InícioDicasEstágioLeia antes de estagiar: plano de carreira faz sentido?

Leia antes de estagiar: plano de carreira faz sentido?

Ao ingressar na faculdade, pouco sabemos a respeito do mundo corporativo, inclusive o que são e para que servem algumas das ferramentas de gestão de pessoas utilizadas, principalmente, pelas grandes empresas. Tais ferramentas, inclusive, continuam importantes em um mundo de mudanças instantâneas. Entre elas, vamos explicar, neste texto, porque o plano de carreira ainda faz sentido nos dias de hoje, principalmente para quem procura uma vaga de estágio.

Em um de seus tradicionais livros, Idalberto Chiavenato discorre sobre a importância, para as empresas, de que os gestores considerem que são as pessoas o diferencial competitivo das organizações.

Segundo o autor de “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, as empresas de sucesso seriam as que reconhecem as pessoas como elementos que a impulsionam na busca de resultados, e não como agentes estáticos.

Em 2016, inclusive, esse tema foi motivo de uma pesquisa apresentada  durante o Simpósio de Excelência em Gestão de Pessoas. Na ocasião, Renan Gomes de Moura, Paloma de Lavor  Lopes e Marcos Vinícius Barbosa foram ainda mais longe nas abordagens sobre a importância do plano de carreira na atualidade.

Suas reflexões constam no artigo “O plano de carreira utilizado como ferramenta estratégica pelas organizações como ferramenta motivacional e de desenvolvimento organizacional . Confira!

Entenda o que é um plano de carreira

Muitas pessoas não fazem ideia do que seja um plano de carreira, também conhecido pela sigla PC. Por isso, o primeiro passo é justamente entender o que é, quais suas finalidades, seus benefícios e, acima de tudo, como pode ser  utilizado pelos gestores, mesmo nos dias de hoje,  como uma estratégia motivacional.

Pois o plano nada mais é que um documento com diversas finalidades. A principal delas é orientar as empresas e, principalmente, os empregados a gerirem suas carreiras de uma maneira que seja boa para ambos. Nesse documento, é possível encontrar, por exemplo, os requisitos, atribuições, competências dos cargos e as formas de ascensão.

Ou seja, todas as informações fundamentais para ajudar os colaboradores a planejar passo a passo a sua carreira dentro da empresa.

Conheça as diretrizes do documento

No artigo que mencionamos no começo deste texto, os pesquisadores fazem uma série de considerações. Entre elas, podemos destacar o cuidado a ser tomado pelas empresas na hora de elaborar o plano de carreira.

Nesse sentido, um documento eficiente seria aquele que segue algumas diretrizes. O objetivo, então, seria direcionar seus objetivos de forma eficaz, o que proporcionaria ao colaborador ascensão profissional. 

 Essas diretrizes, aliás,  foram apontadas por Djamila de Pinho Rebouças de Oliveira em seu livro “Plano de Carreira: Foco no indivíduo”.

Abaixo, listamos os 17 passos para direcionar um plano de carreira eficiente:

  1. análise do mercado atual e futuro,
  2. estabelecimento da visão,
  3. estabelecimento de valores pessoais, 
  4. identificação de oportunidades e ameaças, 
  5. debate de cenários, 
  6. análise da vocação profissional, 
  7. análise da capacitação profissional, 
  8. estabelecimento da missão e dos focos da atuação,
  9. estabelecimento da postura estratégica, 
  10. análise dos concorrentes, 
  11. estabelecimento da vantagem competitiva, 
  12. estabelecimento dos objetivos e metas, 
  13. estabelecimento das estratégias e dos projetos, 
  14. estabelecimento do código de ética profissional, 
  15. estabelecimento de políticas, 
  16. análise da evolução profissional, 
  17. estratégias para aprimoramento e qualidade total do plano de carreira.

Quais os benefícios de um bom plano?

De modo geral, o plano de carreira  valoriza os profissionais da organização. Isso acontece pelo simples fato de os empregados serem tratados pela organização como seres humanos que possuem capacidades, talentos, anseios e necessidades diversas.

Consequentemente, sentem-se naturalmente mais motivados para executar suas tarefas e permanecer na empresa. Ou seja, os funcionários com maior potencial acabam permanecendo na instituição, atraídos justamente pelas possibilidades de ascensão.

Conheça os demais benefícios apontados pelos pesquisadores:

  • Os funcionários com maior potencialidades permanecem na empresa, sentindo-se atraídos pela real possibilidade de ascensão profissional
  • O nível de motivação cresce em função da perspectiva dentro da organização
  • As sucessões, principalmente em funções gerenciais, acontecem sem traumas
  • As possibilidades de erros nas promoções são bem menores
  • Identificação mais transparente de profissionais com maior talento e potencial
  • A empresa sabe de que tipo de profissional vai precisar nos próximos anos
  • Facilita o planejamento estratégico na gestão de pessoas
  • Seleção interna de pessoal mais consciente e melhor estruturada, aumentando as chances de acertos nas decisões tomadas
  • Proporciona que os trabalhadores da organização atuem mais motivados, contribuindo para o desenvolvimento profissional e também com o desenvolvimento organizacional
  • Possibilita que a empresa invista nos seus colaboradores para que haja melhoria em sua qualificação e capacitação sem ter grandes receios de perda deste funcionário para outra organização

Fator motivacional do plano de carreira

Ao realizar o estudo de caso de plano de carreira de uma empresa, os pesquisadores fizeram uma série de considerações. A mais importante delas diz respeito ao fator motivacional. Isso porque a organização estudada possui um plano que estimula seus colaboradores a direcionar seu desenvolvimento para o cargo almejado.

Com o apoio do gestor, os empregados conseguem planejar o melhor caminho para seu desenvolvimento e crescimento dentro da empresa. Para a empresa, o planejamento de carreira é tão importante que ela disponibiliza as descrições dos cargos para que os empregados tenham acesso.  Assim, é possível que todos tomem ciência dos requisitos necessários para cada uma das funções.

Escolha uma empresa com plano de carreira

Por fim, na hora de procurar um estágio, nem sempre o valor da bolsa deve ser o fator de escolha. Em vez disso, é aconselhável optar por uma empresa que possua um plano de carreira estruturado. Isso vale principalmente para os últimos períodos do curso, quando as chances de uma estágio ser convertido em contratação são maiores.

É fácil entender a razão de as organizações que se preocupam com o desenvolvimento organizacional serem mais indicadas para estagiar. Empresas que elaboram planos de carreira se preocupam mais com as necessidades inerentes a todas as pessoas, e que estão descritas na famosa hierarquia por Maslow.

Estamos falando de necessidades fisiológicas, materiais ou emocionais que não mudam com o tempo. Muito pelo contrário: ontem, hoje e amanhã, todos continuaremos em busca de nos satisfazer. Uma dessas necessidades é justamente a segurança. 

Em uma vida cheia de turbulências, planos de carreiras bem elaborados transmitem segurança para seus colaboradores. Consequentemente, permitem que a organização mantenha colaboradores talentosos, satisfeitos, comprometidos e acima de tudo motivados a ponto de se reconhecerem como parte da empresa.

Por isso, atenção! As escolhas que fazemos durante a graduação podem impactar toda a nossa vida!

Clique e saiba mais sobre como funciona a progressão de carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.