InícioDicasMercado de trabalhoQuais áreas posso trabalhar ao me formar em Nutrição?

Quais áreas posso trabalhar ao me formar em Nutrição?

Ao se formar em Nutrição você pode atuar em diversas áreas do mercado. Mas, muitos estudantes que estão pensando em prestar o curso, não têm conhecimento disso. Portanto, conheça aqui algumas opções ao seguir essa carreira.

Áreas para trabalhar ao se formar em Nutrição

Esse é um ramo que te permite ter várias áreas de atuação. Portanto, é essencial que você conheça cada uma delas em detalhes. Assim, nada de ficar limitado dentro da própria profissão. Confira só:

  1. Nutrição esportiva;
  2. Indústria de alimentos;
  3. Saúde coletiva;
  4. Escolas;
  5. Nutrição clínica;
  6. Gastronomia;
  7. Marketing no ramo de alimentação;
  8. Ensino.

A seguir você vai ver como a Nutrição pode ser versátil. Então, entenda as tarefas de cada uma das áreas, e saiba qual combina com seu perfil.

1 – Nutrição esportiva

Essa é uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Afinal, as pessoas estão em busca de se manter mais saudáveis, fazendo alguma atividade física. Então, caso queira se formar em Nutrição, você pode sim atuar no ramo esportivo.

Agora, não ache que isso fica restrito apenas ao trabalho em clínicas. Assim, você pode fazer parte da equipe de cuidados de atletas de alto nível e atender nas mais diversas modalidades.

Dentro do seu conjunto de atividades nessa área, a elaboração de cardápios é uma das mais importantes. Desta forma, sua função é melhorar o desempenho de todos à sua volta.

2 – Indústria de alimentos

A indústria de alimentos é uma das que mais crescem com uma velocidade absurda, em conjunto com o ramo de suplementos alimentares. É por isso que o profissional vai atuar em vários segmentos, como:

  • Desenvolvimento de produtos;
  • Coordenação;
  • Análise e execução.

O controle de qualidade também é um bom trabalho para quem quer se formar em Nutrição. Logo, esse ramo industrial está sempre precisando de pessoas capacitadas para desenvolver várias atividades.

Você pode até mesmo prestar consultorias em empresas privadas. Portanto, essas são possibilidades que não devem ser descartadas de forma alguma.

3 – Saúde coletiva

Uma área ligada à assistência e educação das pessoas. Então, o profissional vai trabalhar com campanhas, pesquisas e projetos. Inclusive, é comum que o nutricionista atue em conjunto com outras especialidades, como a Medicina.

A saúde coletiva tem sido muito discutida no setor público. Assim, são necessários profissionais para tarefas mais específicas, como pode ver a seguir.

Conselheiros de saúde

Ao se formar em Nutrição é possível atuar como conselheiro de saúde. Logo, é sua função criar políticas públicas para combater problemas comuns como desnutrição e obesidade.

Fiscais sanitários

Os profissionais dessa área vão atuar diretamente nas indústrias. Assim, o objetivo é estudar a qualidade dos processos de produção relacionados aos alimentos.

Gestores de sistemas governamentais

Sua função é gerenciar todas as atividades do poder público que são voltadas para a produção de alimentos.

Outra possibilidade de trabalho está nas ONGs, ainda mais quando se fala no combate a desnutrição. Afinal, quem atua nesse ramo vai estar em contato direto com as comunidades mais carentes.

4 – Ao se formar em Nutrição trabalhe em escolas

Uma outra forma de trabalhar ao se formar em Nutrição é dentro das instituições de ensino. Nelas, o profissional fica responsável por gerir a refeição dos alunos. Assim, as suas tarefas mais importantes são:

  • Planejar todo o cardápio;
  • Verificar se o cardápio está sendo aceito pelos alunos;
  • Fiscalizar toda a distribuição da merenda escolar;
  • Registrar a frequência da merenda na instituição.

As escolas requerem profissionais de Nutrição bastante presentes na rotina alimentar. Portanto, se você gosta dessa área, vale a pena considerar essa opção.

5 – Nutrição clínica

Essa é sem dúvidas a área mais conhecida nos dias de hoje. Quem atua com nutrição clínica tem como papel garantir a saúde dos pacientes. Além disso, o profissional não vai cuidar apenas de pessoas debilitadas.

É sua função tratar até mesmo dos pacientes saudáveis, para garantir que eles fiquem bem. Portanto, ao se formar em Nutrição você pode optar por atuar em uma clínica ou hospital.

Agora, a Nutrição clínica tem outro tipo, o ambulatorial. As tarefas são quase as mesmas, mas o profissional trabalha em spas, clínicas de estética e asilo.

6 – Ao se formar em Nutrição trabalhe com Gastronomia

Uma área quase óbvia, mas que muitos ainda não a consideram como opção real. Gastronomia e Nutrição estão sempre de mãos dadas, visando obter uma alimentação saudável.

O que acontece muito é uma pessoa se formar em Nutrição e depois cursar Gastronomia, ou vice-versa. Então, saiba que é sim possível atuar em restaurantes e em cozinhas. Seja na avaliação de cardápio ou na criação, esse trabalho é sempre muito requisitado.

7 – Marketing no ramo de alimentação

Essa é uma boa opção para quem gosta de elaborar materiais sobre a sua área. Afinal, eles podem ser educativos, técnicos, científicos, entre outros. Portanto, você pode desenvolver isso dentro de uma agência de publicidade.

Participar da criação e divulgação de revistas comerciais também pode ser uma das funções aqui. É uma forma de deixar a sua profissão ainda mais dinâmica, ao mesmo tempo em que dá mais voz para esse assunto.

É a união da área da saúde com a criatividade o que é ideal para quem curte as duas coisas. Assim, caso queira se formar em Nutrição saiba que pode seguir por esse caminho profissional.

8 – O ensino é uma opção

A sala de aula também é uma opção para quem quer unir sua formação com o sistema de ensino. Logo, você pode ensinar em cursos de graduação ou tecnológicos.

O profissional ainda pode atuar desenvolvendo pesquisas científicas em universidades. Assim, o ramo da educação é um dos mais versáteis para quem quer se aventurar e explorar mais sua área.

Construa sua carreira

Ao longo da sua formação você vai entrando em contato com essas opções. Então, é importante começar a pensar em qual delas seria mais interessante para sua carreira.

Por fim, isso é tudo o que você precisa saber sobre o que fazer quando se formar em Nutrição. Agora é sua vez de dar o próximo passo e começar a planejar seu sucesso profissional.

Veja também um conteúdo com 7 áreas de atuação em Gastronomia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.