InícioGraduaçãoDesign de InterioresComo conseguir um estágio em Design de Interiores?

Como conseguir um estágio em Design de Interiores?

Em primeiro lugar, se você é uma pessoa criativa e funcional, o curso de Design de Interiores é o seu lugar.

Por ser muito semelhante ao curso de Arquitetura e Urbanismo, estudantes costumam ficar meio indecisos na hora de escolher uma instituição de ensino para ingressar.

Sendo assim, apresentaremos um panorama sobre o curso de Design de Interiores, as melhores formas de conseguir um estágio na área e dar dicas de onde encontrar as melhores vagas. 

Se em algum momento ficou com dúvidas sobre essa profissão, continue a leitura que o artigo de hoje irá esclarecer todas elas. 

O que você precisa saber sobre o curso de Design de Interiores?

A função principal do curso de Design de Interiores é formar profissionais capazes de planejar ambientes de acordo com padrões estéticos e de funcionalidade. 

O estudante de interiores será a pessoa capaz de criar projetos para residências, espaços comerciais e corporativos, além de ambientes promocionais e cenográficos.

Deste modo, quando chegar no último período letivo do curso, estará apto para projetar espaços, mobiliários e objetos, considerando tanto a estética quanto a funcionalidade e a harmonia do ambiente.

Porém, não basta apenas ter em mente o planejamento e o padrão estéticos e funcional das coisas, durante o curso é imprescindível que consiga desenvolver conhecimentos teóricos e multidisciplinares, de modo que possa contemplar aspectos socioculturais, psicológicos, econômicos e tecnológicos e assim, se tornar um profissional diferenciado no mercado.

Quais são os aprendizados durante o curso?

De acordo com avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os conteúdos aplicados durante o curso de Design de Interiores são:

  • História do Design, da Arte e do Mobiliário;
  • Teoria da cor e da forma;
  • Percepção visual aplicada ao espaço;
  • Composição espacial;
  • Luminotécnica;
  • Conforto ambiental;
  • Ergonomia e desenho universal aplicada ao design de interiores;
  • Desenho técnico de projeto;
  • Desenho perspectivo;
  • Modelos tridimensionais;
  • Detalhamento de interiores e mobiliário;
  • Instalações efêmeras e cenografia;
  • Noções de instalações prediais e sistemas estruturais e construtivos das edificações;
  • Materiais aplicados;
  • Paisagismo em pequena escala;
  • Aspectos ambientais e a relação com o espaço construído;
  • Gestão de projetos de interiores;
  • Ética e relações profissionais;
  • Projeto de interiores residencial, comercial, institucional e de serviços;
  • Ferramentas digitais para representação de projetos de design de interiores.

Veja quantas oportunidades de aprendizado serão adquiridas ao optar por este curso.

A princípio, todas as modalidades para quem nunca se deparou com temas como estes parecem ser empolgantes. E, na verdade, são mesmo, e durante o ano letivo poderá ter uma experiência incrível ao aprender na teoria e prática como essa profissão de fato funciona.

Então, a seguir iremos te contar como poderá ser sua experiência em seu próximo estágio de Design de Interiores e quais são as melhores formas de encontrar uma vaga.

Áreas de atuação de um Designer de Interiores

A depender da sua área de especialização, existem diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho após se formar.

Desde projetos editoriais para blogs, revistas, jornais, até o desenvolvimento de projetos residenciais. 

Essas são algumas das atividades que poderá desenvolver em uma das carreiras que mais crescem atualmente no Brasil.

Além disso, outras escolhas que podem fazer incluem:

  • Criação de projetos residenciais;
  • Assessoria de móveis e objetos de arte;
  • Montar seu próprio escritório de arquitetura;
  • Fotografar interiores;
  • Desenvolvimento de maquetes eletrônicas;

Programas mais usados por estudantes e profissionais

Diferente do que muitos pensam, não é preciso saber desenhar para se tornar um profissional de Design de Interiores.

No entanto, muitos alunos entram no curso sem ter uma noção de desenho e ao final do bacharelado, ou até mesmo, tecnólogo, finalizam os estudos sabendo como desempenhar um ótimo projeto, mesmo nunca tendo desenhado qualquer coisa.

Isso porque, os programas e ferramentas utilizados durante o aprendizado auxiliam no desempenho, seja na sala de aula, estágio, e principalmente no mercado de trabalho.

Sendo assim, separamos aqui uma lista com alguns dos programas mais usados na profissão para você poder se familiarizar desde já.

  1. AutoCad
  2. Sketchup
  3. Revit
  4. Vector Works
  5. Active 3D
  6. 3D Max

Estes são os essenciais e mais utilizados hoje em dia. Entretanto, é importante que saiba ter domínio de desenho em duas dimensões (2D). E, posteriormente, começar a aprender a manusear softwares em 3D, para desenvolver as maquetes eletrônicas. 

Além disso, ter noção de desenho livre e desenho técnico na prancheta são um grande diferencial competitivo.

Sendo assim, agora que está muito bem familiarizado com as aptidões necessárias para se jogar de vez em Design de Interiores, aprenda de uma vez por todas a como conseguir um estágio na área. 

Como conseguir um estágio em Design de Interiores?

Atualmente, existem muitas formas de conseguir um estágio em Design de Interiores. 

Uma forma mais eficiente de conseguir isso é ter clareza em qual área deseja de fato atuar.

É normal que ao passar do tempo você tente arriscar em qualquer coisa que aparecer primeiro. Entretanto, ter em mente quais são principais aptidões e setores que desempenham um melhor papel pode fazer total diferença.

Seja proativo academicamente

É possível conseguir um estágio dentro da sua própria instituição se voluntariando para auxiliar algum docente em um projeto específico. Ou até mesmo de alguma atividade acadêmica, eventos, palestras e afins.

Construa seu próprio portfólio

Construir seu próprio portfólio é outra maneira de conseguir um estágio com facilidade. 

Logo, construir um que seja online através de um site, ou até mesmo em um arquivo pdf, por exemplo, é preciso que ele represente quem você é e no que realmente é bom.

Mesmo que não tenha realizado projetos anteriores, experimente criar alguns como forma de experimentação. Isso dará um norte importante para os possíveis contratantes quando estiver em busca de estágio.

Diferenciação comportamental

Não basta ter o melhor desempenho acadêmico de todos se ao tentar obter sua primeira experiência profissional não souber como executar soft skills importantes e muito requisitadas por empregadores.

Assim sendo, tenha em mente que criatividade, trabalho em equipe, flexibilidade e comunicação eficiente, são comportamentos que irão gerar diferenciação e te destacar quando estiver concorrendo a uma vaga.

Investimento pessoal

Outra oportunidade de conseguir um estágio é investir cada vez mais em você. 

Isso mesmo, se atualizar constantemente nas tendências e novidades do mercado de design, realizar cursos práticos de curta duração, e até mesmo se aventurar em novos idiomas podem te deixar cada vez mais perto de conseguir seu estágio dos sonhos.

Empresas e escritórios de Design de Interiores prezam cada vez mais por estudantes que estão em constante evolução e sabem investir em si mesmos.

Por isso, fazer um intercâmbio e mostrar suas competências adquiridas de maneira autodidata podem te colocar na frente de outros candidatos facilmente.

Sendo assim, agora que conheceu melhor todos os detalhes do curso de Design de Interiores e pôde identificar as melhores maneiras de conseguir o seu próximo estágio, está na hora de se deparar com as melhores oportunidades para encontrar sua próxima vaga.

Onde encontrar vagas para estagiar?

Separamos carinhosamente algumas oportunidades de estágio para poder ter sua primeira experiência prática como designer de interiores. Veja a seguir:

No entanto, dentre as indicações acima, existem centenas de oportunidades. Agora, basta que coloque em prática tudo o que aprendeu neste artigo e faça sua melhor escolha.

Ainda não decidiu onde se matricular? Conheça melhor o nosso blog e veja nossas indicações de cursos superiores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.