InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoArquitetura Digital: uma revolução acelerada

Arquitetura Digital: uma revolução acelerada

A Arquitetura nunca mais foi a mesma. Em plena revolução digital, as transformações foram muitas nestes últimos 30 anos. Os projetos de criação tridimensional, embora não sejam mais uma novidade, integram diariamente novos recursos. Eles são aprimorados cotidianamente e se tornaram essenciais para qualquer arquiteto. Em síntese, eles personalizam projetos e são capazes de – eles mesmos – alterarem cômodos e refazerem cálculos para ajustar hidráulica e elétrica às mudanças propostas pelos clientes.

A chamada Arquitetura Digital é um processo que une os conhecimentos arquitetônicos com o uso intensivo da Tecnologia da Informação (TI). Apesar do The Economist afirmar que 47% do trabalho realizado pelos humanos terá sido substituído por robôs até 2037, as tarefas que envolvem alto nível de criatividade e interação humana como Arquitetura são as mais difíceis de serem substituídas indicando um futuro no qual homem e máquina trabalharão coletivamente.

Hoje já é possível integrar softwares e recursos inteligentes que facilitam a vida do arquiteto na rotina de trabalho. Além disso,  simplificam a compreensão da obra pelo cliente. Dessa forma,  pode vivenciar o projeto de modo cada vez mais realista. Mesmo antes de se assentar o primeiro tijolo. Para isso, o arquiteto ou o estudante de Arquitetura precisa desvendar o campo da tecnologia e ser multidisciplinar.

Menos custo e mais precisão com a Arquitetura Digital

Duas novas tecnologias estão em alta na arquitetura digital: Inteligência Artificial e Realidade Virtual. Porquê? Porque simplesmente permitem refazer projetos automaticamente. Enfim, asseguram maior precisão no volume e nas especificações dos materiais. Consequentemente, reduzem custos e geram ganho de tempo.

Estima-se que o uso da Arquitetura Digital gere 20% de economia no custo final de um projeto, segundo cálculos do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Por isso, a tecnologia é requisitada em licitações de empresas estatais e das forças armadas. As propostas precisam incorporar ferramentas de Arquitetura Digital pelas facilidades de execução, acompanhamento de todas as fases do processo e de fiscalização que elas possibilitam.

Além disso, os softwares que incorporam essas inovações podem ser municiados com informações sobre o preço dos materiais empregados e, de imediato, calcularem quantidades e valores. Dessa forma, os programas possibilitam que os arquitetos tenham mais tempo para se dedicar à criação.

Você sabia que o Google é o que mais oferece produtos voltados para a Arquitetura Digital?

Entre as chamadas Big Techs, o Google é o que mais concentra esforços para atuar na Arquitetura Digital. A empresa já disponibiliza diversos e diferentes produtos que apresentam simulações de projetos. Entre os arquitetos, o pioneiro no uso dessas ferramentas é Frank Gehry. Em 1992, criou seu próprio software: o Digital Project. Ele usou o programa para projetar o edifício considerado o primeiro da era da Arquitetura Digital, o Beekman Tower. Trata-se de um prédio residencial com 76 andares, localizado em Manhattan, Nova York, EUA. A edificação foi inaugurada em 2011.

Conceitos da arquitetura digital

É incrível como a tecnologia transformou a interação entre as pessoas (clientes) e empresas. Um dos pontos mais importantes é a transparência proporcionada na apresentação dos trabalhos. Por isso, o conceito de Arquitetura Digital é tão relevante para os profissionais da área.

Ficou para trás, o tempo dos projetos manuais. Além de lentos na execução, estavam mais propensos a falhas. Hoje é possível realizar testes que incluem a iluminação, estrutura, dimensão dos cômodos e combinações de revestimentos. Outra revolução é no design de interiores e decoração. Pois, como trata com detalhes, poder vivenciá-los com a realidade proporcionada pelos softwares é de grande ajuda.

O conceito de arquitetura digital na prática

A empresa Kieran Timberlake, nos Estados Unidos, desde o ano de 2000, fez uma parceria com a NASA e institutos de inteligência americana para desenvolver uma cidade operária virtual em Marte. O objetivo é criar uma metrópole e considerar os principais problemas enfrentados e as possíveis soluções, tais como geração de energia, construção de prédios e propiciar maior contato com a natureza.

Muitas vezes é complicado compreender exatamente o desejo do cliente para determinado espaço. Principalmente, quando o trabalho envolve decoração e riqueza em detalhes. Na Arquitetura Digital essa questão é facilmente solucionada. Em suma,  o cliente pode visualizar na galeria virtual a disposição dos objetos, avaliar cores e revestimentos. Na verdade, no lugar de ver o projeto já decorado, o cliente pode decorá-lo como quiser e em tempo real.

Digitalização arquitetônica na comercialização de empreendimentos

Até mesmo, para as construtoras as vantagens da arquitetura digital são inúmeras. Ajudam a diminuir recursos e tornar ágeis todos os processos, da concepção até a venda do imóvel. Por exemplo, ao visitar um empreendimento, uma pessoa interessada em comprar um apartamento poderá se servir da realidade virtual. Dessa forma, pode  ver diversos modelos de imóveis decorados, sem a necessidade de que se monte um apartamento modelo para isso.

Sua importância nas construções complexas

Um dos pioneiros da arquitetura digital, Frank Gehry, usou essa tecnologia para a construção da Beekman Tower, um prédio de 78 andares e mais de 900 apartamentos localizados em Manhattan. O Digital Project (software formatado por ele mesmo) foi usado na obra, além do gerenciamento BIM, primordial para a concretização do projeto com estrutura arquitetônica inovadora e complexa.

Exemplos de tecnologias digitais

BIM

Os softwares baseados na tecnologia BIM (Building Information Modeling) são um recurso que vem chamando atenção dos arquitetos no Brasil e no exterior já há algum tempo. Os trabalhos ricos em detalhes e requerem mais esforço ficam sob a responsabilidade dos computadores, enquanto o arquiteto se preocupa em controlar o tempo para concretizar o projeto e em desenvolver todos os detalhes envolvidos na execução.

3D

Os softwares em 3D permitem a criação com volumes e visualizações em vários ângulos. Através de algumas dessas ferramentas é possível até quantificar o material a ser utilizado, incluindo tijolos, reboco e sua espessura, tinta e revestimento, conforme a dimensão exata da parede.

CURIOSIDADES

Você conhece estas tecnologias?

Saiba o que é AutoCad e porque um escritório de arquitetura também deve contar com este programa

VRay: O que é? Descubra como encantar seu cliente na hora de apresentar o projeto

O que é o SketchUp e como melhorar sua apresentação de projetos 

Veja um vídeo do que é arquitetura digital

Qual a duração do curso de Arquitetura de Dados?
Quem estuda Química pode trabalhar com projetos espaciais?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.