InícioGraduaçãoNutriçãoO que é Nutrição Funcional?

O que é Nutrição Funcional?

Hoje em dia é comprovada a eficácia da Nutrição Funcional na saúde como um todo. Principalmente na prevenção de doenças e na recuperação cirúrgica. Porém, os médicos raramente recebem treinamento nutricional básico em faculdades de Medicina. Por essa razão, talvez, muitos pacientes não estejam com a nutrição ideal.

De maneira geral, você é único e possui a sua própria composição genética, histórico de saúde e estilo de vida. Por essa razão, seu plano de Nutrição Funcional deve ser exclusivo para o seu corpo. Assim, ela acaba se tornando parte fundamental no tratamento da causa de muitas doenças.

A Nutrição Funcional também está atrelada à Medicina Funcional, que realiza uma abordagem para tratar e prevenir problemas de saúde.  Mas, ao invés de carimbá-lo com um diagnóstico, os médicos da Medicina Funcional procuram descobrir o porquê você apresenta esse diagnóstico.

O termo nutrição abrange vários conceitos e teorias, o que torna difícil acompanhar o que é certo o que está errado. E com a Ciências da Nutrição em constante evolução, contamos com especialistas para nos dizer o que devemos incluir ou evitar em nossas dietas.

O que é Nutrição Funcional?

Inicialmente, a Nutrição Funcional é uma espécie de abordagem holística da dieta. Considera os fatores do estilo de vida de uma pessoa que podem afetar as suas escolhas alimentares.  Alguns exemplos são níveis de atividade, ambiente, ou mesmo a presença de doenças crônicas. Contudo, você pode estar se perguntando como isso a difere na prática da Nutrição padrão. E a chave está justamente na abordagem holística.

Além disso, a Nutrição se concentra nos fatos nutricionais, como a capacidade que um alimento ou grupo alimentar tem de promover ou mesmo prejudicar a saúde. Então, é aí que a Nutrição Funcional se diferencia. Logo, analisa os fatos, mas no contexto da constituição fisiológica do indivíduo e de como ele vive. Assim como a frequência com que ele se move, a qualidade de seus relacionamentos combinados com seus níveis de estresse. Em essência, só porque um alimento ou grupo de alimentos foi demonstrado como sendo bom para você, isso não significa que seja bom na perspectiva da Nutrição Funcional.

Nutrição Funcional ou Padrão, qual a melhor para você?

Desde quando surgiu, a prática da Nutrição Funcional é parecida com a Medicina Funcional, embora os termos não devam ser usados para a mesma coisa. A Medicina Funcional é uma prática que se concentra no paciente, ao invés de focar na doença. Dessa forma, se concentra no corpo como se esse fosse um ecossistema complexo. Assim, sua finalidade principal é abordar a causa raiz dos sintomas. Alguns desses sintomas podem ser simples, como desconforto intestinal e problemas de pele. Outros podem ser um pouco mais graves, como alguns sintomas relacionados ao cérebro. Esses sintomas podem ser indícios de problemas de saúde ligados a alimentos, como deficiências nutricionais, sensibilidades ou mesmo alergias alimentares.

Então, a Nutrição Funcional procura refletir a abordagem da Medicina Funcional, na qual a comida se torna o remédio. Isso ocorre a partir do princípio de que os alimentos têm o poder de prejudicar ou curar uma pessoa. Portanto, a prática desse tipo de nutrição é focado na pessoa. Já a Nutrição comum segue amplamente as diretrizes criadas para toda uma população.

Um outro exemplo  é que a Nutrição Funcional pode promover melhoras, especialmente para aqueles que receberam recomendação da Nutrição comum, mas ainda enfrentam os sintomas. Por exemplo, continuar a ganhar peso apesar de comer certo e praticar exercícios físicos. Do ponto de vista da Nutrição comum, você está fazendo tudo certo. Porém, na Nutrição Funcional, existem outras coisas a serem consideradas para descobrir esse ganho de peso inexplicável. Alguns desses motivos podem ser disfunção tiroidiana, desequilíbrio hormonal, necessidade de desintoxicar o intestino e até mesmo altos níveis de estresse.

Vantagens da Nutrição Funcional

  • Adaptado para atender às necessidades exclusivas
  • Mais fácil de colocar em prática porque as escolhas alimentares são explicadas por um profissional que conhece seu histórico de saúde e estilo de vida
  • Analisa o que você come no contexto de suas práticas de estilo de vida

Como praticar esse tipo de Nutrição?

Para praticar a Nutrição Funcional é necessário aceitar o conceito holístico de saúde ao se fazer escolhas nutricionais diárias. Ou, até mesmo incorporar a Nutrição Funcional em seu trabalho como profissional de bem-estar. Podemos dizer que, atualmente, muitos profissionais e treinadores de saúde incorporam junto desse tipo de nutrição as suas atividades padrão para que seus tratamentos sejam mais robustos e eficazes.

Por conseguinte, um personal trainer pode encaminhar o cliente a um médico funcional ou nutricionista funcional para determinar a causa raiz dos sintomas de seu paciente e ajudá-lo a entender as recomendações fornecidas.

Áreas

Seja qual for o caminho escolhido, as áreas mais relevantes da Nutrição Funcional incluem:

  • Apoio à vida saudável fora do prato: outras áreas da sua vida como os seus relacionamentos, níveis de estresse e rotina do sono são levados em consideração. Ao observar as suas experiências de vida além do prato, a Nutrição Funcional pode te ajudar a fazer melhores escolhas nutricionais que atendam às suas necessidades e objetivos.
  • Cuidando de seu microbioma: como mais de 70% do seu sistema imunológico vive dentro de seu intestino, é importante que você apoie o ambiente intestinal por meio de diferentes estilos de vida. Apoiar seu intestino pode incluir comer muitas fibras, se manter hidratado e ser fisicamente ativo.
  • Foco em alimentos integrais de verdade: a saúde ideal é baseada na obtenção de nutrientes essenciais, que são encontrados em frutos, vegetais, grãos integrais, proteína de qualidade e gordura saudável. Lembre-se que um dos lemas da Nutrição Funcional é “alimento como remédio”, o que significa eliminar alimentos processados e fazer uma dieta balanceada repleta de variedade e cores.

Por fim, a Nutrição Funcional tem muita relação com você e sua bio-individualidade. Em como um profissional pode usar seus conhecimentos para ajudar pessoas a atingirem seus objetivos de saúde. Dessa forma, os ajudando a explorar o que funciona, a alcançar seu potencial máximo e a se tornarem mais saudáveis e felizes. Para conhecer mais sobre esse assunto, recomendamos a formação em Nutrição ou a realização de alguma especialização na área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.