InícioDicasMercado de trabalhoO que faz um designer de experiência?

O que faz um designer de experiência?

O design de experiência é uma carreira em crescimento nos últimos anos. A ideia de que “o cliente tem sempre razão” vem se aprimorando, mas, de forma a tornar o cliente o centro de uma experiência de consumo. Por isso, o Design de Experiência torna-se a cada dia mais essencial em todos os setores de uma empresa. Mas, afinal de contas, o que faz um designer de experiências? Quais são as suas áreas de atuação e quais cursos procurar? 

O que é o Design de Experiência?

Para entender melhor como funciona essa profissão, devemos compreender alguns conceitos, a exemplo do UX Design. Do inglês User Experience Design, significa Design de Experiência do Usuário, ou seja, uma área dedicada a garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível com um produto ou serviço.

O outro conceito base utilizado pelo designer de experiência é o User Centered Design (UCD), traduzido como Design Centrado no Usuário. Aqui, o cliente é a estrela da empresa: ele deve ser “encantado” e deve sentir que, ao longo de toda a sua jornada de compra, todo o processo foi feito pensando unicamente no seu conforto e facilidade.

A importância do designer de experiência para as empresas

Em um mercado onde a oferta e a variedade de produtos e serviços é enorme, as empresas têm buscado chamar a atenção do cliente oferecendo experiências de consumo que vão além da simples compra. Assim, tais experiências tornam-se momentos completos e memoráveis.

Por isso, cabe ao profissional de design de experiência analisar o comportamento do usuário, a fim de melhorar a sua experiência de consumo – do começo ao fim do processo. Portanto, as vantagens para as empresas que investem nesse setor são enormes. Entre essas, o aumento da confiança na marca, a fidelização do cliente e a imagem de que seu produto/serviço é essencial àquele usuário. 

A jornada de compra começa muito antes do usuário consumir um produto ou serviço. Passa desde a identificação com a marca, associada à criação de sensações. Por isso, o designer de experiência precisa ter um conjunto de habilidades à sua disposição para seduzir esses clientes.

Principais habilidades de um designer de experiência

O profissional de Design de Experiência é um canivete suíço dentro da empresa. Por isso, ele precisa dispor de um conjunto de habilidades que o ajudarão a seduzir o cliente. Vamos conhecer algumas delas:

Criação de mapas de empatia 

Para oferecer uma experiência memorável para o cliente, o designer de experiência precisa se colocar no lugar do cliente: como eu me sentiria se esse sistema de compras funcionasse de forma menos complexa? Como tornar esse sistema mais agradável para que eu possa acessá-lo de forma que meu tempo aqui se torne mais prazeroso?

Capacidade de sintetizar e comunicar ideias

Depois de pensar tudo isso, é preciso colocar todas as ideias no papel e aplicá-las ao seu projeto.

Entender o comportamento humano

Ao buscar entender como funciona o comportamento humano, o designer de experiência pode trabalhar melhor com os anseios e expectativas dos clientes para melhor atendê-los.

Design de interação

Quando se cria o design de um produto, o profissional precisa ir além do item que está sendo desenvolvido. Também é preciso identificar de que formas o usuário final vai interagir com aquele produto.

Arquitetura da informação

É a habilidade de criar e detalhar um modelo ou conceito de informação, que será utilizado em sistemas mais complexos. 

Visual design

Nada mais é que o design atuando em qualquer tipo de mídia que seja visual, principalmente, na atualidade, nas mídias digitais.

Storytelling

Ao criar uma narrativa, o designer de experiência cria um vínculo do produto/serviço com o cliente, facilitando que a jornada de compra seja ainda mais memorável.

Design thinking

Essa expressão ganhou bastante popularidade nos últimos anos no mercado. Ele funciona como uma abordagem que busca a solução de problemas com a ajuda dos usuários, focando nas experiências passadas para melhorar as futuras.

O mercado de trabalho para o Designer de experiência

Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin, o design de experiência aparece como uma das principais habilidades que profissionais devem possuir. Isso se deve a um mercado no qual os consumidores têm cada vez menos paciência com produtos que consideram não-intuitivos. 

Além disso, houve um aumento de 72,76% nas contratações de profissionais de design de experiência com carteira assinada, segundo o salario.com.br

Com a alta demanda do mercado, muitos profissionais estão optando por migrar para essa área, já que o cenário é ideal. Portanto, a curva de crescimento está no começo e, por isso, esse é o momento para aprender as habilidades necessárias. 

Se você ainda não está convencido, note, também, que a oferta maior que o número de profissionais capacitados no mercado gera menos exigências e maior disposição das empresas em treinar seus próprios especialistas. Desse modo, há vantagens como o financiamento de mudanças para outros países e ofertas de trabalho remoto, além da possibilidade de maior valorização, remuneração e crescimento acelerado dentro das empresas.

Áreas de atuação do designer de experiência

Agora que o convencemos, a pergunta seguinte é: em quais áreas posso atuar como designer de experiência? Um profissional de Design de Experiência pode ocupar áreas muito diversas no mercado de trabalho. Entre os exemplos estão o desenvolvimento de programas e aplicativos, de portais e provedores de conteúdo ou atuação em agências de publicidade.

Na verdade, a área tem uma abrangência tão diversa que qualquer setor de experiência do usuário poderá contratar um designer de experiência. Assim, da contratação ao desligamento, da produção à entrega, do consumo ao descarte, o design de experiência pode ser aplicado para melhorar a vivência do usuário.

Como eu faço para ser um designer de experiência?

Se você se identificou com essa área de atuação, a hora de começar a se tornar um designer de experiência é agora, pois como dissemos, a área está em plena expansão.

O primeiro passo é listar todas as habilidades exigidas desse profissional para começar a estudá-las. Existem muitos cursos de aprimoramento no mercado e a maioria deles é de curta duração, o que possibilita rápido domínio de conhecimentos simultâneo a um bom networking.

Portanto, faça como o consumidor moderno: não perca tempo com uma jornada complicada e sem satisfação garantida ao final. Invista na profissão de designer de experiência e torne-se um profissional de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.