InícioGraduaçãoJogos DigitaisComo empreender em Jogos Digitais?

Como empreender em Jogos Digitais?

Hoje em dia, empreender em Jogos Digitais significa projetar e programar videogames para consoles, PCs, telefones celulares e dispositivos de realidade virtual. Esses jogos são comprados online e em lojas físicas.

De maneira geral, os videogames costumam ser bastante poderosos e ajudam a conectar pessoas, proporcionar alegria, aumentar a confiança e melhorar a coordenação motora. Dessa forma, aprender a iniciar sua própria empresa de Jogos Digitais é essencial para o desenvolvimento como empreendedor. Então, você encontrou a ideia de negócio perfeita e agora está pronto para dar o próximo passo. Começar um negócio é mais que apenas registrá-lo.

Assim, reunimos este guia simples para te ensinar a empreender em Jogos Digitais. Essas etapas irão garantir com que seu novo negócio seja bem planejado, registrado adequadamente e em conformidade legal.

Atualmente, a publicação de jogos é uma indústria multimilionária. Conforme o site Geek Boss, há mais de 4 mil títulos de novos jogos sendo publicados todos os anos. A julgar por este fato, o campo mostra ser bastante lucrativo.

Ainda segundo a Geek Boss, apenas as duas primeiras dezenas dos jogos publicados vendem o suficiente para serem classificadas como um sucesso. Normalmente, isso está na faixa de vendas de 500 mil até 1 milhão de unidades no PC e duas a três vezes mais no Playstation One.

Por consequência, mesmo os empreendedores que conquistam sucesso na indústria de Jogos Digitais têm algumas histórias de advertência sérias para se contar. Essas histórias incluem quanto tempo, esforço e entusiasmo são necessários para ter sucesso em um setor muito lucrativo, mas, ao mesmo tempo, competitivo.

Começar a empreender em Jogos Digitais pode ser um caminho para o sucesso, mas, em simultâneo, pode ser um caminho para a ruína.

O que é realmente necessário para empreender em Jogos Digitais?

Um bom exemplo vem do fundador da Nine Dots Studio Guillaume Boucher-Vidal, que escreveu um artigo sobre o assunto na Polygon, um dos sites de jogos mais famosos do mundo. Nele, foi discutido o que é necessário financeiramente e outras formas para fazer uma empresa de videogame se erguer.

Assim, ele sugeriu que o dinheiro investido, a emoção e as oportunidades perdidas podem ser enormes. Ele escreveu: “Em três anos, eu pessoalmente passei de US $20 mil em economias para US $35 mil em dívidas”. Em resumo, foi citado em seu artigo que abrir um estúdio de videogames relativamente pequeno é um dreno de dinheiro considerável. Algo para que se deve estar preparado desde o início.

Por outro lado, o treinador de carreira de jogos, Rick Davidson, adiciona outro aviso: se você nunca fez um jogo lançado comercialmente antes, você não está pronto para iniciar seu próprio estúdio / empresa de videogame.

Assim, este treinador elaborou uma lista de perguntas que qualquer pessoa que esteja pensando em abrir um estúdio / empresa de videogame deve fazer a si própria antes de se aventurar nas águas quentes dessa indústria.

  • Quais são os custos iniciais e definitivos?
  • Qual é o seu mercado-alvo?
  • Quanto você pode cobrar dos clientes?
  • Como você nomeará sua empresa?

Logo, o primeiro passo será saber se você poderá empreender em Jogos Digitais e terá aptidão para dar seguimento a esse negócio. Nesse ponto, você pode começar a aprender o ofício usando diferentes níveis de linguagens de programação. Depois disso, eles podem recorrer ao que ele chama “motores de criação de jogos reais”.

Como começar a empreender em Jogos Digitais individualmente?

Um programa individual, ou colaborar com alguns freelancer é uma coisa. Por outro lado, começar uma empresa completa, que envolve pessoal adicional, espaço de trabalho e envolvimento financeiro é outra completamente diferente.

Desta forma, você poderá começar com um jogo para Facebook, por exemplo, para que assim possa ter uma boa plataforma de testes. E conforme você acumular seguidores ou jogadores, poderá realizar mudanças e testes de arranque, que servirão como base de estudo para os seus próximos lançamentos como empresa.

Veja algumas dicas sobre como usar isso a seu favor para crescer como empresa e conseguir contratar mais funcionários:

Dicas

  • Fique esperto rapidamente: de certa forma, comece a correr lendo artigos, relatórios de analistas e notícias para empreender em Jogos Digitais. Também colete manchetes diárias, compare pesquisas de alvo e conversar com centenas de fontes do setor.
  • Crie vantagens competitivas: saiba que uma vantagem competitiva sempre começa com uma equipe de qualidade. Então, contrate por inteligência, capacidade de solução de problemas, paixão, desejo e trabalho em equipe sobre habilidades tecnológicas específicas.
  • Encontre os conselheiros certos: como um empreendedor de primeira viagem, seus mentores devem ser investidores para que eles te ensinem táticas de negociação, termos de negócios, recrutamento de conselho e participação acionária para os primeiros funcionários.
  • Faça parceria com o dinheiro certo: você precisa de alguém que acredite em sua visão e apoie seus objetivos – especialmente quando você está procurando empreender em Jogos Digitais para uma empresa tão grande quanto o Facebook, por exemplo.

Construa e lance a empresa para a qual você sempre quis trabalhar

Geralmente, quando se trata de cultura no local de trabalho, aprenda que você simplesmente não pode superar a Apple ou a Nintendo. Esses traços culturais estimados devem definir sua empresa e seu comportamento, seja a liberdade de ser criativo, tornando-se membro de uma equipe que trabalha bem em conjunto ou recebendo apoio e incentivo de um mentor ou gerente importante.

De início, possuir uma experiência específica poderá te ajudar bastante, mas há outras etapas técnicas que devem ser seguidas para garantir que sua empresa de videogame inicie o caminho certo. Nesse sentido, a chave se encontra no plano de negócios. Ele deve representar totalmente sua ideia de negócio, explicar como você planeja crescer e mostrar porque seu modelo de negócios é único. Além de também incluir um modelo financeiro com cenários.

Por fim, se você deseja empreender em Jogos Digitais, se esforce em lançar algum jogo e trabalhar em sua publicidade para você ter usuários e jogadores. Em cima destas pessoas, você poderá otimizar e praticar análises para sua empresa evoluir melhor. Caso tenha interesse, veja este artigo relacionado: 5 profissões para quem se interessa por games”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.