InícioDicasEnemQual a nota de corte para o Prouni em Medicina?

Qual a nota de corte para o Prouni em Medicina?

Seu sonho desde criança é vestir um jaleco branco e quem sabe vivenciar algumas das cenas dos seriados médicos que  assistiu em Grey’s Anatomy ou ainda em The Good Doctor? Mas aí vem a realidade e a pergunta é como alcançar a nota necessária para passar em Medicina e conseguir o Prouni.  O medo bate à porta, pois a fama de curso extremamente concorrido não ajuda muito.

Mas não se preocupe. Nós vamos te ajudar. No ano passado, o curso de Medicina apresentou nota de corte média de 729.86 pontos para ingresso pelo Prouni 2020. Considerando a menor nota de corte de 470.38 pontos e a maior nota de corte de 767.46 pontos.

Bom, sabemos a média e agora é manter a calma.Vamos ao planejamento e ao preparo necessário para alcançar o sonho. Agora que você já sabe a média de corte, fica mais fácil de fazer um plano de ação. Né?

O que é a nota de corte e para que serve?

Em síntese, é a média entre a menor e a maior nota conseguida entre os que concorreram para o curso de Medicina.  Se você alcançar esses números, poderá ficar entre os selecionados no processo seletivo para Medicina. Ou até mesmo em um programa de bolsas ou financiamentos.

Vamos lá, é simples!

Imagine aí que a universidade na qual você deseja cursar Medicina ofereça 30 vagas. Para conquistar uma, você precisa se inscrever no vestibular e concorrer com dezenas de candidatos. Os 30 candidatos que tiverem o melhor desempenho vão ocupar as primeiras posições e, assim, preencher as vagas. Logo, a pontuação do 30º colocado será a nota de corte em Medicina nesse curso. E a média é o valor entre o primeiro  e o trigésimo colocados.

O curso mais concorrido

O curso de Medicina está entre os mais concorridos do Brasil. Afinal,  é uma carreira com alta empregabilidade, prestígio na sociedade, média salarial superior a R$ 15 mil e, é claro, muita realização pessoal. A média do Prouni 2020 colocamos acima e você pôde constatar que é bem concorrida.

Saiba que o mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Medicina é muito amplo e há muitas oportunidades para profissionais de várias especialidades. Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste são os que oferecem os melhores salários. Além disso,  concentram a maior quantidade de médicos. Porém, há concursos públicos com excelente remuneração em cidades do interior, que têm uma carência grande de médicos.

Outra aspecto bem interessante no curso de Medicina é que, além dos altos salários, a Medicina também é a profissão com maior taxa de empregabilidade. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (IPEA), quase 100% dos médicos brasileiros estão empregados. Anotou aí? Agora é se preparar.

Pois, não é só o Prouni que distribui bolsas e financiamentos para os estudantes de Medicina. Veja abaixo alguns que elencamos:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é responsável pelo ingresso em instituições públicas de ensino superior. Assim, o que está em jogo são vagas gratuitas na faculdade. Nem precisamos falar que o Sisu é extremamente concorrido, né? As notas de corte costumam ficar entre 770 e 900 pontos no Enem!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) distribui bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de Medicina em instituições de ensino privadas. Assim como o Sisu, o Prouni utiliza a nota do Enem como critério de classificação dos candidatos, mas é um pouco menos concorrido. Segundo o levantamento do Guia da Carreira, as notas de corte pra bolsas do Prouni em Medicina ficam em torno de 763 pontos. A menor registrada é de 707 pontos e, a maior, de 814 pontos. Em 2020, como já apontamos, a média para o curso de Medicina foi de 729.86 pontos.

FIES

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa governamental que concede créditos estudantis com condições facilitadas. O financiamento não elimina o pagamento das mensalidades do curso, mas funciona como um empréstimo com juros baixos — que podem chegar a zero — e prazos longos pra pagamento e quitamento da dívida. Assim, você pode começar a pagar o seu curso só depois de se formar e em parcelas bem diluídas, o que já facilita o acesso à faculdade por quem não tem condições de arcar com os custos. Para concorrer a uma vaga no FIES, você precisa tirar mais de 754 pontos no Enem, já que essa é a nota de corte média para o curso.

Vestibulares

Outra forma de ingressar na faculdade é prestar um vestibular para o curso de Medicina. O vestibular, por sua vez, funciona do mesmo jeito que esse tipo de prova. Contudo, o vestibular costuma exigir uma nota de corte maior, como já vimos.

Planeje-se para o curso de Medicina

Separamos alguns itens importantes para te ajudar a montar um plano de ação para alcançar sua meta. Assim, você conseguirá passar em Medicina e ainda conseguir entrar em algum programa de bolsa.

1 Comece o cronograma com o máximo de antecedência possível

2 Classifique as matérias em grau de dificuldade

3 Separe um tempo maior para os temas mais complexos

4 Programe métodos de estudos complementares ao longo da semana

5 Separe um tempo para atividades lúdicas

6 Marque horário para fazer simulados

7 Inclua oficinas de redação

8 Assista a documentários sobre os temas que precisa estudar

9 Inclua janelas de descanso

10 Estude com seriedade

11 Defina metas

12 Invista na qualidade do sono

13 Não tenha receio de tirar dúvidas com professores e colegas

14 Tenha uma rotina definida

Sabe outra dica legal?

O site Good Education está publicando várias dicas do livro “The Edupunk’s Guide”. Algumas delas ensinam estudantes e traçarem seus planos de estudo. E, quando falam em estudo, não é só a faculdade, mas também outras áreas do conhecimento.

Como passar em Medicina estudando apenas um ano?
Como entrar com recurso na nota do ENEM?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.