InícioGraduaçãoJogos DigitaisQual o perfil do estudante do curso de Jogos Digitais?

Qual o perfil do estudante do curso de Jogos Digitais?

Estudante do curso de Jogos Digitais é muito mais dinâmico, criativo e flexível do que se pode imaginar.

Isso porque, novas tecnologias e tendências surgem em cena o tempo todo, o que torna a capacidade de inovação e aprendizagem um recurso altamente importante durante a graduação.

Entretanto, existem outras habilidades necessárias que ele deve ter e que muitas delas são desenvolvidas ao longo do curso.

Sendo assim, no artigo de hoje falaremos sobre o perfil do estudante do curso de Jogos Digitais para poder ter clareza sobre as suas potencialidades daqui pra frente. Acompanhe!

O mercado de Jogos Digitais no Brasil

Segundo uma pesquisa recente da Kantar Ibope Media, o Brasil atualmente ocupa o 12° lugar no ranking de maior número de jogadores.

Posição essa, superior à de países como os Estados Unidos, Itália e Canadá, por exemplo.

Além disso, após o cenário pandêmico em que nos encontramos, no mundo, o faturamento do setor aumentou em 12%, chegando a cerca de R$ 600 bilhões. 

Porém, no Brasil, segundo dados da Pesquisa Games Brasil (PGB) 2021, cerca de 75% dos jogadores afirmaram terem jogado mais durante o período pandêmico do que antes dele.

Em média, 30% dos gamers se dedicam ao menos 2 horas por dia aos Jogos Digitais.

Isso porque, os Jogos Digitais atuais são compatíveis com os mais diversos tamanhos de telas e formatos, ou seja, se adaptam bem a quase todos os aparelhos.

Até o final deste ano esse faturamento irá aumentar consideravelmente, pois os investimentos na área e o crescimento da comunidade gamer está super engajada nesse setor.

E isso nos leva também, ao crescente número de pessoas investindo cada vez mais na sua educação através dos jogos e ainda, ingressando cada vez mais em cursos de Jogos Digitais.

Por isso, após esse conhecimento prévio do mercado, analisaremos a seguir o perfil dos estudantes que decidem iniciar a graduação na área. Acompanhe.

Perfil do estudante do curso de Jogos Digitais

Primeiramente, para além dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Jogos Digitais é necessário obter algumas habilidades para se tornar um profissional dos games diferenciado no mercado.

Por isso, é necessário que primeiro estudantes se interessem por linguagens de programação.

Além é claro, de conhecer técnicas de documentação de projetos de tecnologia, códigos computacionais para o jogo digital, comunicação de dados e tecnologias de informação.

Estas são habilidades que qualquer curso ou profissão exigirá independente de qual área deseja se especializar futuramente.

Indo mais afundo, outras características que podem tornar um estudante diferenciado são:

Trabalho em equipe

Primeiramente, tendo em vista que  a criação de um jogo envolve vários profissionais, lidar com diferentes grupos de trabalho faz parte da rotina de um profissional de Jogos Digitais.

Habilidade em comunicação

Por estar em constante movimento tendo que transitar entre grupos e setores, possuir uma boa comunicação verbal e também escrita, será muito útil para trabalhar em conjunto com equipes de tecnologia.

Gestão de projetos

Outra habilidade que irá te diferenciar é saber gerir projetos, independente do seu tamanho e complexidade. 

Desafios, tecnologias, inovações e descobertas fazem parte da rotina de um profissional de jogos, então ter o senso de gestão pode levar meros estudantes a outro nível.

Atualização constante

Aqui, se manter atualizado sobre as novas tecnologias e tendências do mercado de Jogos Digitais é super importante.

Isso porque, para se manter relevante no mercado de trabalho é preciso sempre estar atento ao crescimento na área e novas tendências.

Sendo assim, mesmo que considere que ainda não possui todas essas habilidades, não se preocupe.

Pois, durante a graduação será possível desenvolvê-las para estar mais preparado para o mercado de trabalho.

Curso de Jogos Digitais em EAD vale a pena?

Inicialmente, o ensino EAD que se configura pelo estudo a distância é uma modalidade onde o estudante não possui um horário fixo para absorver seu aprendizado.

Tornando assim, seus ensinamentos mais flexíveis, podendo encaixar sua rotina de estudos no seu próprio ritmo e tempo.

Além disso, nos cursos em EAD as aulas são disponibilizadas em formato de vídeos onde é possível acessá-los em ambientes virtuais de aprendizagem.

Outra diferenciação desta modalidade, é que assim como no ensino presencial, ela tem a aval do MEC para ser realizada, e a aprovação do aluno se dá por igual, assim como sua inserção no mercado de trabalho.

Dito isto, preparamos a seguir algumas outras vantagens do curso em EAD para te mostrar porque vale a pena se formar nesta modalidade.

Economia financeira

Cursos EAD podem custar até metade do preço dos presenciais, em média.

Isso acontece porque existe a inexistência de uma quantidade mínima de integrantes em turmas, já que todos estarão em suas casas aprendendo da mesma forma, resultando assim, na mensalidade que diminui.

Flexibilidade de horário

Flexibilidade de tempo e espaço para acessar os conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais, essa é outra vantagem do curso de Jogos Digitais em EAD.

Mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, você consegue, por exemplo, assistir às aulas no seu próprio tempo na frente do computador.

Assim, criatividade e flexibilidade trarão novas ideias e recursos ao longo da sua graduação.

Qualidade de ensino

Na modalidade EAD a metodologia de ensino é a mesma de um curso presencial.

Logo, o projeto pedagógico desenvolvido é igual aos cursos presenciais e o Ministério da Educação (MEC) está sempre avaliando o nível da modalidade a distância.

Além disso, os materiais disponibilizados em aulas online passam por revisões frequentes e detalhadas, fazendo com que o aluno do ensino a distância acesse o que há de melhor, da maneira mais didática possível.

E ainda, sem contar que o diploma carregará o mesmo valor de um originado da modalidade de ensino presencial.

Networking constante

Atualmente, todas as plataformas EAD têm opções de contato e interação, facilitando assim o diálogo entre tutores, coordenadores e alunos. 

Por chats, fóruns e seminários online, os futuros profissionais do curso de Jogos Digitais podem realizar grandes trocas e manter-se estimulados e em constante aprendizado.

Por fim, conforme observou ao longo deste artigo, as possibilidades de aprendizado no setor de jogos são imensas.

Então, que tal conhecer três universidades que possuem cursos de Jogos Digitais em formato EAD?

São elas: Tecnologia em Jogos Digitais na Anhanguera, Tecnologia em Jogos Digitais na Pitagoras e o Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade Unopar.

Por último, caso queira saber detalhadamente o que te espera no mercado de trabalho, confira o artigo: O que faz um profissional de Jogos Digitais?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.