InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Ciência da Computação?

Como conseguir um estágio em Ciência da Computação?

Conseguir um estágio em Ciência da Computação é o primeiro passo para se ganhar experiência no ramo da tecnologia e tal setor se torna cada vez mais popular com o passar do tempo.

Atualmente, quase todos os setores das organizações e empresas em geral utilizam dos processos da Ciência da Computação para manter a comunicação e os processos fluindo sem nenhum problema. Por essa razão, como um estudante ou recém-formado na área, um estágio em Ciência da Computação acaba por te apresentar o mundo e o trabalho desse tipo de conhecimento.

Embora algumas pessoas possam acreditar que um estágio é menos necessário para uma carreira de programador e mais importante para quem está entrando em pesquisa, toda experiência com certeza vai te ajudar ao longo de sua carreira em Ciência da Computação, além de ser extremamente benéfica para o seu currículo.

Para você poder entender melhor, um estágio em Ciência da Computação é concedido a um aluno ou mesmo recém-formado na sua área de estudo para oferecer exposição adequada ao ambiente de trabalho. Assim, os estágios do meio oferecem uma experiência valiosa para adquirir novos conjuntos de habilidades e compreende a dinâmica do campo em que você entrará em sua carreira. Nesse sentido, é possível escolher a subárea em que você exercerá carreira e procurar oportunidades parecidas ou semelhantes.

Além disso, embora a graduação em Ciência da Computação possa oferecer muito conhecimento acadêmico na área, um estágio oferece experiência e compreensão para aplicar em situações reais. Eles não apenas ajudam a aprimorar seu conjunto de habilidade e ferramentas usadas, mas também indicam aos empregadores que você é ambicioso e se preocupa com sua carreira e mostra que você tem o que é preciso para se sair bem.

Como conseguir um estágio em Ciência da Computação

Hoje em dia, o campo da Ciência da Computação é um campo altamente competitivo. Dessa forma, é exigido do candidato perseverança e persistência no processo de candidatura para se conseguir uma boa posição de estágio. Desse modo, você pode começar a procurar por alguns recursos disponíveis para você poder encontrar um estágio em Ciência da Computação.

Por essa perspectiva, o básico é começar fazendo uma pesquisa na internet e encontrar sites de emprego com as melhores classificações. Dentro deles, você pesquisará por estágios na sua área e também poderá encontrar outros possíveis nomes que a sua função desejada possa vir a ter. Depois, é recomendado criar um perfil no LinkedIn, em que as empresas e candidatos mantêm perfis que podem ser conectados com outros profissionais do segmento.

Aqui, você poderá pesquisar por empresas da área da tecnologia e até mesmo criar algum tipo de alerta de vagas baseado nas palavras que você escolher. Nessa ocasião, ao analisar as vagas, também dê uma olhada nos requisitos e recomendações, estudando-as, você poderá ter uma maior noção do que as empresas normalmente procuram quando desejar contratar um estagiário em Ciência da Computação.

Uma outra alternativa também é entrar em contato com os escritórios de orientação acadêmica e planejamento de carreira da sua faculdade, ou então com os professores e veteranos. Outra opção também seria usar a sua rede atual para buscar oportunidades, perguntando por oportunidades para um amigo seu que já trabalha na área, sem dúvidas você deve ter algum. Portanto, se houver alguma empresa específica para a qual você deseja trabalhar, verifique o site dela para ver se eles contratam estagiários ou trainees. Quer eles tenham ou não listado no seu quadro de empregos essa necessidade, você pode redigir um e-mail que é altamente personalizado para a empresa.

Tipos de estágio em Ciência da Computação

  • Estagiário em desenvolvimento de front-end: aqui você desenvolverá front-end voltado para o usuário ou aplicativo, escrevendo em códigos HTML, CSS e JavaScript, além de aprender a testar, depurar ou criar algum aplicativo
  • Estagiário em desenvolvimento back-end: aqui os estagiários trabalharão em códigos como java e Python, realizando o trabalho por trás do front-end.
  • Estagiário em desenvolvimento full-stack: esse tipo de estagiário constrói aplicações tanto em sua parte frontal quanto na retaguarda do código, Nessa função você poderá aprender a otimizar procedimentos tecnológicos para criar produtos digitais eficientes que atendam o usuário final e o negócio do qual você faz parte.

Saiba como se preparar

Sobretudo, como você já deve saber, é importante estar no segmento ou ter acabado de finalizar a sua formação em Ciência da Computação, por mais que muitas empresas não precisem de comprovante e tais informações sejam baseadas na confiança. Além disso, antes de se inscrever para o estágio, se certifique de ter alguns itens prontos incluindo o currículo e sua carta de apresentação. Quem sabe você pode anexar a esses arquivos um portfólio de projetos dos quais você possa ter participado, mesmo durante a faculdade.

Logo após você enviar as inscrições com uma carta de apresentação personalizada e a documentação necessária, você poderá fazer uma entrevista por webcam, telefone ou pessoalmente. No caso de uma entrevista pessoal, certifique- se de apresentar sua primeira impressão. Isso inclui se vestir de forma adequada e profissionalmente e prestar muita atenção à sua comunicação verbal e não verbal.

Sua linguagem corporal às vezes pode dizer mais do que suas palavras. Então certifique-se de se sentar direito de forma ereta e fazer contato visual, também não se esqueça de escutar ativamente e responder às perguntas de forma articulada e confiante em suas respostas.

Além do mais, também existem coisas a se fazer depois da entrevista, uma delas é só enviar um importante e-mail de agradecimento e acompanhamento. Isso pode acabar sendo um fator decisivo para te diferenciar. Então, após a entrevista, não se esqueça de enviar um e-mail aos entrevistadores para agradecê-los pelo tempo dispensado, destacar algo interessante e memorável da conversa é uma ótima ideia também. Você pode usar esse e-mail ou pós-comunicação para reiterar porque você acredita que seria uma ótima opção para o cargo de estágio em sua empresa.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.