InícioGraduaçãoEventosCurso de Eventos: fique por dentro da faculdade

Curso de Eventos: fique por dentro da faculdade

Com a flexibilização das medidas de isolamento para combater a pandemia de Covid-19 e a volta à rotina presencial, a sociedade tem visto um boom de eventos nas mais diversas áreas. Apesar de o setor ter sofrido bastante nos últimos anos, o mercado de eventos reaqueceu e tem deixado os profissionais da área bastante empolgados. 

No post de hoje, vamos compartilhar com você como é o curso que prepara os profissionais para atuarem nesse segmento, quais são os assuntos estudados e quais as habilidades que o profissional deve adquirir. Vamos conferir?

Como é o curso de Eventos?

Considerado um Curso Superior de Tecnologia – conhecido como tecnólogo – a formação em nível superior na área de Eventos visa preparar seus alunos para atuarem nas mais diversas tarefas referentes à organização e promoção de eventos. 

Durante o curso de Eventos, o profissional irá estudar temas que permitam a sua atuação em diversos segmentos do mercado. Entre as áreas que essa formação possibilita a atuação estão os eventos culturais, artísticos, empresariais, sociais e religiosos.

Ao longo do curso, são abordados todos os componentes da organização e planejamento de eventos. Entre eles, destacamos questões cerimoniais, elaboração de programações, segurança em eventos, viabilidade técnica e financeira, entre outros temas. Desta forma, o curso fornece uma visão ampla sobre áreas como gestão, negócio e turismo.

O curso é voltado para pessoas que têm desejo de trabalhar em equipe, com boa comunicação e com disposição para atuar com questões de logística, finanças e com a elaboração e execução de projetos. Como a área abrange eventos de diversos gêneros, o profissional pode optar por se especializar em algum deles, seja de acordo com a afinidade ou com as oportunidades profissionais. 

EAD: como é o curso de Eventos nessa modalidade de ensino?

O curso de Eventos a distância é realizado de modo totalmente online. Ou seja, todas as atividades da graduação são realizadas pela conectividade e com ajuda da tecnologia. Embora o aluno estude de casa, o protagonismo não deixa de fazer parte da rotina de estudos. No EAD, os conteúdos práticos são adaptados à modalidade e os estudantes encontram toda estrutura para se formar com qualidade.

A modalidade tem chamado a atenção de muitas pessoas que buscam investir na sua capacitação profissional, mas precisam conciliar estudos com outras atividades no dia a dia. Com mais flexibilidade e independência para organizar sua rotina de graduação, o curso de Eventos nesta modalidade pode ser uma ótima escolha.

Não deixe de conferir os cursos de graduação em Eventos EAD aqui na Voomp! 

Curso de Eventos: quais são as matérias estudadas?

As matérias do curso de tecnologia em Eventos buscam fornecer aos alunos os conhecimentos mais atualizados sobre planejamento, coordenação e execução de eventos. Desta forma, o curso aborda conteúdos como gestão, inovação, marketing, comunicação e produção de eventos.

De forma geral, as matérias possuem caráter bastante prático. São disciplinas que, além de desenvolverem habilidades pessoais, fornecem um vasto conhecimento sobre questões relacionadas ao lazer, à cultura e ao turismo, sempre atento às tendências de mercado, consumo e à legislação que rege os eventos.

Conheça um pouco mais sobre as matérias estudadas no curso de tecnologia em Eventos. Confira algumas disciplinas presentes na grade curricular do curso na faculdade Unopar

  • Empreendedorismo e Inovação 
  • Gestão de Projetos e Eventos 
  • Gestão do Lazer, Recreação e Entretenimento 
  • Marketing de Produtos e Serviços 
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais 
  • Criatividade, Gestão do Conhecimento e Inovação
  • Estratégia Empresarial e Negociação
  • Legislação Aplicada a Eventos 
  • Logística e Gestão da Qualidade 
  • Patrimônio Histórico e Cultural 
  • Análise de Custos
  • Cerimonial, Protocolo e Etiqueta
  • Eventos Corporativos e Empresariais
  • Turismo de Eventos

Quanto custa o curso de Eventos?

Se você busca por uma formação profissional de nível superior que não implique em custos excessivos, o curso de Eventos é uma excelente opção. Isso porque o curso não possui valores muito altos, além de ter uma duração reduzida, o que significa menos mensalidades até a obtenção do diploma.

Em diversas instituições de ensino, a graduação em Eventos possui mensalidades com valores abaixo de R$ 200. Além disso, diversas faculdades oferecem boas opções de desconto e bolsas para pessoas de baixa renda ou que tenham obtido um bom desempenho no Enem. Ou seja, vale a pena ficar de olho nas vantagens e pagar valores ainda menores.

Quanto tempo dura o curso de Eventos?

O tempo de duração do curso de Eventos pode variar de acordo com a instituição de ensino. Dependendo da forma como ela organiza a matriz curricular, o curso pode variar entre três a quatro semestres

Na faculdade Unopar, por exemplo, o curso de tecnologia em Eventos tem duração de 1.700h, entre atividades curriculares e complementares. São atividades que podem ser concluídas em até um ano e meio. Ou seja, uma duração relativamente curta, o que permite a entrada antecipada do profissional no mercado de trabalho.

Quais são as áreas de atuação no ramo de eventos?

O profissional tecnólogo em Eventos encontra um mercado com múltiplas opções de atuação. Com uma boa formação na área, o profissional pode atuar tanto em cargos de comunicação, marketing, gestão, consultoria e produção em eventos. A parte financeira também compete ao profissional, que pode realizar orçamentos e planejamento para eventos.

Desta forma, o conjunto de habilidades adquiridas ao longo da graduação credencia os profissionais para trabalharem em diferentes nichos. Seja em shows musicais, eventos acadêmicos, organizacionais, cerimônias como formaturas ou casamentos, enfim. O rol de possibilidades é imenso, o que é um ponto muito positivo da área.

Frente a um mercado bastante aquecido e a possibilidade de se formar em tempo reduzido, a graduação em Eventos pode ser uma ótima escolha. Comece agora mesmo a transformação e conte com a Voomp para expandir seus horizontes

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.