InícioPós-graduaçãoNutriçãoComo é a pós-graduação em Nutrição Clínica?

Como é a pós-graduação em Nutrição Clínica?

A boa nutrição é um dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento humano. Desde a infância, passando pela adolescência até a vida adulta, os hábitos alimentares condicionam, não somente a formação, mas a saúde como o bem-estar das pessoas. Por isso, profissionais da área cumprem um papel essencial e importante no acompanhamento e na orientação de seus pacientes. 

De maneira generalista, a graduação em Nutrição aborda diversos campos de atuação nas áreas de estudo de seus profissionais, como a nutrição infantil, esportiva e hospitalar. Neste post, vamos compartilhar com você como é um dos principais focos desta formação, que é o atendimento clínico. 

Vem com a gente e fique por dentro de como é a especialização em Nutrição Clínica! 

Nutrição Clínica: como é a pós-graduação?

O curso de Nutrição Clínica pode ser encarado como uma formação de aperfeiçoamento profissional. Através da especialização, os alunos aprofundam o domínio teórico e prático sobre as principais atribuições profissionais da área, promovendo o bem-estar e a saúde de forma ética e humanizada.

Por ser uma especialização, o principal objetivo é desenvolver as habilidades dos alunos já adquiridas desde a graduação, a partir de uma abordagem multidisciplinar e focada no atendimento clínico. O curso engloba discussões acerca de fundamentos da biologia, das propriedades nutricionais dos alimentos, sua composição química e os cuidados com a alimentação.

Além do conhecimento teórico e conceitual, a pós-graduação em Nutrição Clínica prepara os profissionais para realizar atividades de planejamento, gerência e avaliação nutricional em espaços coletivos como hospitais, em que a saúde e a segurança alimentar são princípios norteadores.  

Via de regra, para cursar a especialização em Nutrição Clínica, é preciso ter concluído uma graduação de nível superior. No entanto, o curso é destinado especialmente para profissionais com formação na área de Nutrição que desejam atuar no atendimento clínico e hospitalar. 

Como é o curso de Nutrição Clínica EAD?

A especialização em Nutrição Clínica na modalidade de ensino a distância permite que os alunos acompanhem as aulas de forma remota. Ou seja, isso significa que as atividades são realizadas a partir de dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets e celulares, sem a necessidade de ir presencialmente na instituição de ensino.

Uma dúvida muito comum entre os estudantes é sobre a validade do curso a distância. No entanto, você pode ficar tranquilo, pois a especialização é reconhecida pelo MEC e os mecanismos de ensino online contam com tecnologias avançadas, o que garante que sua formação seja reconhecida no mercado da mesma maneira

Ficou interessado em conhecer um pouco mais? Confira as especializações da área de Nutrição aqui mesmo, na sua plataforma de cursos Voomp!  

O que se estuda na pós em Nutrição Clínica?

Como mencionamos anteriormente, o curso de Nutrição Clínica oferece uma formação multidisciplinar. No conjunto de matérias da especialização, você irá encontrar temas como patologias, segurança alimentar, avaliação nutricional e tratamento de pacientes

Além disso, os profissionais são preparados para atender aos mais variados públicos, o que implica em estudos sobre as diversas faixas etárias, gêneros e condições genéticas dos pacientes. O conhecimento sobre ambiente hospitalar também é um tema importante da especialização, sendo um dos principais espaços de atuação de nutricionistas. 

Confira a seguir algumas das principais matérias da especialização de Nutrição Clínica da faculdade Anhanguera!

  • Terapia nutricional enteral e parenteral 
  • Patologia na nutrição 
  • Avaliação e conduta nutricional na gestação de risco e lactação
  • Cuidados paliativos: comfort food e humanização 
  • Alimentação hospitalar: da qualidade higiênico-sanitária à gastronomia 
  • Avaliação e conduta nutricional em pacientes graves adultos, idosos e pediátricos
  • Bioquímica aplicada e Interpretação de exames laboratoriais 
  • Unidade de alimentação e nutrição hospitalar

Nutrição Clínica: qual a duração do curso?

O tempo de duração da especialização em Nutrição Clínica tem duração de seis a dez meses, dependendo da instituição em que você fizer o curso. Essa é uma característica dos cursos de pós-graduação lato sensu, em que o tempo de duração é reduzido. 

Desta forma, você pode se especializar na área em até um ano de formação, mediante aprovação nas disciplinas. Na maioria dos cursos, o TCC é opção, não sendo uma obrigação dos alunos da pós-graduação. 

Quanto custa uma pós em Nutrição Clínica?

O preço de uma pós-graduação costuma variar de acordo com as respectivas instituições de ensino. Isso ocorre por diversos motivos, que podem ir desde a qualificação do corpo docente, passando pela estrutura oferecida e até mesmo pela modalidade de ensino. 

Em cursos a distância, em que o aluno não precisa utilizar a estrutura física da instituição, o preço costuma ser mais acessível. Nesta modalidade, você encontra ótimos cursos de especialização em Nutrição Clínica com valores entre R$100 e R$ 150 mensais

Pós-graduação concluída: o que esperar do mercado de trabalho?

A atuação de nutricionistas ocorre principalmente a partir de três segmentos. O profissional pode atuar tanto em espaços hospitalares, em atividades de planejamento e coordenação da segurança alimentar, como em clínicas particulares, orientando seus pacientes de acordo com suas demandas, sempre visando o bem-estar e a saúde.

Outro mercado possível para os profissionais da área é o atendimento domiciliar, em atuações popularmente conhecidas como home care e personal diet, acompanhando a rotina alimentar de seus pacientes e contribuindo para hábitos mais saudáveis.

Independente do segmento em que o profissional for atuar, a verdade é que o curso de pós-graduação em Nutrição Clínica cumpre um papel muito importante. Além de desenvolver conhecimentos e habilidades, você enriquece seu currículo e pode dar passos maiores na sua carreira. 

Enfim, agora que você já conhece como funciona essa especialização, a gente se despede. Não deixe de seguir acompanhando o blog Voomp e assim conhecer ainda mais sobre cursos de pós-graduação. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.