InícioGraduaçãoEventosO que faz um profissional de eventos?

O que faz um profissional de eventos?

A organização de um evento abrange muitos aspectos. Por isso, se você sonha em se tornar um profissional de eventos, leia essa matéria e conheça mais sobre a formação e sobre um mercado com ótimas expectativas!

Campeonatos, simpósios, conferências, espetáculos, cerimônias, e outros. Dá para ver que esse ramo é enorme e sempre fez parte das nossas vidas. O que talvez possa passar despercebido é que, normalmente, existe um profissional que coordena tudo isso. Esse especialista atua na gerência de todos os segmentos que podem integrar um evento.

No Brasil e no mundo, a área é promissora. O divisor de águas causado pela pandemia criou uma grande expectativa pelo retorno das atividades coletivas. Dessa forma, os eventos deverão viver crescimentos exponenciais na medida em que esses retornos aconteçam.

Mas, e aí? Quer saber mais sobre o profissional que faz todos esses eventos acontecerem? Descubra aqui na Voomp!

Planejamento e a área de eventos

Muito da atuação de um profissional de eventos está relacionado ao planejamento. Assim, organizar os setores, as equipes e os responsáveis por essas equipes é primordial.

A princípio, um evento compreende o agrupamento de segmentos, como o da gastronomia, cerimonial, segurança, promoção, logística, decoração, etc. Desse modo, o profissional de eventos é quem gerencia toda essa atuação conjunta.

É muito comum uma cerimônia receber críticas ou elogios das pessoas convidadas. Frequentemente, o feedback nessa área é instantâneo. E isso requer desses profissionais uma grande proatividade e organização. Afinal, intercorrências acontecem nas melhores “famílias”, ou, cerimônias.

Muito mais do que um promotor

Estamos acostumados a observar os promotores de eventos em várias ocasiões. Mas, saiba desde já que um profissional formado na área trabalha muito além da promoção.

A promoção está relacionada com a comunicação e o marketing. Além disso, como já mencionamos, é um dos segmentos que estão sob a supervisão do responsável geral.

Atualmente, a promoção da maioria dos eventos passa pelo universo das mídias sociais. Portanto, a área da comunicação é, sem dúvidas, um item bastante importante, inclusive na esfera da pré-realização. A promoção estará sempre presente nesse planejamento, muito embora seja apenas uma parte do todo que envolve o evento.

Responsabilidades que abrangem a atuação do profissional de eventos

Aqui vamos listar as responsabilidades, ou os segmentos, mais recorrentes para um profissional de eventos. São áreas que vão demandar mais ou menos equipes, a depender do tamanho e do tipo de evento que será realizado. Além disso, vale ressaltar que os encontros online também estão acontecendo com frequência e já deixaram uma marca no mercado daqui para frente.

Principais segmentos:

  • Comunicação e promoção;
  • RSVP e cerimonial geral;
  • Locações (espaços, montagens, equipamentos, e outros);
  • Traslados, locomoções e hotelaria;
  • Gastronomia;
  • Segurança;
  • Entretenimento;
  • Jurídico (principalmente para tratar de contratos muito específicos);
  • Coordenações de equipes e outros.

Por fim, itens como cronograma, orçamento e tudo o que envolve um planejamento estratégico permeiam a realização de um evento do começo ao fim.

A empresa de eventos

Quem deseja empreender nessa área, deve saber que será preciso emitir notas fiscais. Portanto, um profissional de eventos, se quiser abrir seu negócio, deve possuir um CNPJ.

Para isso, é necessário contratar um serviço especializado de contabilidade, essencial para deixar as contas da sua empresa em dia e organizadas. Além disso, existem impostos envolvidos que devem estar sempre de acordo com as contas.

Outra informação nesse sentido é a de que, por decisão judicial do TRF, as empresas de eventos não precisam de registro em nenhum conselho profissional. Isso facilita a abertura da empresa e desburocratiza os processos contábeis e jurídicos.

Um prognóstico sobre o setor no Brasil

Assim como o setor industrial pode estudar o seu mercado por meio de índices, como o de fabricação de papelão ondulado, o setor de eventos também possui seus indicadores. A locomoção das pessoas em portos, rodoviárias e aeroportos está muito ligada com o aquecimento econômico da área.

O crescimento dos eventos é relacionado com o aumento de embarques e desembarques no Brasil. Segundo a revista Mercado&Eventos, a Embratur identificou em 2021 um aumento de 29% de passageiros no Aeroporto de Guarulhos.

Também, o mercado de flores serve como índice de crescimento para esse setor e pode ser analisado. Matéria da EPTV, afiliada da Rede Globo, informa retomada de 15% nas vendas de flores do CEASA já em 2021. Portanto, o prognóstico aponta mais crescimento e muito campo de atuação na área de eventos aqui no Brasil.

Sobre a formação e a carreira em eventos

Como já vimos, um profissional dessa área pode empreender, tornando-se o dono de uma empresa. Mas, muitas das grandes organizações detêm seus próprios setores de eventos com planos de carreira. Isso quer dizer que, para além do empreendedorismo, é possível ter uma carreira de sucesso trabalhando nessas empresas.

E, falando um pouco da formação, desde 2001 o Ministério da Educação (MEC) reconhece o curso de eventos como uma graduação específica em organização e gestão. Nesse sentido, as universidade estão aptas a formar profissionais nessa área.

Cursos superiores de formação de profissionais de eventos

Os cursos superiores nesse campo podem se dividir entre o bacharelado e o tecnólogo. A vantagem de um tecnólogo é a otimização da grade curricular, o que economiza tempo. Logo, isso faz com o que o aluno ingresse mais rápido no mercado de trabalho, que, como vimos, está com as melhores expectativas de crescimento.

Esclarecendo a grade curricular

A grade curricular em eventos pode mudar de instituição para instituição. Todavia, muito do que já pontuamos aqui na parte das responsabilidades e do planejamento estratégico devem fazer parte dessa formação.

O fato da grade oferecer matérias relacionadas à gastronomia, por exemplo, não significa afirmar que o aluno irá aprender a cozinhar. O mesmo também serve para outras áreas, como as que tratam de cerimonial, segurança, comunicação e outros. O objetivo principal é formar um gestor dessas demandas. Então, gerir e planejar é o que dirige tanto a formação quanto a atuação desse profissional.

Existe EaD nessa área?

A Ead, ou Educação a Distância, virou uma tendência global de transmissão do ensino. E, graças ao esforço e excelência de algumas universidades, já é possível falar em formação EaD na área de eventos.

Vamos listar três grandes faculdades que oferecem a modalidade EaD. São universidades reconhecidas pelo MEC e que investem tanto na estrutura do curso quanto no ingresso do aluno no mercado de trabalho:

  • Anhanguera, que possui mais de 700 unidades e também módulos híbridos a distância;
  • Pitágoras, com a Ampli, a modalidade 100% online;
  • Unopar, que conta com mais de 1400 unidades e polos.

Ainda, para você se aprofundar mais no tema, veja 5 dicas essenciais sobre a modalidade EaD e as faculdades: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.