InícioDicasEstudosO que é aluno protagonista?

O que é aluno protagonista?

O aluno protagonista contradiz a ideia de que é o professor quem detém o conhecimento e a autoridade em sala de aula. Assim, essa nova metodologia questiona a lógica para priorizar o protagonismo do aluno e sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem.

Por outro lado, o aluno protagonista é uma forma de conceito em que o estudante desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado, onde ele apenas não absorve os conteúdos, mas também agrega algo a eles. Isso acontece porque a forma em se fazer educação está em constante mudança principalmente no século XXI, onde as antigas formas de ensino não são mais eficazes.

Atualmente, com a concorrência do mercado cada vez mais acirrada, a necessidade de formar profissionais cada vez mais capacitados é ainda maior. Na atualidade, por exemplo, muito se fala nas competências que moldam a personalidade e o comportamento do profissional, envolvendo aptidões mentais sociais e ambientais. Esse tipo de habilidade é conhecida no mercado de trabalho e faculdades como soft skills e tem a ver com a personalização do ensino e pode funcionar de diversas formas. Nesse sentido, são consideradas fatores pessoais para serem criadas metodologias e disciplinas aplicadas na faculdade. Assim, já é comum notar as mudanças em grades curriculares que acabam tornando-as cada vez mais flexíveis.

Como já é esperado, a responsável por essa mudança no método organizacional dos estudantes é a tecnologia, principalmente pela possibilidade de oferecer mais autonomia e tornando o aluno protagonista de seu próprio aprendizado. Dessa forma, confira um pouco mais sobre esse tipo de ensino, e, porque ele é tão importante para a formação dos profissionais do futuro.

O que é o aluno protagonista?

De maneira geral, o aluno protagonista parte do pressuposto de que o ensino é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e aprender, independentemente de sua origem, idade ou gênero.

Logo, o estudante acaba assumindo uma posição mais ativa do próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas. Essa proposta pede que os alunos procurem se engajar mais nas discussões e participem de debates. Além de incentivar com que eles levem as suas discussões para a sala de aula. No entanto, a adoção da metodologia em que o aluno é o protagonista envolve mudanças estruturais na maneira como o ensino é desenvolvido e planejado, já que essa forma de ensino não se restringe apenas à sala de aula.

Dessa maneira, a faculdade que torna o aluno protagonista também ensina autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica, liberdade de expressão e outros valores que formam cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.

Em outras palavras, o aluno protagonista é aquele estudante que entende que o seu sucesso como profissional depende apenas de si mesmo. Por essa razão, ele acaba por buscar as informações que precisa de maneira autônoma, além de caminhar com suas próprias pernas na construção de sua carreira profissional. Com a autonomia, estão entre as características do aluno protagonista as seguintes qualidades:

  • Disciplina
  • Responsabilidade
  • Planejamento
  • Organização
  • Interesse pelo conhecimento

É importante que o estudante foque no motivo pelo qual começou a graduação para se sentir estimulado o suficiente a ponto de se tornar o protagonista de sua própria jornada. Ou seja, isso é uma inferência individual, sendo necessária uma auto-análise para se avaliar onde o estudante sempre planejou chegar.

Como o método do aluno protagonista é colocado em prática?

Primordialmente, a faculdade sempre foi o lugar onde os estudantes aprendem muito mais do que apenas o conteúdo obrigatório. Eles se desenvolvem de maneira diária e aprendem sobre si mesmos e do mundo. Ao incentivar que os alunos sejam criativos, comunicativos, responsáveis e saibam buscar soluções para vários problemas, a universidade propõe um ambiente mais dinâmico em que os alunos têm a voz ativa de seu próprio aprendizado.

Para que esse método seja colocado em prática com excelência, é preciso mudar a forma com que a educação é vista e quebrar paradigmas estabelecidos anteriormente. Por isso, incentivar o protagonismo do aluno é uma forma de, não apenas garantir que ele aprenda o conteúdo das disciplinas, mas também se torne um cidadão crítico e ativo em uma comunidade.

Como dito anteriormente, o aluno protagonista envolve o processo participativo de aprendizagem de um indivíduo. Sua finalidade é alcançar um desenvolvimento amplo do estudante Nesse sentido, teorias, fórmulas e conceitos continuam com a mesma importância, porém deixam de ser o único foco, e as competências socioemocionais recebem maior atenção. Veja a seguir as vantagens em ser um aluno protagonista durante a própria graduação.

Vantagens em ser esse tipo de aluno

  • Aumento da criatividade: a capacidade de pensar e criar soluções inovadoras para problemas atuais está em relação direta com a criatividade. Ela também acaba relacionada com a habilidade de elaborar alternativas para otimizar o aprendizado e o desenvolvimento humano.
  • Desenvolvimento de autonomia: ter autonomia é importante para que profissionais sejam formados pró ativos e engajados. Por isso é essencial que a faculdade se dedique a fomentar a independência de seus alunos durante todo o curso. Por outro lado, pessoas muito dependentes podem ter dificuldade de estabelecer relações de mais autonomia no ambiente profissional. Afinal de contas, ter autonomia tem a ver com correr riscos e ter a habilidade de antecipar e resolver problemas. Ou então possíveis confrontos entre colegas.
  • Maior valorização do pensamento crítico: as pessoas que conseguem pensar de forma complexa, analisam o contexto e visualizam os agentes que influenciam determinadas ações, tendem a ser mais críticos em suas investigações e ainda mais cautelosos em suas decisões.
  • Melhora da cooperação: o resultado em ser um aluno protagonista de sucesso é a facilidade em contribuir em sala de aula e no trabalho para ocorrer uma maior cooperação entre todos. Realizar tal ação permitirá usar o melhor de cada um com a finalidade de um bem maior.

Por fim, para se tornar um aluno protagonista e ter sucesso na aprendizagem e carreira, é preciso ter muito desejo de aprender e uma curiosidade inata por aquilo que está sendo ensinado. Pois, evoluir e se desenvolver é uma exigência na sociedade atual. Então, nada mais justo que o desejo de aprender esteja íntimo às pessoas de sucesso. Esperamos que você tenha entendido esse conceito e possa se tornar um protagonista de sua aprendizagem, mudando para melhor seus rumos da carreira.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.