InícioGraduaçãoTurismo8 dicas para se dar bem em Gestão de Turismo

8 dicas para se dar bem em Gestão de Turismo

Você pode estar cogitando começar o curso, já ser aluno ou até mesmo estar formado em Gestão de Turismo. Seja como for, dicas podem ser sempre úteis e encurtar o caminho até o sucesso profissional. Por isso, separamos algumas orientações para você se dar bem nessa área.

Para escolher bem onde estudar Gestão de Turismo

O começo da trajetória de um profissional geralmente se dá na escolha de sua formação. A decisão de qual matricula fazer é importante por uma série de fatores que compõem a sua jornada. Para não errar na hora de tomar essa decisão, vamos dar duas dicas.

Escolha o melhor curso de Gestão de Turismo para você

Pode parecer estranho, mas essa é uma dica importante: escolha o melhor curso para você. Isso quer dizer que você deve levar em consideração as suas condições e necessidades.

Por exemplo, você quer uma formação mais voltada ao mercado ou que também tenha um forte viés acadêmico? Está preocupado em ter acesso mais rápido ao mercado ou prefere passar por mais etapas em sua formação? Se a sua resposta foi positiva para a primeira opção nas duas perguntas, provavelmente o tecnólogo será o tipo ideal para você. Se você escolheu a segunda opção nas duas questões, então, talvez deva considerar o bacharelado.

Da mesma forma, o curso de Gestão de Turismo pode ser encontrado nas diferentes modalidades: do totalmente presencial ao totalmente a distância, passando pelas opções mais híbridas. Nem todas as opções estão disponíveis em todas as instituições. E as próprias faculdades variam muito em relação a aspectos que vão da estrutura do campus à grade curricular. Então, não tem jeito: pesquise e avalie o que se encaixe melhor na sua vida.

Converse com quem faz parte da área de Gestão de Turismo

Nem todas as dúvidas serão respondidas neste ou em qualquer outro artigo. Há coisas que só você será capaz de perguntar. Em relação ao curso, um coordenador costuma atender aos alunos interessados, mesmo que ainda não estejam inscritos. Se você estiver considerando mais fortemente uma opção específica, essa conversa é bastante indicada.

Conversar com pessoas da área, porém, não é importante apenas na hora de escolher o curso. Pode valer a pena buscar o contato com profissionais que já atuam na área. Eventualmente, você encontrará alguém com interesse em fazer contato com novos talentos e pode ser uma boa fonte de informação.

Para aproveitar a sua formação

É importante passar pelo período de formação e acumular a maior quantidade de boas experiências possível. Mas, por incrível que pareça, isso não é tarefa fácil. Por isso, temos três dicas para que você explore ao máximo a sua formação.

Desfrute de tudo o que o curso de Gestão de Turismo tem a oferecer

É verdade que um aluno pode conseguir um diploma sem se jogar de corpo e alma em um curso. Mas isso não quer dizer que ele aproveitou a sua formação. Na verdade, qualquer graduação é muito mais do que um amontoado de notas em testes e provas.

Para que você possa desfrutar de fato o que um curso tem a oferecer, interaja com professores, faça contatos com colegas, leia os materiais disponíveis, use a estrutura da universidade e participe dos eventos. Isso tudo pode parecer básico, mas certamente fará com que sua formação seja potencializada e muito mais rica do que a de muitos colegas.

Esteja aberto a uma formação abrangente

Se você conseguir aproveitar bastante do que um curso pode oferecer, já será ótimo. Mas, fique sabendo: as universidades oferecem uma formação que em muito pode superar os limites de um curso.

Cursos de extensão, eventos acadêmicos e cadeiras optativas de outras são algumas das opções que podem fazer com que a sua formação torne-se mais abrangente e rica.

Complemente seus conhecimentos

Há muito o que aprender para além do curso, mas também para além da universidade. E, no caso da Gestão de Turismo, não chega nem a ser um complemento. Quando falamos no aprendizado de línguas estrangeiras, sobretudo o inglês, trata-se de um pré-requisito – além de que aprender um segundo idioma traz uma série de benefícios cognitivos.

Além disso, por estar na área da gestão, essa profissão apresenta uma série de demandas relacionadas às competências próprias do século XXI. Aprender a trabalhar com ferramentas de métodos ágeis, por exemplo, pode ser um diferencial. Pelo contato constante com o público, formações que qualifiquem a comunicação pessoal também são desejáveis.

Para se destacar como profissional

Para tornar-se um profissional gabaritado, muitos aspectos serão importantes. Destacamos três dicas nesse sentido.

Faça um estágio

O estudo formal é certamente um caminho indispensável para o profissional de sucesso. Mas ele, sozinho, pode não ser suficiente para prepará-lo. Nesse sentido, um estágio aparece como uma escolha importante.

Muitos conhecimentos são adquiridos quase que exclusivamente na prática. E é justamente nessa posição em que costuma haver um trabalho mais adaptado ao erro – indispensável no crescimento de um profissional. Começar direto em uma posição sem supervisão pode significar um passo maior do que a perna.

Para pensar ainda melhor sobre o assunto, leia o nosso artigo que fala sobre como conseguir estágio em Gestão de Turismo.

Conheça a legislação

Essa é daquelas dicas que poderiam ser dadas para todo o qualquer profissional. Mas, no ramo do turismo, é especialmente importante. Isso se dá por dois motivos: primeiro, trata-se de uma área com vasta legislação específica; segundo, o campo de atuação, ou seja, o lugar de visita, sempre apresentará um conjunto particular de leis.

Domine ferramentas de gestão

O planejamento e a organização são marcas fundamentais no trabalho do bom turismólogo. E, ao contrário do que se pode pensar, essas são características que podem (e devem) ser desenvolvidas e potencializadas.

Gerir as informações do cotidiano e fazer contatos pode ser um processo muito facilitado com a inclusão de ferramentas próprias para a gestão. O domínio de softwares capazes de lhe fazer hierarquizar as tarefas e otimizar o seu tempo pode ser muito importante para dar um salto de qualidade na sua rotina.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.