Se você tem interesse na alimentação como forma de buscar a saúde e pensa em ter o seu próprio negócio, saiba que existem muitas opções para empreender na área da Nutrição. Ficou interessado? Vamos conhecer algumas noções importantes.
O que você verá neste artigo:
Para empreender na Nutrição: propaganda
Antes de tratarmos de algo mais específico, como um produto ou serviço, precisamos falar da divulgação. Diz a sabedoria popular que a propaganda é a alma do negócio. E, em tempos de redes sociais, saiba que expôr o seu produto ou serviço com eficiência nas mídias é totalmente possível – e, em geral, indispensável.
Segundo pesquisa do SPC, mencionada por matéria do Uol, 39% dos consumidores consultam as redes sociais antes de adquirir um produto. Ou seja, o consumidor brasileiro já se acostumou a procurar na tela do seu smartphone antes de adquirir qualquer coisa. Se você pretende empreender em Nutrição, deve levar isso em conta.
Se você estiver considerando oferecer pratos veganos, por exemplo, deve ter em mente qual a melhor forma de fazer uma propaganda para chegar a esse público específico. Por sinal, novos comportamentos alimentares são uma tendência importante, que veremos melhor a seguir.
O nicho para empreender na Nutrição
Mirar em um público específico pode ser muito útil para qualificar uma publicidade. Mas a busca de um nicho de mercado não se limita a isso. Essa sacada pode reorientar totalmente um modelo de negócio. Leve em consideração que empreender em Nutrição significa, a priori, ter o planeta inteiro como público alvo. Segmentar é uma necessidade.
Mas, você pode estar pensando: como fazer isso na prática? De fato, esse é um exercício complexo. Mas ele pode ser entendido de maneira simples. É como se você estivesse olhando para um mar de pessoas, considerando que todas elas são o mercado. Na medida em que você vai dando zoom, vai encontrando grupos menores, com características específicas, que fazem de cada grupo único.
Trazendo para a vida real. Você pode, seguindo o exemplo anterior, estar considerando trabalhar com o público vegano. Mas você também pode já ter pensado em concentrar seus esforços em um serviço voltado a atletas. Se fizer o esforço de buscar um foco ainda mais fechado, pode chegar ao público específico de atletas veganos. Assim, você passará a trabalhar com um universo bem menor, mas com características mais claras e anseios mais facilmente perceptíveis, em tese.
Conheça o seu público
Olhar para o mundo lá fora e perceber que são os clientes em potencial não é tarefa fácil. E não é por acaso que grandes organizações gastem tanto tempo e energia tentando entender justamente isso. Mas estar no início de um negócio pode significar, nesse sentido, um trunfo.
Se você está pensando em começar a empreender na Nutrição com mais seriedade, mas já tem um ponto de partida, aproveite ao máximo essa vantagem competitiva. É muito comum que empreendedores se organizem para virar essa chavinha e desconsiderem um público com o qual já contam.
Se você já faz a entrega de produtos ou serviços entre amigos e familiares, você tem à mão muitas informações importantíssimas. É claro que você terá de buscá-las de maneira mais sistemática. Mas não deixe de pedir essas opiniões e medir com eles cada passo que será dado. Para isso, organize-se.
Empreender em Nutrição com apoio na gestão
Você sabe bem que, para um nutricionista propor uma dieta, ele tem que referendar o seu trabalho com uma série de conceitos e estudos. No caso de um plano de negócio, não é diferente. Então, se você não quiser pisar na bola, é melhor buscar o ferramental disponível.
É possível que você seja autodidata. Nesse caso, há muitos materiais disponíveis na internet de maneira gratuita. Mas, caso você sinta necessidade de um acompanhamento mais próximo, é possível recorrer ao Sebrae. Ele é um órgão governamental destinado ao fomento do empreendedorismo.
Além do caminho solitário e do apoio do Sebrae, há a opção de buscar uma condução conjunta do negócio. Nessa formação, você pode ser o braço técnico do projeto, enquanto que a parte gerencial fica com outra pessoa. Permuta, sociedade, contratação de serviço de gestão e contratação de consultoria são algumas opções.
Faça parcerias com outros empreendedores
As parcerias não precisam ficar apenas no nível citado no parágrafo anterior. Na verdade, a prestação de serviços está historicamente ligada às indicações. Novamente, a sabedoria popular ensina: a melhor publicidade é o boca a boca.
Empreender na Nutrição geralmente estará ligado a atender os seguintes públicos: as pessoas que buscam saúde, as pessoas que buscam estética e as pessoas que buscam performance. Em todos os casos esses públicos contam com outros produtos ou serviços que são complementares.
Em maior ou menor grau, as academias, os salões de beleza, os restaurantes e clubes esportivos são parceiros em potencial. Novamente, trata-se de olhar para esse mar de gente que é o mercado e tentar dar um zoom. As pessoas que frequentam esses espaços podem estar mais perto de consumir o que você tem a oferecer e encurtar o caminho até essas pessoas é fundamental.
Conheça as melhores práticas do mercado da Nutrição
Para iniciar um empreendimento não é necessário inventar a roda. Muito pelo contrário. O começo dessa trajetória empreendedora pode ser com a observação daquilo já está sendo feito e funciona.
Busque conhecer o trabalho de profissionais respeitados na área. A simples adaptação de uma prática já consagrada a uma nova realidade pode representar uma grande inovação naquele novo espaço. As referências lhe permitirão começar muito mais preparado do que seria se fosse do zero.
E, é claro, qualifique-se. Ao identificar os profissionais que são referência para você, estabeleça metas que permitam com que você se aproxime, na medida do possível, daquilo que eles fazem. Dedique-se. Certamente você terá sucesso com a Nutrição.