Duração

Em média, a graduação tem a sua duração de 2 a 3 anos, o que é comum para cursos técnicos. Pode parecer pouco, no entanto, é vasto os conteúdos e práticas aprendidas ao seu decorrer.

A faculdade de Jogos Digitais é a ideal para você?

Com tantas opções novas de cursos, é difícil conhecer um pouco de cada uma para conseguir escolher. Mas, analisar a grade curricular e os objetivos dele pode ajudar nessa hora. Por esse motivo, pesquisar bem é ideal para a hora da decisão.

Para quem quer estudar Jogos Digitais, é importante ter em mente que não vai envolver apenas a prática em si. Afinal, outros tópicos como saber administrar e planejar também são essenciais. Portanto, o aluno deve estar pronto para usar algumas qualidades como:

  • Criatividade
  • Resolução de Problemas
  • Trabalho em Equipe
  • Gestão de Projetos

De modo geral, pode-se dizer que quem tem interesse em produzir e trabalhar de forma criativa vai gostar da faculdade. Ainda mais, os assuntos abordados são amplos, então vai conseguir adquirir um conhecimento geral. Por fim, vale a pena se é o que você gosta.

Onde atua o profissional da área

Quem se forma em faculdade de Jogos Digitais possui diversas opções de trabalho. A criação de games envolve muitas etapas, então existem várias funções e lugares para atuar. Por exemplo, alguns cargos possíveis para quem se forma nessa área são:

  • Programação
  • Game Design
  • Marketing e Estratégia
  • Game Testing
  • Produção Executiva

O mercado da tecnologia precisa de pessoas capazes de trabalhar de forma criativa e por isso, oferece muitas oportunidades. Assim, as vagas podem ser em estúdios de animação, empresas de programação e até para institutos de ensino. Ou seja, as opções são amplas.

A faculdade de Jogos Digitais vale a pena?

O curso de Jogos Digitais ainda é algo novo, mas que, sem dúvidas, ganha cada vez mais espaço. Afinal, nos dias de hoje o mundo virtual está em alta e com isso, é preciso ainda mais de experts. Portanto, se é de seu interesse, com certeza terá sucesso na área.

Trabalhe no mundo dos games com a Faculdade de Jogos Digitais

É fato que a inovação da tecnologia nos dias atuais tem feito surgir também novas profissões. Por exemplo, jogar não é mais apenas um hobby e sim, pode se tornar uma chance de trabalho. Aliás, é um campo que não para de crescer e inovar no mercado.

A faculdade de Jogos Digitais ensina tudo sobre as etapas de criação e torna o estudante capacitado para produzir. Quem se forma pode assumir diversos tipos de cargos em vários setores. Então, é a graduação perfeita para quem se interessa pelo mundo virtual dos games.

Nós contamos com diversos cursos de graduação em nossa plataforma e posts sobre carreira profissional aqui no blog. Se você curtiu este tema, continue explorando nossos artigos sobre Jogos Digitais e aprenda ainda mais sobre esse universo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.