InícioGraduaçãoJogos Digitais2 áreas para quem quer trabalhar com Jogos Digitais

2 áreas para quem quer trabalhar com Jogos Digitais

As áreas para quem quer trabalhar com Jogos Digitais são diversas, por mais que a maioria das pessoas apenas veja esse segmento como uma forma de diversão. No entanto, essa é uma das indústrias mais valiosas do mundo, movimentando cerca de US $1,8 bilhão anualmente, segundo estimativas.

Assim, com o crescimento desse setor, os cursos voltados para a área de games estão cada vez mais populares. Para quem optou por seguir essa carreira, existem diferentes oportunidades no setor, e nós apresentaremos algumas opções para quem quer trabalhar com Jogos Digitais.

Nesse sentido, o mercado de Jogos Digitais é um dos que mais chamam a atenção. Considerando que os smartphones colocam milhares de jogos ao alcance de nossos bolsos, não é novidade que exista um grande potencial de profissionalização no segmento, que vem abrindo portas para a estruturação de cursos de graduação em Jogos Digitais.

Atualmente, no Brasil já são dezenas de cursos superiores em jogos digitais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), sendo que a maioria é oferecido por instituições privadas. Dessa forma, a faculdade de Jogos Digitais pode ser cursada em dois formatos, presencial ou à distância. Na realidade, se trata de um curso de nível tecnólogo, que possui dois anos e meio de duração, voltado especificamente para a prática profissional.

Dessa forma, o aluno formado conseguirá conceber um game desde o início, iniciando pelas regras e a criação dos personagens. Para então iniciar a elaboração de roteiros, do mesmo modo, ao longo do curso o aluno aprende Comunicação e Narrativa, de forma que os roteiros sejam bem elaborados na prática profissional.

Além disso, existem aulas as mais variadas para aplicação no setor, como Linguagens de Programação, Comunicação Remota e Inteligência Artificial.

Carreiras para quem pretende trabalhar com Jogos Digitais

Geralmente, o profissional formado em Tecnologia em Jogos Digitais, presta serviços diretamente na produção dos mesmos. Ele pode ser responsável por partes específicas do desenvolvimento ou pode gerenciar todo o projeto.

O mercado mais conhecido para esse profissional é o de entretenimento, mas após cursar uma boa faculdade de Jogos Digitais, ele consegue trabalhar também em outros setores. Entre eles, está o mercado em expansão de jogos educativos, cada vez mais usados nas escolas hoje em dia.

Também há demanda para esse profissional no desenvolvimento de simuladores de negócios, usados em treinamentos. Na área médica, são criados jogos de simulação de cirurgias ou os games são usados em tratamentos.

No marketing, os jogos podem ser usados como estratégia para atrair consumidores mais jovens. Por outro lado, determinadas imobiliárias e construtoras contratam esse profissional para trabalhar com realidade aumentada.

Onde essa tecnologia permite, que um consumidor visualize móveis ou mude as cores da parede de uma casa através da câmera do celular.
Como citado anteriormente, o mercado para quem quer trabalhar com Jogos Digitais no Brasil está em pleno crescimento, movimentando mais de um bilhão de dólares anualmente. Esse mercado está entre os que mais crescem no país, oferecendo oportunidades para quem é qualificado na área.

Do mesmo modo, o Brasil está entre os 5 países que mais consomem conteúdo mobile no mundo, de maneira que o desenvolvimento das plataformas móveis é um mercado promissor. Assim, entre as tendências do mercado mobile, estão os jogos de realidade aumentada, especialmente após o sucesso do jogo Pokémon Go, em 2017.

Hoje em dia, existem diversos videogames tão complexos transformados em filmes, como Assassin ‘s Creed, Silent Hill e Resident Evil, por exemplo. As maiores empresas contratam profissionais que tenham habilidade de programação e saibam trabalhar com Jogos Digitais.

Game designer

Geralmente, no topo da lista de quem quer trabalhar com Jogos Digitais está o designer de videogame. Quem trabalha nessa ocupação vem com os conceitos que acabam virando videogame. Eles veem essas ideias até o fim, desenvolvendo histórias e personagens e, em seguida, orientando-os durante a produção.

Eles colaboram com os outros membros da equipe de desenvolvimento, incluindo artistas, programadores e engenheiros de áudio. Os cargos incluem: designer de jogos, designer principal e designer de níveis.

Como uma das posições mais desejadas de todos os empregos de videogame, a competição é acirrada. Você pode ter que ganhar experiência ao longo de vários anos de trabalho em outras funções. Além disso, o serviço pode variar entre elaboração do gameplay, como modelagem, ambientação e criação de personagens.

Em contrapartida, empresas de pequeno e médio portes têm cargos com mais responsabilidades, mas que também podem garantir, melhores ganhos a longo prazo.

Com isso em mente, a posição pode variar no estúdio em que o profissional trabalha, bem como o pagamento. Quando o assunto é dinheiro, o site Produção de Jogos indica que o salário pode variar entre R $1,2 mil a R$4 mil, dependendo do orçamento do projeto.

Para quem está chegando no mercado agora, uma boa dica é ficar de olho no perfil Vaggas BR no Twitter, especializado em divulgar opções de emprego na área. A rede social também é conhecida por ser habitat de ”olheiros” da indústria de Jogos Digitais. Logo, é bom divulgar seus trabalhos por lá, após alguma oportunidade pode acabar aparecendo.

Desenvolvedor de Software e programador de jogos

Eventualmente, os desenvolvedores de software e programadores de computador implementam as visões dos designers de jogos para os seus produtos finais. Os desenvolvedores projetam software que faz os videogames funcionarem da maneira que os designers desejam. Os programadores curam o código que converte esses designs em instruções que os sistemas de videogame podem ler.

Ou seja, como desenvolvedor de software e programador de computador, você transformará a visão do designer de jogos em um jogo jogável e controlável. Quanto ao lado mais técnico do design de jogos, você usará linguagens de programação ‘motores’ para aprimorar a jogabilidade.

Os desenvolvedores projetam o software que faz os jogos funcionarem da maneira que os designers imaginaram, enquanto os programadores usam habilidades de resolução de problemas para criar o código que transforma as ideias dos designers de jogos em instruções que os sistemas de videogame podem ler.

Para trabalhar com Jogos Digitais nessa área de software e programação de jogos, é preciso que você obtenha uma compreensão profunda da teoria, design e habilidades práticas. Pois, assim você estará preparado para se tornar um desenvolvedor de software e programador de jogos de sucesso no curso de Jogos Digitais, oferecido por diversas universidades brasileiras.

Por fim, se você deseja trabalhar com Jogos Digitais o importante é escolher a melhor área de aplicação de seus conhecimentos agregados e você gostar do que faz. De qualquer maneira, é recomendado realizar o curso e fazer um programa de estágio, antes de entrar no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.