InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoArquitetura e Urbanismo: novas áreas de mercado

Arquitetura e Urbanismo: novas áreas de mercado

Arquitetura e urbanismo  e suas novas áreas certamente se integram com as necessidades da sociedade atual e futura. Desse modo, sustentabilidade, paisagismo, elementos naturais e cores neutras entram como fortes tendências. Logo após o início da pandemia do Covid-19 as pessoas passaram a ficar mais tempo em seus lares. Posteriormente, o investimento com a moradia cresceu consideravelmente e o mercado também. Saiba quais são as oportunidades que estão em alta atualmente neste artigo.

As novas áreas da Arquitetura e Urbanismo

De fato, a arquitetura e urbanismo é uma área que carrega uma importância muito grande. Sem dúvida, as cidades dependem destes profissionais. Isso vale como forma de embelezar as ruas ou ainda construções mais seguras, inteligentes e sustentáveis. Por falar em sustentável,  este segmento está entre as tendências arquitetônicas. Em outras palavras, uma área que chegou para ficar. Separamos outras novas áreas, conforme demonstrado abaixo:

  • ambientes integrados: em síntese, uma área nova da arquitetura e urbanismo que chegou para ficar. Integrar cozinha e sala, lavanderia e sacada, por exemplo, são algumas atividades dentro disto.
  • estilo e cores naturais: em seguida vêm os elementos naturais. Integrar a natureza em ambientes fechados é a regra do momento. Além disso, cores mais naturais também estão em alta.
  • construções sustentáveis: certamente é o novo segmento no mercado para arquitetura e urbanismo que deve ficar em alta sempre. Isso vale desde a escolha de materiais internos como externos.
  • móveis multifuncionais: de fato, está super em alta. Neste sentido, a pedida é combinar móveis com funções diversas em espaços mais inteligentes. A construção civil tem entregado imóveis menores. Dessa maneira, há uma demanda por este tipo de trabalho. Por outro lado, quem reside em espaços maiores também está apostando nesta nova tendência.
  • decoração retrô: primeiramente pelas memórias afetivas que este estilo retrata. Logo após o início da pandemia esse ramo ganhou força. Desse modo, aquele objeto ou poltrona que era de uma avó, por exemplo, embeleza e aquece o coração. Há empresas especializadas em produzir ou vender móveis personalizados neste estilo. Sem dúvida, dentro da arquitetura e urbanismo é algo que vale a pena apostar.

Tendências mais sustentáveis

Conforme já apontado acima, a sustentabilidade está em evidência. Nas novas áreas da arquitetura e urbanismo isso vale também como tendência. Desse modo, para entender bem como isso funciona, abaixo está algumas ideias:

  • Energia limpa: eventualmente a utilização de energia fotovoltaica, ou seja, energia solar, entra neste tópico. Entretanto, o foco é criação de espaços que usem a energia natural. Em outras palavras, aproveitar a luz do meio ambiente em locais fechados em construções variadas.
  • Eficiência da água: certamente aqui entra a construção de cisternas. Além disso, já há projetos inovativos que aproveitam a água do ar condicionado. Em princípio, ambos já são utilizados em áreas urbanas e rurais.
  • Materiais sustentáveis: sem dúvida, estão nas novas áreas de arquitetura e urbanismo independente do tipo de projeto. Em resumo, alguns destes produtos são: bambu, tijolos ecológicos, bioplástico, cortiça, entre outros.
  • Paredes e telhados verdes: utilizados com o intuito de promover conforto térmico e beleza natural. Apesar de haver um certo trabalho e custo com manutenção, a procura está crescendo.

Tecnologia nas novas áreas do mercado para Arquitetura e Urbanismo

Juntamente com a sustentabilidade, uma área que ganha força dia após dia é a tecnologia. Sim, inovações tecnológicas contribuem muito para melhorar as construções. Desse modo, algumas delas são:

  • Aplicativos e programas: fornecem precisão, agilidade e praticidade. Além disso, o profissional e o cliente podem mudar móveis, cores, de forma digital. Adobe ideas, Paper e Photosynth são alguns mais utilizados.
  • Impressão 3D: todavia não é novidade mas pode ser enquadrada como uma nova área da arquitetura e urbanismo. Apesar de estar disponível para uso há alguns anos, a impressão 3D está ganhando mais espaço. Isso vale para a elaboração de maquetes e protótipos como uma tecnologia que chegou para ficar.
  • Realidade aumentada: em síntese, utilizada para colocar o cliente dentro do cenário. Posteriormente, é possível interagir com ambientes que ainda estão em fase de planejamento. Por fim, ele caminha virtualmente de um local para outro, avalia o cenário e planeja os móveis.
  • Modelagem da informação da construção: também chamada de BIM ( Building Information Modeling) é a sensação do momento. Detecta informações funcionais de edifícios trazendo todos os aspectos que envolvem isso. Juntamente com isso há uma demonstração eficaz de resultados de tal forma que há mais segurança. Assim, evita desperdício de materiais, cálculos são exatos, tudo isso por meio de um software.

Quais são as matérias da faculdade e como  ingressar nesta área

Nesse meio tempo, ao ler este artigo você se identificou? Se ainda não é estudante de arquitetura e urbanismo, é hora de fazer o vestibular. A grade curricular do curso é composta basicamente de estudos sociais, geometrias, maquetes e informática.

Além disso, restauração, conforto ambiental, resistência de materiais, paisagismo. Posteriormente, tem os estágios não obrigatórios e o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Em universidades, como a Anhanguera, o estudante conta com matérias que abordam as novas áreas para a arquitetura e urbanismo. De acordo com o site da própria instituição, há conteúdos que incorporam tecnologia, sustentabilidade, etc. Como resultado, o estudante fica muito mais preparado para o mercado de trabalho.

As formas de ingresso são bem facilitadas na Anhanguera. Você pode utilizar a nota do Enem, se inscrever no Prouni, ou ainda, tentar o FIES. O valor da mensalidade gira em torno de R $399,00, variando conforme a modalidade e a localidade. Vale a pena pesquisar e se informar bem.

A arquitetura e urbanismo possuem áreas bem interessantes, não é mesmo? Se você gostou deste artigo, vai querer saber mais sobre arquitetura gótica. Essa área da arquitetura e urbanismo não é novidade, mas atrai muitos adeptos e admiradores. Confira tudo sobre isto aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.